10% de desconto

O Ensino da História

de Gabriel Mithá Ribeiro

Livro eBook
editor: Fundação Francisco Manuel dos Santos, outubro de 2012
Nas sociedades ocidentais da actualidade, muito mais do que limitações ao nível dos recursos materiais e humanos, é no domínio cultural ou ideológico que residem os maiores bloqueios. Um dos mais importantes factores explicativos dessa situação é a herança secular do materialismo dialéctico que, ao penetrar no pensamento de senso comum um pouco por todo o mundo, tornou-nos a todos, de uma ou de outra forma, depositários de versões (ultra)simplificadas das teorias de Karl Marx. Tendemos a não duvidar que as condições económicas determinam muito daquilo que pessoas e grupos são ou valem. Se há nisso uma inegável verdade, andamos há muito a exagerar na dose, o que nos arrasta para vícios de percepção da realidade.
Quanto maiores os recursos materiais, maior a tentação de se deitar dinheiro para cima dos problemas. Em muitos casos, essa atitude agrava as dificuldades porque alimenta bloqueios culturais que impedem a procura de soluções eficazes fora do ciclo materialista. O resultado é vivermos numa época de incapacidade em isolar as questões culturais das questões materiais. Desse modo, dificilmente se percebe que uma melhor regulação da vida institucional ao nível dos comportamentos e atitudes pode ser, em si, condição essencial para a melhoria sustentável do bem-estar colectivo.

O Ensino da História

de Gabriel Mithá Ribeiro

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898424686
Editor: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Data de Lançamento: outubro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 143 x 207 x 11 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 112
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
EAN: 9789898424686
Gabriel Mithá Ribeiro

Filho de pai católico e mãe islâmica, Gabriel Mithá Ribeiro nasceu em Lourenço Marques/Maputo em 1965. Tem ascendência africana, árabe e indiana e emigrou para Portugal, onde se licenciou em História e concluiu o mestrado e o doutoramento em Estudos Africanos. É docente, investigador e tem publicado textos científicos, ensaios, ficção e colaborado na imprensa.

(ver mais)
Um Século de Escombros

Um Século de Escombros

10%
Oficina do Livro
19,90€ 10% CARTÃO
portes grátis
Estrada de Beirute

Estrada de Beirute

10%
Alêtheia Editores
17,00€ 10% CARTÃO
portes grátis