Natália Correia

Confissão poética em torno de Mulher Atlante

de Natália Correia
idioma: português, francês
editor: Fundação Calouste Gulbenkian, setembro de 2023
60,00€
54,00€
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Com Natália Correia identificamos cruzamentos de vida que simbolicamente foram chamados a participar neste livro e exposição. São amigos inseparáveis que com ela se embriagaram na corrente das estéticas, um banquete interminável onde podemos descortinar movimentos, grupos de intervenção cultural do seu tempo.

Em Mulher Atlante adensámos os ecos em torno de Natália associando outros autores que porventura não a conheceram mas que, de forma intemporal, trazem aos nossos dias a sua face. Juntar autores, artistas plásticos distintos é engrandecer a criação, é celebrar vida e nascimento e é sempre narrativa no feminino. São mulheres e homens, que se encontram para expressar, de forma significante, um espaço existencial.

Este livro, ao figurar Natália Correia, simplesmente acrescenta ao visível o afirmar do lugar terreno, a humanidade enquanto criação da Mulher. As peças que aqui inventam, são de autores e aparências diversas, e encontram-se inevitavelmente como um puzzle: momentos, sinais, sítios, lugares, objectos, vestígios de uma paisagem submersa, mais ou menos indefinida.

Esta intervenção expositiva incorpora no globo terrestre a ideia de uma ilha, com textura, forma e cor, que surge como enfoque de um lugar projector, da Humanidade e da própria natureza.

Natália Correia

Confissão poética em torno de Mulher Atlante

de Natália Correia

Propriedade Descrição
ISBN: 5600265518187
Editor: Fundação Calouste Gulbenkian
Data de Lançamento: setembro de 2023
Idioma: Português, Francês
Dimensões: 250 x 319 x 16 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 116
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Francês > Arte > Outras Artes Livros em Português > Arte > Artes em Geral
EAN: 5600265518187

SOBRE O AUTOR

Natália Correia

Natália Correia nasceu na Fajã de Baixo, São Miguel, Açores, a 13 de setembro de 1923. Poetisa, ficcionista, contista, dramaturga, ensaísta, editora, jornalista, cooperativista, deputada à Assembleia da República (primeiro pelo PSD, depois como independente pelo PRD), foi uma das vozes mais proeminentes da literatura e da cultura portuguesas na segunda metade do século xx, tendo resistido energicamente ao Estado Novo e aos radicalismos do pós-25 de Abril. Ecuménica e eclética, filantropa e idealista, anteviu um novo tempo, que garantisse a paz, a dignidade humana, a justiça social e o direito à diferença como raízes indeléveis da democracia. Morreu em Lisboa, a 16 de março de 1993.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU