Formação Cooperada

de Sérgio Niza

editor: EDUCA, janeiro de 1997
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A presente obra apresenta três dimensões complementares de um modelo de formação utilizado nos projectos de intervenção socio-educativa em Bairros de Lata da periferia de Lisboa. Contextualiza teoricamente a rede de conceitos desenvolvida e aprofundada ao longo da intervenção-formação: descreve a estrutura de autoformação das equipas e relata o estudo de avaliação "à posteriori" dos efeitos da formação percepcionados pelos próprios formandos, quatro anos após o ciclo de intervenção-formação.

Formação Cooperada

de Sérgio Niza

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728036157
Editor: EDUCA
Data de Lançamento: janeiro de 1997
Idioma: Português
Dimensões: 171 x 239 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 94
Tipo de produto: Livro
Coleção: Educa-Formação
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Sociologia da Educação
EAN: 9789728036157
Sérgio Niza

Sérgio Niza (Campo Maior, 1940) é, desde os anos 60, protagonista da educação em Portugal, quer pelo seu trabalho prático, quer pela reflexão teórica que desenvolveu em torno da escola e das suas práticas educativas. Foi professor do ensino primário e de educação especial entre 1963 e 1973. Em Lisboa, no Centro Infantil Helen Keller, integrou um projeto pioneiro de integração escolar de crianças cegas, amblíopes e normovisuais. Foi nesta altura que começou a definir-se o enfoque na ideia de uma escola sem exclusões, que Niza desenvolveu com a equipa que dirigiu no serviço de educação terapêutica de A-da-Beja, destinado à integração educativa e social de crianças em desvantagem (1974-1991). Com Rui Grácio, outrora seu professor no Liceu Francês, iniciou uma longa colaboração em projetos de formação contínua de professores e de investigação, no Sindicato Nacional de Professores e no Centro de Investigação Pedagógica da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1966 fundou, com Rosalina Gomes de Almeida, o Movimento da Escola Moderna português, que continua a liderar até hoje e cuja revista – Escola Moderna – dirige desde 1974. Integrou, em 1977, o grupo de redação do Projeto Pedagógico para criação das Escolas Superiores de Educação. Coordenou as comissões de redação do Programa do Ensino Primário de 1979 e o do 1.º Ciclo do Ensino Básico de 1990. Promoveu ações de formação de professores por todo o país e no estrangeiro (USA, Canadá, Brasil, Guiné-Bissau, França e Espanha). Especializou-se em Investigação em Educação na Escola Superior de Educação João de Deus (1993) e em Psicologia Educacional no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (1995), onde também lecionou (1982-2010). É membro do Conselho Nacional de Educação.

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