Carlota Joaquina
O Pecado Espanhol
de Marsilio Cassotti
Sobre o livro
Sobre
o LivroNunca na História de Portugal uma rainha provocou paixões tão contraditórias como Carlota Joaquina de Borbón (1775-1830). Requintada «divindade tutelar» para os seus seguidores, foi considerada vulgar, luxuriosa e assassina pelos seus inimigos. Talvez com o objectivo de alcançar a «União Ibérica», o seu avô, Carlos III de Espanha, casou-a com o futuro rei D. João VI. Em pouco tempo, a «engraçadíssima» infanta espanhola, filha de uma bela e intriguista princesa italiana, conquistou com a sua «desenvoltura» o coração da sogra, a rainha D. Maria I. Contudo, posteriormente os seus caprichos incomodariam uma corte receosa das suas origens. Fracassado o plano de completar a sua educação com a marquesa de Alorna, e diante das ameaças da Revolução Francesa, D. Carlota tentou obter o protagonismo nos assuntos públicos. Foi travada pelos que não aceitavam que «as mulheres se metam nos negócios». O ressentimento contra um marido que considerava fraco e menos inteligente do que ela, levou-a a recorrer à conspiração. A sua misteriosa lealdade a Portugal durante a traiçoeira «Guerra das Laranjas», declarada pelo seu pai. A irregular educação dos filhos. Os rumores sobre os seus amantes. As excentricidades no Brasil. As intenções de ser coroada «rainha» em Buenos Aires. As intrigas para casar as infantas. A sua recusa em jurar a Constituição liberal. A «farsa de reconciliação» com o marido. A violência utilizada para entronizar D. Miguel como «rei absoluto». O astuto uso da doença e da religião ao serviço dos seus objectivos. Tudo isto numa das épocas mais dramáticas de Portugal. Este pecado levou a que depois dela dela, nunca mais uma espanhola voltaria a ser rainha de Portugal ou uma portuguesa rainha de Espanha. Rompendo-se uma tradição nascida na época de D. Afonso Henriques.
Comentários
Opinião
dos leitoresDetalhes do produto
Detalhes
do ProdutoLivros em Português > Literatura > Biografias
Uma vida cheia, um futuro incerto e uma personalidade forte. Uma mulher maquiavélica ou apenas uma mulher fora do seu tempo? As circunstâncias que rodearam a sua vida determinaram o seu destino. Livro muito interessante e que recomendo.
Um livro que nos dá a conhecer uma época da nossa história, da vida na corte e a vida pessoal e amorosa de uma Rainha irreverente e corajosa. Sem dúvida uma boa escolha, um romance histórico muito interessante.
Carlota Joaquina figura bastante atribulada no seio da história portuguesa. Há quem fale que teve diversos amantes, que apoiou o infante D. Miguel a tomar o poder do irmão. Porém, será isto tudo verdade? Não se sabe. Contudo, podemos nos deleitar a ler este maravilhoso romance e tentar buscar as nossas conclusões.