Wook.pt - Fragmentos

Fragmentos

de António Bento 

10,10€
10%
10% de desconto em CARTÃO
Envio até 4 dias
Sinopse

Excerto do texto de apresentação (dia 29 de Março, na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa)

Escreve o António, no poema da página 21:

«Resta-me aprender o silêncio
Não se nomeia o que é importante»

Creio bem que o «silêncio» a que o autor alude não deve tomado em sentido literal. Ele é antes sinónimo de um movimento de recolhimento produtivo, de um caminho para a palavra, de um abeirar os seus silêncios e os seus ecos, da entrega a uma condição de viandante, ou seja, daquele faz o caminho caminhando, que se busca no próprio acto de procurar, que se entrega à palavra não para a utilizar mas para a escutar.

Abeirar desta forma o silêncio é habitar poeticamente o mundo. E este livro, cujo título «Fragmentos», em junção com a bússola da capa, igualmente fragmentada, poderá ser interpretado como uma alusão à condição pós-moderna em que o fim das grandes narrativas deram lugar aos jogos que procuram organizar sentidos a partir de fragmentos, é também um mapa de inscrições existenciais. Assim, da aprendizagem do silêncio, surge mais este livro de poesia.

É já o terceiro livro de poesia do autor — depois de «Quatro águas» (de 2004) e de «Pegadas» (de 2006).
Cada livro de um autor é também uma inscrição do seu percurso.

Por vezes a publicação de um livro corresponde, para o seu autor, ao virar de uma página de aprendizagem, à despedida de mais um degrau que fez parte do seu caminho.

Parece-me que, neste novo livro, a identidade da escrita de António Bento adensa-se no despojamento que busca o simples. Se no livro anterior, «Pegadas», a metáfora do caminho estava já patente no próprio título, na presente obra o espírito de demanda prossegue, tendo no seu horizonte uma sabedoria de vida roubada à velocidade dos dias que nos estilhaça em mil fragmentos avulsos.
O autor convoca nestes poemas uma serenidade que rima com a frontalidade de um olhar que quer pousar no sentido e mapear uma escala de importâncias que resiste à voracidade dos dias. É por isso que a dimensão de ser pessoa é, aqui, solidária de um tempo de recolhimento.

Todo o livro exala um perfume, faz correr uma seiva, cria uma ambiência, consagra um lugar simultaneamente físico — próprio de ser objecto — e um lugar de identidade e de memória espiritual.
É por isso dupla a partilha que ele propõe: por um lado, nele está espelhada uma singularidade, uma luta corpo a corpo quanto à concentrada escolha das palavras, quanto à forma de as encostar umas às outras, quanto ao rigor dessubjectivante que prepara a autonomia do poema para além de todas as intencionalidades do autor, quanto à melodia que as palavras entoam, quanto à disposição em que são colocadas na página.

Mas também, por outro lado, partilha também quanto à secreta comunidade de um ver para além do visível, de um sentir para além dos sentires, de um viver para além das vivências e da vidinha.

Toda a escrita literária é ensaística e este livro de poesia de António Bento não escapa a essa dimensão. Pelo contrário, ela revela-se como um espaço de ensaio por excelência, como um movimento em que a existência é vista como um enigma situado. O corpo instala-nos no ciclo do tempo, mas o tempo do ciclo, que sentido tem? Que sentido dar-lhe?
Porque, lembra o poeta, «temos o terrível poder de dizer não» (p. 42)

É certo que vivemos cada vez mais a recato da questão do sentido enquanto dimensão fundamental de confronto com o enigma existencial. Organizamos a nossa existência em torno de objectivos, ambições, aspirações e como que nos funcionalizamos perante eles. Olhamos para o que é da nossa responsabilidade e do nosso cumprimento e apagamos o resto que não podemos quantificar, objectivar, contabilizar. Raramente pensamos na morte a não ser como imagem que nos atormenta fantasmagoricamente.

Pergunta o poeta:
«Choro a tua morte
ou
a minha existência?».
(p. 9)

E reduzimo-nos a um presente que queremos eterno, um sempre-já eterno, que não ousamos, a maior parte das vezes, pensar como sendo apenas um dos momentos do ciclo finito que somos.

«A única idade
da morte
a idade secreta
incerta».
(p. 43)

A poesia de António Bento representa uma ruptura com a funcionalização da vida. Como poeta o autor fala a partir de interrogações e não de objectivos, fala a partir de ingenuidades e não a partir de conhecimentos.

Ousa vaguear no difuso, como um inventor que quer encontrar meios de apalpar a realidade antes das formatações que dela nos são dadas para o dia-a-dia. Neste sentido, também, ousa afrontar a própria vacuidade do quotidiano em que, para glosar um poema de Chico Buarque, o sangue erra de veia e se perde.

Apesar das eventuais conotações pós-modernas do título deste livro, o ar que nele respiramos nada tem de pós-moderno. O simples, a raiz, a intensidade, o retardamento dos olhares, o despojamento das máscaras que quotidianamente nos conferem ou retiram estatutos e poderes é aqui praticado sem medo de que nos possamos perder, de que não consigamos encontrar o caminho, de que não consigamos voltar. O caminho faz-se caminhando, o caminho é a caminhada, o destino são os encontros e os desencontros do caminhar nos caminhos. Há pois uma serenidade no caminhar poético de António Bento. Assim escreve, na página 41:

«O caminho escolhe-nos
ou escolhemos o caminho?

