O Evangelho segundo Lázaro
SINOPSE
Porém, só trinta anos depois da crucificação do seu velho amigo, Lázaro começa a entender a extensão do papel que sempre ocupou na vida de Jesus e talvez ainda venha a ocupar. É que a derradeira prenda de Jesus a Lázaro - deixada num dos locais malditos de Jerusalém - parece conter a chave que ajudará Lázaro a concretizar os desígnios de uma Terra Prometida. Deverá ele arriscar tudo e levar a cabo os perigosos planos de Jesus?
Com a voz única a que Richard Zimler nos habituou, este romance apaixonante e amplamente documentado, situado no contexto das práticas e tradições judaicas da era antes de Cristo, irá certamente perturbar alguns leitores e tocar profundamente outros.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
Zimler escreve de modo íntimo sobre as temáticas bíblicas. A sua admirável narrativa é um modo de convívio sábio e belo com esse tempo tão fundador da cultura do mundo. Este é um livro viciante, esplendor puro de Richard Zimler.
Valter Hugo Mãe
O Evangelho segundo Lázaro, sobre o mais extraordinário dos milagres atribuídos a Jesus, é o melhor de todos os romances de Richard Zimler, um escritor de estórias eruditas, de grande sensibilidade e profunda dimensão humana.
Laurentino Gomes
«A primeira meia centena de páginas de O Evangelho Segundo Lázaro é fabulosa - a descrição (que é igualmente narração intimista de Lázaro) do milagre da ressurreição vale o romance todo! O que não significa menor qualidade das restantes, mas são estas primeiras páginas que marcam a vinculação amorosa e encantatória de Lázaro a Jesus, que ao amigo sacrifica vida, filhos e amizades.»
Miguel Real, Jornal de Letras
Selecionado na lista de melhores livros de 2016 do jornal “Público”
Público
Selecionado na lista de melhores livros de 2016 do jornal “Expresso”
Expresso
«Richard Zimler, com cinzel e escopro, vai burilando com audácia criativa a dimensão intangível de um universo onírico. »
Edite Estrela
«provavelmente, o romance mais completo e magistral de Zimler.» «Nesta obra extremamente complexa, o autor permite a realização de várias leituras que se cruzam e complementam, com uma intensidade e realismo que denotam a mestria do autor.»
Público (5 *****)
«Richard Zimler tem um fulgor de génio que todos os romancistas ambicionam mas poucos alcançam.»
The Independent
«Zimler usa a literatura para lembrar as terríveis abominações que levam o ser humano a destruir e a humilhar outros seres humanos […] e para apontar um caminho de redenção, de expiação e de ação jubilatória.»
Público
«Richard Zimler é um romancista de uma erudição extraordinária.»
The Literary Review
«Richard Zimler é um escritor emblemático e de indispensável leitura.»
Helena Vasconcelos
«O dom que Zimler possui de pôr a descoberto o horror das injustiças humanas e ainda assim encontrar verdades universais e poesia na existência do dia a dia […] faz dos seus livros uma leitura indispensável.»
The Jerusalem Post
DETALHES
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 978-972-0-04854-7 |
Editor: | Porto Editora |
Data de Lançamento: | outubro de 2016 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 152 x 235 x 29 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 456 |
Tipo de produto: | Livro |
Classificação temática: | Livros em Português > Literatura > Romance |
EAN: | 978972004854714 |
Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |
OPINIÃO DOS LEITORES
O Evangelho Segundo Lázaro
Rui Pinto
Ao terminar a leitura deste livro em plena quadra natalícia, deixou-me um sabor muito especial. Trata-se duma viagem excelentemente bem contada sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Os diálogos são extraordinários, quer pelas palavras usadas quer pela sua simplicidade. Zimler não me dececionou neste romance tal como em todos ou outros que já li. Recomendo vivamente.
O Evangelho Segundo Lázaro
Rui Pinto
Ao terminar a leitura deste livro em plena quadra natalícia, deixou-me um sabor muito especial. Trata-se duma viagem excelentemente bem contada sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Os diálogos são extraordinários, quer pelas palavras usadas quer pela sua simplicidade. Zimler não me dececionou neste romance tal como em todos ou outros que já li. Recomendo vivamente.
Primoroso
NA
Fora da saga Zarco que popularizou Zimler, "O evangelho segundo Lázaro" é um grande romance histórico, uma história de uma amizade não contada. Zimler sabe cativar e surpreender.
Uma história feita de ses – eis a vida do homem mortal
José Augusto Nogueira Pinto
Ler este livro em plena quadra natalícia num ambiente de catolicismo, como foi o meu caso, acaba por ser perturbante. A personagem Yacob e o diálogo sobre o nascimento de Jesus das páginas 432 e 433, são alguns exemplos, entre outros, da perturbação. Este facto, contudo, não retira nenhum significado à qualidade da obra, bem pelo contrário, o livro é brilhante, que me tocou intimamente, o que já não é nenhuma novidade na escrita excelente a que Richard Zimler me habituou. A ler e reler, sem dúvida nenhuma. José Augusto Nogueira Pinto
Uma Amizade profunda e a conquista da eternidade!
Inês Dias de Carvalho
Uma viagem surpreendente à Amizade de Lázaro e Jesus, o primeiro livro que li de Richard Zimmler, prendeu-me desde o início com o seu estilo de escrita e largou-me com um final, para mim, surpreendente.
Uma abordagem diferente
José Alexandre Silva
Todos conhecemos a história da morte e ressurreição de Jesus Cristo, mas este livro leva-nos a olhar para todos os factos que rodearam estes factos de uma perspetiva diferente. Livro muito interessante que nos transporta para uma época em que tudo era diferente, desde os costumes, às crenças e aos comportamentos sociais. Não é de todo um livro religioso, no entanto retrata de uma forma interessante factos ligados aos primordios da cristandade (e não só). Gostei e recomendo vivamente a sua leitura.
A visão de Lázaro
Isabel Passos Sousa
Richard Zimler já nos habituou a viajar no tempo e a experimentar uma outra visão das coisas. Não só visitamos as cores e os cheiros de locais remotos, como partilhamos com os personagens os costumes da época e novas abordagens de temas por vezes já demasiado explorados. Ele dá uma nova perspectiva, abre caminho para novas leituras da própria História. É como se abrisse para nós um "portal do tempo". E sempre com uma escrita, no mínimo, mágica.
Romance histórico a não perder
Ana Dias
Mias um romance de Zimler que não dececiona na sua forma de descrever a época, no ritmo da história... É difícil parar de ler!
Verdade seja dita
joão possante
Ainda não tive tempo para ler todo o conteúdo, mas pelo que conheço de outros livros do autor e pelo que já li deste recomendo este «Evangelho».
Inesquecível
Eugénia Gomes
Um livro surpreendente, de um escritor que tem uma obra fabulosa de bem escrita e de entrega em cada livro, este é mais um a não perder. Muito obrigada e continue a escrever
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU