Josephine Baker em Portugal

Inclui DVD

de João Moreira dos Santos

Livro eBook
editor: Casa Sassetti, fevereiro de 2011
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Este livro é editado no momento em que se completam 70 anos sobre a primeira actuação de Josephine Baker em Portugal, muito embora a larga fama por si alcançada em Paris a partir de 1925, ainda apenas como bailarina, tenha precedido em vários anos a sua primeira visita ao país. Com efeito, publicações como a revista ABC vinham desde esta mesma década dedicando artigos e comentários à "vedeta negra", ela que nos anos 20 e 30 foi o ícone do Jazz, um símbolo da libertação sexual e um rosto da emancipação das mulheres, causando nas diversas capitais e cidades europeias por onde passou um misto de escândalo e sensação com as suas ousadas e desnudadas danças. Por isso mesmo, não raras vezes os seus espectáculos foram alvo de tentativas de boicote pelos poderes políticos e públicos de uma Europa que caminhava a largos passos para os nacionalismos e totalitarismos xenófobos.

Josephine Baker em Portugal

Inclui DVD

de João Moreira dos Santos

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899516861
Editor: Casa Sassetti
Data de Lançamento: fevereiro de 2011
Idioma: Português
Dimensões: 169 x 289 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 80
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Música Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789899516861
João Moreira dos Santos

Natural de Lisboa, tem doutoramento em Ciências da Comunicação (ISCTE). É autor de dez livros sobre a história do jazz em Portugal, obras representadas nas coleções da Library of Congress, New York Public Library, British Library, Bibliothèque Nationale de France e nas bibliotecas das universidades de Harvard, Yale, Princeton e Columbia. É também autor do programa radiofónico diário Jazz a Dois (Antena 2), o qual soma mais de 2500 episódios emitidos e foi distinguido em 2019 pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) como "Melhor programa de rádio". Na imprensa, colabora há trinta anos em periódicos como Expresso, Visão História, Blitz, A Capital, Jornal de Letras, etc.. Em 2003, fundou o blogue Jazz no País do Improviso! Em televisão, participou, como convidado, em três documentários exibidos na RTP2: A Tensão Jazz (2010), Estética, Propaganda e Utopia no Portugal de António Ferro (2012) e Luís Villas-Boas: A Última Viagem (2024). Tem concebido e produzido vários musicais (Teatro da Trindade), diversas exposições (Biblioteca Nacional, Centro Cultural de Cascais, Assembleia da República), cursos, roteiros culturais (Centro Nacional de Cultura, Banco de Portugal, Câmara Municipal de Cascais) e documentários.
Criou também e produziu festivais e ciclos de referência, incluindo o Allgarve Jazz (Herbie Hancock, Chick Corea, Dee Dee Bridgewater, Gary Burtom, The Manhattan Transfer, etc.) e o Dose Dupla (CCB). O seu programa de divulgação do primeiro Dia Internacional do Jazz (2012) foi reconhecido internacionalmente pela UNESCO. Profissionalmente, é desde 2022 vice-presidente da Égide – Associação Portuguesa das Artes, tendo uma carreira de mais de trinta anos na área da comunicação como docente universitário e diretor em gabinetes ministeriais e em empresas multinacionais, nomeadamente a ABB e a Ericsson.

(ver mais)
O meu berço

O meu berço

10%
Chiado Books
17,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
Um Diplomata da Regeneração

Um Diplomata da Regeneração

10%
Tribuna da História
20,14€ 10% CARTÃO
portes grátis