Deixa que a roda desse enigma
rode de dia
rode de noite.

Sabes
todos os pássaros
descobrem o sul.
E todas as formigas trabalham para os receber».

Para concluir, direi que os temas maiores deste livro de poesia são a busca, a demanda, o sentido, o encontro e a relação partilhada numa atopia que, mais do que inventar um lugar outro, representa um colocar-se ao lado e um caminhar com. Uma espécie de ponto igualitário em que a nudez é sem vergonha e a dignidade é o cuidado com esta pré-ocupação que nos faz ser antes de qualquer funcionalização. Neste sentido esta atopia é também o não lugar em que a liberdade transforma os gestos de lucidez em actos de resistência.

Rui Grácio

Fragmentos
ISBN: 9789896140687Edição ou reimpressão: Editor: Pé de Página EditoresIdioma: PortuguêsDimensões: 145 x 210 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 64Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Poesia
X
Coloque aqui o seu comentário
Fragmentos
a sua avaliação:
X
Obrigado pela sua contribuição!

O seu comentário foi enviado para validação.

Nota:
A WOOK reserva-se ao direito de não validar textos que não se foquem na análise do conteúdo do livro ou produto. Caso pretenda colocar alguma questão sobre o artigo deverá fazê-lo através do Centro de Contacto.
X
imagem
X
wook deve saber
Promoção válida para o dia 26-05-2017

Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
X
recomendar
Fragmentos de António Bento 
Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:

Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
alerta de artigo novamente disponível

De momento, este produto não se encontra disponível no fornecedor. Caso o mesmo volte a ficar disponível, poderemos notifica-lo, bastando para tal que nos indique o seu endereço de email.

X
O seu pedido foi registado com sucesso.
Caso este produto fique disponível, será alertado por email
X
wook deve saber
Este eBook pode ser lido em qualquer dispositivo com browser, sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
Após a compra, o eBook é disponibilizado de imediato na sua Biblioteca Wook, onde poderá ler e organizar todos os seus eBooks e à qual poderá aceder a partir do site WOOK ou da nossa aplicação (APP).
A versão web da Biblioteca Wook está otimizada para as versões mais recentes dos browsers Google Chrome, Internet Explorer, Safari, Firefox e Edge.
Para otimizar o acesso à sua Biblioteca Wook e ter acesso à opção de leitura em modo offline (sem ligação à internet) deverá instalar a nossa APP de leitura:
X
wook deve saber
Este eBook está encriptado com DRM (Digital rights management) da Adobe e é aberto na aplicação de leitura Adobe Digital Editions (ADE) ou em outras aplicações compatíveis.
Após a compra, o eBook é de imediato disponibilizado na sua área de cliente para efetuar o download.

Para ler este eBook num computador instale a aplicação Adobe Digital Editions.
Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda:
Para ler este eBook em tablet e smartphone instale a aplicação Adobe Digital Editions para IOS ou Android.
X
wook deve saber
O PDF é um formato de arquivo digital desenvolvido pela Adobe e que disponibiliza uma imagem estática das páginas do livro e, independentemente do dispositivo de leitura, não redimensiona o texto ao tamanho do ecrã do dispositivo.
X
wook deve saber
O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades
X
não encontrou wook procura?
Nós procuramos por si!

A sua identificação:

A identificação do livro que procura:

O seu pedido foi enviado com sucesso!
X
envie esta lista aos seus amigos
lista de desejos

A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

X
A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
X
selecione o livro adotado:
X
wook deve saber


Oferta de portes, ou devolução do valor em cartão, para Portugal continental em CTT Expresso Clássico ou Rede Pickup. 30% de desconto, ou devolução em cartão, nos envios para as ilhas dos Açores e Madeira, em CTT Expresso Clássico. Tipos de envio disponíveis para encomendas até 10 kg.

Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2017. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.
X
wook deve saber


A devolução do valor dos portes de envio, em cartão Wookmais, será efetuada 18 dias após a faturação. Oferta válida para uma encomenda com entrega em Portugal.
X
wook deve saber


EM STOCK – ENVIO IMEDIATO
Se a sua encomenda for constituída apenas por produtos com esta disponibilidade e for paga até às 16 horas de um dia útil, será processada de imediato e enviada para o correio no próprio dia. Encomendas pagas após as 16 horas passarão para o processamento do dia útil seguinte. Esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e até 15 minutos após o registo da encomenda.

ENVIO ATÉ X DIAS
Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.

PRÉLANÇAMENTO
Os produtos com esta disponibilidade têm envio previsto a partir da data de lançamento.

DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Tipo de disponibilidade associada aos eBooks, que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda, na sua biblioteca.

Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido.

X
a sua lista de desejos encontra-se vazia
Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!
Seja informado sobre promoções destes produtos
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.
X
Temos pena de o ver partir!
Pode voltar a subscrever as nossas newsletters a qualquer momento, na sua área de cliente em "Newsletters".
Junte-se à comunidade wook nas redes sociais:
X
wook deve saber


WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

COMO FUNCIONA?
A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

EXCEÇÕES
O botão do Checkout Expresso só será visível se:
  • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
  • Associar uma conta wallet, quando a morada de envio selecionada é no estrangeiro;
  • Não incluir artigos escolares na encomenda.