Haiku - Séculos. XVII a XX

O Japão no Feminino II

de Luísa Freire
editor: Assírio & Alvim, outubro de 2007
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
O «Haiku nem é feminino nem masculino», diz Tsuji Momoko num volume de 1997, concluindo que «tudo o que temos são poemas líricos e poemas de humor em forma de haiku». Esta apreciação, vinda de uma mulher poeta nascida em 1945, condensa perfeitamente o que é, no Japão moderno, o pensamento feminino face à velha forma tradicional.

Nas vinte autoras presentes nesta antologia podemos acompanhar o percurso do haiku, sobretudo a nível temático e vocabular, desde o século XVII até ao final do século XX, na transição para o XXI, já que alguns títulos das poetisas presentes datam de 2000 e 2001. Atravessamos assim um Japão quase feudal, um Japão faminto e derrotado, após a Segunda Guerra, e um Japão actual, próspero e ocidentalizado, cuja poesia continua a entrelaçar o mundo humano e o da natureza, conjugando o tradicional e o contemporâneo.

Haiku - Séculos. XVII a XX

O Japão no Feminino II

de Luísa Freire

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-37-1259-9
Editor: Assírio & Alvim
Data de Lançamento: outubro de 2007
Idioma: Português
Dimensões: 145 x 205 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 144
Tipo de produto: Livro
Coleção: Documenta Poetica
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Poesia
EAN: 9789723712599

SOBRE O AUTOR

Luísa Freire

Luísa Freire nasceu em 1933, em Castelo Branco. Completou a licenciatura em Filologia Germânica em 1958, em Coimbra; mestrado em Literaturas Comparadas em 1994, na FCSH. Foi professora do Ensino Secundário em Elvas e Lisboa; orientadora dos Estágios Pedagógicos na Escola Superior de Educação de Portalegre e trabalhou no Ministério da Educação (DREL). Aposentou-se em 1995. Entre 1991 e 2010 foi membro do Instituto de Estudos sobre o Modernismo da FCSH e, nessa qualidade, dedicou-se à investigação da obra pessoana, sobretudo no campo da sua poesia inglesa, que publicou e traduziu. É autora de poesia, de ensaio e de tradução. Tem artigos e poemas editados em antologias, revistas e jornais.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR