Festas e Comeres do Povo Português - Volume II

de Maria de Lourdes Modesto

editor: Verbo, abril de 1999
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Maria de Lourdes Modesto, Afonso Praça e o fotógrafo Nuno Calvet são, desde logo, o selo de garantia de uma obra que fazia falta na nossa literatura gastronómica e etnográfica. Os autores referem na apresentação do livro que não é «Nem conjunto de ensaios, nem recolha de receitas de cozinha, nem álbum de fotografias, (mas que) acaba por ser um pouco de tudo isso». Numa prosa deliciosa, "Festas e Comeres do Povo Português" dá-nos uma visão das festas cíclicas, seguindo-lhes o calendário, dos Santos ao Natal, a matança do porco, o Entrudo, a Páscoa, os Santos Populares, as romarias. As histórias e tradições de norte e a sul, no continente e ilhas, nas cidades ou aldeias. Cada festa com seus usos e costumes, com as suas iguarias, de que nos são dadas também as receitas, que podem ir de um "Caldo de Castanhas" do Alto Douro a umas "Rabanadas do Convento" de Adaúfe, Braga, um "Bucho recheado" da Beira Baixa, uma "Caldeirada de Sesimbra", uns "Caracóis à portuguesa", ou mesmo a "Jeropiga" de Valpaços, Trás-os-Montes. Com um índice remissivo para ajudar à localização. Para comprar para si e também para oferecer aos amigos.

Festas e Comeres do Povo Português - Volume II

de Maria de Lourdes Modesto

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722219624
Editor: Verbo
Data de Lançamento: abril de 1999
Idioma: Português
Dimensões: 234 x 306 x 22 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 220
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Gastronomia e Vinhos > Culinária
EAN: 9789722219624
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Maria de Lourdes Modesto

Maria de Lurdes Modesto (Beja, 1 de junho de 1930 — Lisboa, 19 de julho de 2022) iniciou a sua carreira televisiva em 1958, quando, então professora de Trabalhos Manuais no Liceu Francês de Lisboa, foi convidada pela RTP para apresentar um programa de índole cultural (após uma notável prestação na peça de Molière Monsieur de Pourceaugnac, em cuja encenação estaria presente uma equipa da estação). Foi na televisão pública portuguesa que apresentou, ao longo de doze anos, o mais popular programa culinário de que há memória no país. O seu estilo particular, privilegiando o direto e o improviso (foi a pioneira portuguesa do "live cooking") ganhou-lhe inúmeros admiradores. O sucesso do formato, que partia da sua paixão pela cozinha alentejana, levou-a a alargar horizontes e a estudar a culinária francesa e as tradições gastronómicas portuguesas. Escreveu vários livros de cozinha portuguesa, dos quais se destacam a Grande Enciclopédia da Cozinha, Cozinha Tradicional Portuguesa (o livro de culinária mais vendido em Portugal) e Receitas Escolhidas. O seu nome está ainda ligado à tradução e edição de inúmeras obras estrangeiras.

Conhecida como "A Diva da Gastronomia Portuguesa" , foi colhendo honras e louros nos mais variados palcos. José Quitério aclamou-a como "uma das cada vez mais raras Guardiãs do Fogo" . O New York Times chamou-lhe, num artigo de 4 de março de 1987, "Portugal's Julia Child" . Também Miguel Esteves Cardoso, na sua coluna Ainda Ontem, a louvou como "Uma das três grandes génios nascidas no século XX [em Portugal]". A 9 de junho de 2004 foi feita Comendadora da Ordem do Mérito. Foi casada com Carlos Assis de Brito, que conheceu quando trabalhou na RTP.

(ver mais)
Cozinha da Beira Litoral

Cozinha da Beira Litoral

40%
Assírio & Alvim
28,00€ 30% + 10% CARTÃO
portes grátis
Cozinha de Lisboa e Seu Termo

Cozinha de Lisboa e Seu Termo

40%
Assírio & Alvim
28,00€ 30% + 10% CARTÃO
portes grátis