Formação, Desempenho e Avaliação de Professores

de João Formosinho, Joaquim Machado e Júlia Oliveira-Formosinho

editor: Edições Pedago, março de 2010
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Com este livro os autores pretendem trazer para a reflexão e o debate a condição do professor, sublinhando o desenvolvimento profissional enquanto prática social e a importância da investigação-acção na construção de conhecimento prático relevante. São abordados importantes obstáculos a este caminho de desenvolvimento profissional e de práticas pedagógicas de qualidade, entre eles, a mobilidade compulsiva dos professores promovida pelo sistema nacional de colocações e os contextos burocráticos que limitam a intervenção pedagógica dos docentes, ao mesmo tempo que promovem o medo de tomar decisões diferentes das superiormente decididas, convidam à não-acção e promovem um desempenho burocrático da docência. È problematizada a condição docente, que comporta várias concepções do que é ser professor, concepções essas que originam várias perspectivas acerca do que deve ser a carreira dos professores e do que deve ser a avaliação do desempenho docente, sendo que todas afirmam o "profissionalismo" dos professores, mas divergem no que respeita à diferenciação profissional e alimentam diferentes respostas para a organização da escola e a regulação do exercício da docência.

Formação, Desempenho e Avaliação de Professores

de João Formosinho, Joaquim Machado e Júlia Oliveira-Formosinho

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728980894
Editor: Edições Pedago
Data de Lançamento: março de 2010
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 230 x 12 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 128
Tipo de produto: Livro
Coleção: Educação e Formação
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
EAN: 9789728980894