Guerra e Paz na Sala de Aula

(2ª Edição)

de Carlos Alberto Gomes

editor: RCP Edições
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
A escola vive um dos momentos mais conturbados da história da Democracia.

O conflito que opôs alunos, professores e sindicatos ao governo de José Sócrates torna imperioso o estudo.

e a divulgação dos principais constrangimentos escolares, que continuam por solucionar.

Além da investigação sociológica das relações entre professores e alunos na sala de aula, Carlos Alberto Gomes aborda, entre outras valências, dois dos temas mais polémicos da actualidade: a autoridade dos professores e a indisciplina dos alunos.

«Guerra e Paz na Sala de Aula» é um documento essencial para todos os intervenientes e parceiros da Educação.

O presente trabalho é o resultado final de uma investigação socioló­gica de cariz etnográfico sobre as dinâmicas interactivas na sala de aula, realizada na década de 1990 numa escola preparatória (C+S) e em duas escolas secundárias portuguesas situadas no Norte de Portugal.

Considera-se que o conjunto de dados empíricos e de reflexões teóri­cas que agora se publica, e que consiste numa parte da pesquisa empírica realizada no âmbito do doutoramento em Sociologia da Educação, po­derão ser úteis a todos aqueles que, de forma directa ou indirecta, estão implicados no e se interessam pelo processo de ensino-aprendizagem e pela interacção na sala de aula. Este livro é portanto dirigido fundamentalmen­te aos actores sociais cujos quotidianos profissionais são vividos em torno da escola e da sala de aula e das múltiplas vidas que aí se vivem.
(...)

Guerra e Paz na Sala de Aula

(2ª Edição)

de Carlos Alberto Gomes

ISBN: 9789898325037
Editor: RCP Edições
Idioma: Português
Dimensões: 149 x 229 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 202
Tipo de produto: Livro
Coleção: Mais Actual
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
EAN: 9789898325037
Carlos Alberto Gomes

Carlos Alberto Gomes nasceu a 7 de Julho de 1957, em Lisboa.
É Professor Auxiliar, com nomeação definitiva, do Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, desde 26 de Outubro de 2003.
Sócio fundador nº 49 da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
Sócio n.º 312 da Associação Portuguesa de Sociologia.
Provas Académicas
Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica: «Professores do Ensino Preparatório: uma contribuição para o estudo das suas concepções e práticas». Universidade do Minho, Braga, 5 de Janeiro de 1989.
Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica: Relatório de Aula Teórico-Prática: «A Abordagem do Insucesso Escolar a partir de um Inquérito Sociológico. Relatório de uma Aula Teórico-Prática da disciplina de Sociologia da Educação». Universidade do Minho, Braga, 6 de Janeiro de 1989.
Provas de Doutoramento em Educação, área de conhecimento de Sociologia da Educação, com a orientação científica da Professora Doutora Ana Benavente da Silva Nuno: «Conflito e Cooperação na Escola Secundária Portuguesa: uma análise sociológica da interacção na sala de aula». Universidade do Minho; Braga, 1998.
Actividade Docente
Nas Licenciaturas em Ensino (formação inicial de professores)
Prática Pedagógica
Sociologia da Educação
Organização e Administração Escolar
Na Licenciatura em Educação
Sociologia da Educação
Métodos Qualitativos de Análise
Projecto e Seminário - Formação e Gestão de Recursos Humanos
Na Licenciatura em Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho
Sociologia da Educação
No Mestrado em Organizações Educativas e Administração Educacional
Sociologia da Educação.
Nos Mestrados em Educação e Cursos de Especialização em Supervisão Pedagógica
Sociologia da Escola
No Curso de Especialização em Administração Escolar
Sociologia da Educação
No Ciclo de Estudos Conducente à Obtenção do Grau de Mestre
Sociologia da Educação e Profissão Docente
Artigos sobre Análise Sociológica da Relação Pedagógica
Gomes, Carlos Alberto (1987). "A Interacção Selectiva na Escola de Massas". In Sociologia, Problemas e Práticas, n° 3, pp. 35-49.
Gomes, Carlos Alberto (1991). "As Estratégias dos Professores na Sala de Aula: acção profissional ou sobrevivência?". In O Professor n° 22, pp.45-50.
Gomes, Carlos Alberto (1997). "A Escola Segundo os Alunos". Educação, Sociedade e Culturas, n°7, pp. 157-186 (Dossier Diálogos sobre o Vivido).
Gomes, Carlos Alberto (1993). "Estratégias na Sala de Aula: questões teóricas e metodológicas". In Estruturas Sociais e Desenvolvimento. Actas do II Congresso Português de Sociologia, Volume II, pp. 602-615.
No prelo:
Configurações Interactivas na sala de Aula: conflito versus cooperação. Em publicação na Revista Trajectos, do Departamento de Sociologia da Educação do ISCTE. Poder, Autoridade e Liderança Institucional na Escola e na Sala de Aula: perspectivas sociológicas clássicas. Em publicação na revista brasileira Ensaio.
Algumas Acções de Formação sobre dinâmicas interactivas na sala de aula realizadas em escolas básicas e secundárias (formação contínua/permanente de Professores)
A Interacção Selectiva na Sala de Aula. Colégio de Santa Maria de Lamas e Escola C+S de Ruílhe. 1985.
A Escola: imagens e opiniões dos alunos. Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. 31 de Maio de 1994.
Guerra e Paz na Sala de Aula. Escola Secundária D. Maria II. Braga. 28 de Março de 2000.
A Experiência dos Alunos na Escola.EB2,3 de Viatodos.1 de Abril de 2004.
Guerra e Paz na Sala de Aula: as estratégias dos professores e dos alunos. EB23 de Cabreiros. 13 de Julho de 2006.
Telemóveis, 'Copianço' e Violência. O fim da escola? II Encontro Concelhio Sobre a Educação organizado pela Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Agrupamento EB 2,3,/S Vieira de Araújo. Vieira do Minho. Auditório Municipal de Vieira do Minho. 31 de Maio de 2008.

(ver mais)
RCP Edições
15,26€ 16,96€
portes grátis
Porto Editora
18,50€ 10% CARTÃO
portes grátis
Porto Editora
23,00€ 10% CARTÃO
portes grátis