Longa pétala de mar
de Isabel Allende
Sobre
o LivroEspanha, final da década de 1930. A vitória iminente das tropas franquistas na Guerra Civil obriga milhares de pessoas a abandonar o país, numa perigosa viagem através dos Pirenéus. Entre eles, Roser Bruguera, uma jovem viúva, e Víctor Dalmau, médico e irmão do falecido marido de Roser.
Em França, conseguem embarcar no Winnipeg, um navio fretado pelo poeta Pablo Neruda que transportou mais de 2 mil espanhóis até ao Chile - essa «longa pétala de mar, de vinho e de neve» -, onde são recebidos como heróis.
Víctor e Roser integram-se com sucesso na vida social do país de acolhimento, durante várias décadas, até ao golpe de Estado que derruba Salvador Allende, parceiro de xadrez de Víctor Dalmau. Os dois amigos de toda uma vida são de novo forçados ao exílio, mas, como diz a autora, «se vivermos o suficiente, todos os círculos se fecharão».
Isabel Allende propõe-nos uma viagem através da História do séc. XX, pela mão de personagens inesquecíveis que descobrirão que numa só vida cabem muitas vidas e que, por vezes, o difícil não é fugir, mas regressar.
Grande enfoque sobre os fatos históricos, o que torna o livro empolgante.
Ler Isabel Allende é como voltar ao porto seguro, voltar a casa. A Longa Pétala do Mar é mais um romance histórico que nos volta a envolver, que de forma romântica toca a Guerra Civil de Espanha e a fuga dos espanhóis para o Chile. Mais uma vez, num romance de Allende, as personagens fortes com histórias incríveis, que vencem as adversidades da vida e que com o peso das suas dificuldades escrevem os seus caminhos.
Baseado em pessoas e histórias verídicas. Pessoas corajosas a quem a vida muda num momento, criando novas raízes a cada passo, mostrando uma pequena parte do sofrimento e do que é necessário para sobreviver.. gostei muito e aprendi a vários níveis.
Tinha muitas expectativas para este novo livro de Isabel Allende. Sem dúvida que não me desiludiu. A ação inicia-se na guerra civil espanhola mostrando o sofrimento dos refugiados. Leva-nos até ao Chile e ao golpe de Estado que derruba Salvador Allende. Desde de início, conseguimos sentir uma compaixão pelas personagens, principalmente por Victor e Roser que desejamos que consigam vencer na vida depois de tudo o que sofreram! Maravilhoso!
Através de uma narrativa apaixonante, Allende descreve a corajosa luta das personagens principais, que tentam fugir da Guerra Civil Espanhola e também da II Guerra Mundial. Tem características autobiográficas e lembra-nos da importância de lutarmos sempre pela liberdade e justiça . Apesar de retratar uma época passada, manté-se atual porque os dilemas retratados ainda hoje persistem: a tentativa de independência da Catalunha, o luta dos refugiados, a tensão militar entre diferentes países...
Este é um livro de leitura fácil, ritmada e quase musical. Traz de volta a Isabel Allende, o Chile, a sua história. Foi um prazer acompanhar a jornada dos Dalmau.
e mal sai um livro da Isabel Allende, há que o encomendar. mais uma quantidade de personagens que vão ficar guardadinhas no meio das outras personagens que também nos são família.
Livro interessante, como todos os outros da escritora. Excelente descrição da realidade vivida por aqueles que passaram pelas mesmas privações que as personagens.
Este novo livro começa em plena guerra civil espanhola e acompanha a fuga de Víctor Dalmau e Roser Bruguera para o Chile, assim como a sua adaptação a este país. Um país que também se encontra no limiar de alterações político-sociais que podem catapultar novas mudanças para as personagens. Fascinante como sempre nos habituou a escritora.
Isabel Allende consegue sempre surpreender com as suas histórias e este livro não é exceção. Recomendo vivamente!
Isabel Allende como só ela sabe escrever. Mt bom!
O livro é fenomenal, é Isabel Allende, o serviço WOOK é muito cómodo e funciona lindamente
Muito bom
Fiquei a conhecer factos da história que não conhecia. Uma boa história,