10% de desconto

Maníacos de Qualidade

Portugueses ilustres na consulta com um psiquiatra

de Joana Amaral Dias
editor: A Esfera dos Livros, janeiro de 2010
25,00€
10% DE DESCONTO CARTÃO
PORTES GRÁTIS
VENDA O SEU LIVRO
Antes de fugir para o Brasil, D. Maria I já se encontrava louca. Passava por períodos de frenesi e supunha que o seu próprio corpo estava oco. No Rio de Janeiro, imaginava que o Diabo se escondia no Pão de Açúcar. Como foi que a vida sexual de D. Afonso VI e os seus órgãos genitais acabaram escrutinados num tribunal que ambicionava demonstrar que o soberano era impotente, louco e incapaz de governar? Hoje é possível entender os bastidores das acções destes monarcas?

O Marquês de Pombal encontrar-se-ia tão obcecado com os jesuítas que só admitia conversas que os visassem. Entre os muitos que encarcerou e matou, conta-se o padre Malagrida. Qual dos dois era menos equilibrado? O iluminista que do beato fez herege para o queimar na fogueira ou o roupeta-preta que assumia a autoria de milagres e exorcismos? Um dia, Antero de Quental sentou-se num banco de um jardim público e deu dois tiros na cabeça. Porque foi que esse poeta-herói encerrou assim a sua vida? Fernando Pessoa revelou, desde cedo, uma grande preocupação com a sua própria sanidade mental, adoptando diferentes classificações psiquiátricas para si mesmo. Estaria louco ou apenas com medo?

A psicóloga clínica Joana Amaral Dias traça o retrato psicológico destas e de outras personagens tidas como loucas. Baseada numa investigação histórica cuidada e na leitura de escritos e registos biográficos e autobiográficos - cartas, diários, etc. -, a autora revela-nos a dor psíquica destas figuras, bem como o seu respectivo diagnóstico clínico.

Porém Joana Amaral Dias vai mais longe e, nesta viagem aos universos mentais de portugueses célebres, questiona os rótulos com que estes foram marcados e os tratamentos a que foram sujeitos - da fogueira a sanguessugas, dos banhos gelados aos choques eléctricos, das tareias ao apedrejamento.

Uma reflexão original sobre a forma como ao longo dos tempos a sociedade encarou a doença mental e acerca das alianças que a Psiquiatria estabeleceu com o poder e a própria loucura.

Maníacos de Qualidade

Portugueses ilustres na consulta com um psiquiatra

de Joana Amaral Dias

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896262006
Editor: A Esfera dos Livros
Data de Lançamento: janeiro de 2010
Idioma: Português
Dimensões: 159 x 238 x 22 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 416
Tipo de produto: Livro
Coleção: História Divulgativa
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicologia Livros em Português > Literatura > Ensaios Livros em Português > Literatura > Estória
EAN: 9789896262006

Tiro ao lado

ENG MIGUEL MONTEIRO

Que pena. Avancei para leitura deste livro com expectativa de poder ver um trabalho com alguma profundidade da Joana Amaral Dias. Algo que fosse para alem daquele voluntarismo empertigado que de alguma forma nos provoca nas suas aparições publicas. Acontece que ela se esqueceu de fazer a análise psicológica das personagens, perdendo-se num deambular opinativo sobre a história. Esqueceu-se que se quisermos ler história, seria outro o autor escolhido. Salva-se o ritmo da narrativa que não é maçador. Miguel Monteiro

SOBRE O AUTOR

Joana Amaral Dias

Joana Amaral Dias é psicóloga clínica e criminóloga. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (Universidade de Coimbra), é doutorada em Psicologia Clínica e da Saúde (Universidade de Chicago e Universidade de Coimbra). Foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia e tem várias pós-graduações, inclusivamente em Farmacologia pela Harvard Medical School, onde prossegue os seus estudos pós-doc. Dirige a Clínica Carlos Amaral Dias. Deu aulas em diferentes universidades portuguesas e estrangeiras, é autora de uma dezena de livros e presença regular na comunicação social portuguesa, como analista criminal e política. Cidadã de causas e voluntária em associações como a Liga Portuguesa contra o Cancro, foi deputada à Assembleia da República. Amante do teatro, do cinema e do desporto, entrou em várias peças e competições. É orgulhosa mãe de três filhos e apaixonada por Portugal.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR