O Banquete
SINOPSE
Este clássico de Platão, composto por volta do ano 384 a.C., constitui-se como a primeira obra literário-filosófica de um conjunto onde se pensa e discute em torno da mesa - neste caso, um banquete citadino, entre amigos, organizado inicialmente para celebrar uma vitória de Ágaton, o anfitrião, nas festas Leneias.
Sócrates, Xenofonte, Aristodemo, Erixímaco e outros conversam sobre assuntos corriqueiros, como as sandálias elegantes de Sócrates, mas também sobre poemas de Homero, a pólis e, sobretudo, o amor.
Um amor enquanto forma de elevação da alma humana, nunca aqui desligado da homossexualidade, que singulariza este diálogo platónico em relação a todos os outros.
Esta nova tradução devolve-lhe toda a sua força simbólica.
DETALHES
| Propriedade | Descrição |
|---|---|
| ISBN: | 9789896714994 |
| Editor: | Tinta da China |
| Data de Lançamento: | agosto de 2019 |
| Idioma: | Português |
| Dimensões: | 130 x 188 x 9 mm |
| Encadernação: | Capa mole |
| Páginas: | 194 |
| Tipo de produto: | Livro |
| Classificação Temática: |
Livros em Português
>
Ciências Sociais e Humanas
>
Filosofia
|
| EAN: | 9789896714994 |
OPINIÃO DOS LEITORES
Desilusão
Um leitor desiludido
Um livro interessante tal como outros da autoria de Platão, no entanto, penso que Maria Mafalda Viana faz um terrível trabalho na tradução, complicada e com gralhas, o seu ensaio introdutório é de difícil compreensão e auxilia em muito pouco a compreensão do Banquete (a não ser que se seja um perito em filosofia e não um leitor comum), por último, as suas notas também deixam muito a desejar, a sua maioria também não ajuda nada e fala apenas dos "porquês" de ter escolhido certas palavras para a sua tradução. Profundamente desiludido com esta edição, recomendo outras edições do Banquete que estejam disponíveis.
Obra prima e uma exímia tradução
Ana Gonçalves
A par da República, esta é uma obra prima do filósofo grego. A introdução é particularmente elucidativa e a tradução é exímia. Provavelmente uma das melhores traduções para português de uma obra de Platão. Acresce um excelente prefácio de Pacheco Pereira. Imperdível.
Um Banquete sobre o amor
Luis Miguel Martins
O amor é tema que unifica a cultura europeia há vários milénios, que dá origem às maiores obras de arte, seja música, literatura, pintura ou teatro/cinema. Mas, na verdade, toda a concepção filosófica do amor começa aqui, no Banquete de Platão. Uma obra inesgotável de saber, em que a filosofia entra no nosso quotidiano, e nos ajuda a perceber como, ao fim de tantos milénios, a nossa cultura mantém um olhar sexista sobre o amor.
Diálogo sobre a vida
JN
Um magnífico diálogo sobre os grandes temas da humanidade.
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU
-
Da Alma (De Anima)10%Edições 7018,90€ 10% CARTÃOportes grátis
-
Poética10%INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda18,00€ 10% CARTÃOportes grátis