10% de desconto

Manual de Relações Laborais

de António Damasceno Correia

editor: Lidel, setembro de 2016
A área das relações laborais é das mais motivantes e interessantes que existem no domínio das ciências sociais. Sempre que os empresários manifestam o seu desejo de aumentar a produtividade dos trabalhadores, reduzir os custos fixos e tornar a empresa mais competitiva, entram em rota de colisão com os trabalhadores e os seus organismos representativos, os sindicatos e as comissões de trabalhadores, já que estes pretendem ampliar os seus direitos, aumentar a remuneração e melhorar as regalias sociais. E o contrário também é verdade, mutatis mutandis. Nesta relação negocial, quer de um lado quer do outro da contenda laboral, há um conjunto de táticas e uma estratégia destinados a convencer a outra parte da razoabilidade da proposta apresentada, a baixar o seu nível de resistência, a pressioná-la para a levar a ceder, ou a manipular emoções para obter comportamentos e decisões favoráveis. Não obstante, visa-se sempre criar a noção de justiça, apesar da interpretação subjetiva que se faz dos factos e do comportamento assumido pelos líderes de ambos os lados.
A leitura deste manual possibilitará a aquisição de competências especialmente em cinco áreas: 1) Cooperação e partilha de conhecimento entre os vários interlocutores laborais, mais concretamente os parceiros sociais; 2) Entendimento do funcionamento destes interlocutores laborais, numa ótica estática e numa ótica dinâmica, fazendo também uma comparação entre Portugal e outros países ocidentais; 3) Distinção entre negociação e contratação coletiva do processo de concertação social; 4) Apresentação dos vários períodos de evolução nas relações laborais nas últimas cinco décadas; 5) Conhecimento da Organização Internacional do Trabalho (OIT): a sua estrutura, o seu modo de atuação, o processo de concertação de regras à escala internacional e os instrumentos jurídicos aprovados por esta organização.
O objetivo desta obra é servir de texto-base para os alunos, nomeadamente nos cursos de Gestão de Recursos Humanos, de Direito e de Gestão de Empresas. Tem igualmente interesse para os vários interlocutores laborais e parceiros sociais, no âmbito dos processos negociais do foro laboral, constituindo um importante contributo para o melhoramento das relações entre empregadores e trabalhadores.

Manual de Relações Laborais

de António Damasceno Correia

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897522291
Editor: Lidel
Data de Lançamento: setembro de 2016
Idioma: Português
Dimensões: 170 x 239 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 240
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Gestão > Recursos Humanos
EAN: 9789897522291
António Damasceno Correia

Licenciado em Direito pela Universidade Católica de Lisboa. Foi pioneiro na obtenção do grau de mestre em Políticas e Gestão de Recursos Humanos por uma universidade portuguesa (ISCTE-IUL), tendo sido igualmente o primeiro a obter o doutoramento nessa área pela mesma universidade. Iniciou a sua vida profissional como professor na Faculdade de Direito de Lisboa. Investigou para organizações internacionais (Conselho da Europa e OTAN), foi advogado e trabalhou onze anos como gestor e Diretor de Recursos Humanos em três multinacionais. Desempenha atualmente a função de Professor Associado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e na Universidade Lusófona. Tem sido convidado por várias instituições universitárias para lecionar unidades curriculares em licenciaturas, pós-graduações, mestrados e programas doutorais. Esta é a sua décima terceira obra publicada (manuais e monografias académicas), além de uma outra de ficção e mais de setenta artigos publicados em diferentes revistas nacionais e estrangeiras.

(ver mais)
Último Desejo

Último Desejo

10%
Edições Vieira da Silva
14,00€ 10% CARTÃO
Manual de Estratégia Negocial

Manual de Estratégia Negocial

10%
Lidel
31,00€ 10% CARTÃO
portes grátis