Linguagem Escrita na Educação de Infância
Da intenção à prática
SINOPSE
A solidez teórico-prática deste trabalho é de particular relevância num momento em que a educação de infância entra numa nova etapa da sua história, com a publicação de novas Orientações Curriculares por parte do Ministério da Educação.
Dando voz a um grupo de oito educadoras, a Helena Horta acompanha de muito perto a realidade do seu quotidiano, ouvindo as suas dificuldades e preocupações, ao mesmo tempo que descreve as diferentes formas com que trabalham a abordagem à escrita nos seus grupos.
Como formadora, mas sobretudo como educadora de infância, a autora explica que este trabalho surge a partir de questões com que se foi confrontando ao longo da sua experiência pessoal e profissional: "fui visionando que as crianças antes de quererem ‘ler’, ambicionam ‘escrever’ como os adultos e as crianças mais velhas" e foi a partir destas "descobertas" que se foi entusiasmando pelo estudo desta problemática, salvaguardando sempre que as várias áreas e domínios curriculares da educação pré-escolar se articulam, não podendo ser considerados isoladamente. O estudo realizado, para além de possibilitar um melhor conhecimento das práticas relativas ao trabalho sobre a linguagem escrita na educação pré-escolar, procura constituir-se como uma base de questionamento, evidenciando a preocupação de existir sempre uma adequação às características específicas das crianças.
in, Prefácio - Maria João Cardona
DETALHES
| Propriedade | Descrição |
|---|---|
| ISBN: | 9789728994747 |
| Editor: | Psicosoma |
| Data de Lançamento: | outubro de 2016 |
| Idioma: | Português |
| Dimensões: | 149 x 240 x 8 mm |
| Encadernação: | Capa mole |
| Páginas: | 160 |
| Tipo de produto: | Livro |
| Classificação Temática: |
Livros em Português
>
Ensino e Educação
>
Pais e Educadores
|
| EAN: | 9789728994747 |
OPINIÃO DOS LEITORES
Para uma abordagem contextualizada à escrita
Cláudia M.
Um livro excelente para qualquer educador para uma abordagem contextualizada à escrita com crianças no pré-escolar. Os exemplos práticos complementam na perfeição a parte teórica.
Um livro útil na área da Educação de Infância
Isabel Costa
Um livro muito apelativo e de fácil leitura para profissionais de educação e para todos os que se interessam pela educação dos mais pequenos.
Livro muito útil!
José Augusto Silva
Um livro muito útil, que associa a componente prática à teoria, com uma linguagem simples e acessível a todos aqueles que se preocupam com a Educação de Infância, sem ter uma perspetiva escolarizante. Recomendo.
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU
-
10%Educação Pré-Escolar e Literacia EstatísticaPsicosoma16,39€ 10% CARTÃOportes grátis
-
10%Avaliação na Educação de InfânciaPsicosoma21,89€ 10% CARTÃOportes grátis