10% de desconto

Carlota Joaquina

O Pecado Espanhol

de Marsilio Cassotti
editor: A Esfera dos Livros, junho de 2009
25,00€
10% DE DESCONTO CARTÃO
PORTES GRÁTIS
VENDA O SEU LIVRO
Nunca na História de Portugal uma rainha provocou paixões tão contraditórias como Carlota Joaquina de Borbón (1775-1830). Requintada «divindade tutelar» para os seus seguidores, foi considerada vulgar, luxuriosa e assassina pelos seus inimigos. Talvez com o objectivo de alcançar a «União Ibérica», o seu avô, Carlos III de Espanha, casou-a com o futuro rei D. João VI. Em pouco tempo, a «engraçadíssima» infanta espanhola, filha de uma bela e intriguista princesa italiana, conquistou com a sua «desenvoltura» o coração da sogra, a rainha D. Maria I. Contudo, posteriormente os seus caprichos incomodariam uma corte receosa das suas origens. Fracassado o plano de completar a sua educação com a marquesa de Alorna, e diante das ameaças da Revolução Francesa, D. Carlota tentou obter o protagonismo nos assuntos públicos. Foi travada pelos que não aceitavam que «as mulheres se metam nos negócios». O ressentimento contra um marido que considerava fraco e menos inteligente do que ela, levou-a a recorrer à conspiração. A sua misteriosa lealdade a Portugal durante a traiçoeira «Guerra das Laranjas», declarada pelo seu pai. A irregular educação dos filhos. Os rumores sobre os seus amantes. As excentricidades no Brasil. As intenções de ser coroada «rainha» em Buenos Aires. As intrigas para casar as infantas. A sua recusa em jurar a Constituição liberal. A «farsa de reconciliação» com o marido. A violência utilizada para entronizar D. Miguel como «rei absoluto». O astuto uso da doença e da religião ao serviço dos seus objectivos. Tudo isto numa das épocas mais dramáticas de Portugal. Este pecado levou a que depois dela dela, nunca mais uma espanhola voltaria a ser rainha de Portugal ou uma portuguesa rainha de Espanha. Rompendo-se uma tradição nascida na época de D. Afonso Henriques.

Carlota Joaquina

O Pecado Espanhol

de Marsilio Cassotti

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896261702
Editor: A Esfera dos Livros
Data de Lançamento: junho de 2009
Idioma: Português
Dimensões: 163 x 240 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 320
Tipo de produto: Livro
Coleção: História Divulgativa
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789896261702

Uma rainha pouco conhecida

Sara Truta

Esta rainha de Portugal conseguiu afirmar se na corte pelo seu carácter extrovertido, e exuberante que a salvou da falta de afecto da parte da familia

Carlota Joaquina

Gabriela Almeida

Uma vida cheia, um futuro incerto e uma personalidade forte. Uma mulher maquiavélica ou apenas uma mulher fora do seu tempo? As circunstâncias que rodearam a sua vida determinaram o seu destino. Livro muito interessante e que recomendo.

Uma Rainha Invulgar

Paula Figueiredo Lopes

Um livro que nos dá a conhecer uma época da nossa história, da vida na corte e a vida pessoal e amorosa de uma Rainha irreverente e corajosa. Sem dúvida uma boa escolha, um romance histórico muito interessante.

Carlota Joaquina da casa de Bragança

Liliana Cardeira

Carlota Joaquina figura bastante atribulada no seio da história portuguesa. Há quem fale que teve diversos amantes, que apoiou o infante D. Miguel a tomar o poder do irmão. Porém, será isto tudo verdade? Não se sabe. Contudo, podemos nos deleitar a ler este maravilhoso romance e tentar buscar as nossas conclusões.

SOBRE O AUTOR

Marsilio Cassotti

Marsilio Cassotti estudou Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade Católica de Buenos Aires e Línguas no Instituto Católico de Paris. Durante vários anos, foi diretor de uma coleção de História pertencente a uma importante editora de. Autor de estudos fundamentais sobre mulheres como a princesa Éboli, esposa do português Rui Gomes da Silva, membro da casa da imperatriz Isabel de Portugal, etc.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU