10% de desconto

Estudo sobre o Ensino de Tradução Chinês-Português nas Universidades Portuguesas

de Zhihua Hu
Editor: LisbonPress, julho de 2024 ‧
15,00€
13,50€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
A formação em língua chinesa em Portugal regista o seu começo no início dos anos noventa e, no presente, o ensino deste idioma já atinge os três níveis da educação nacional portuguesa (ensino básico, ensino secundário e ensino superior). Em regra geral, pode afirmar-se que o ensino do chinês em Portugal tem vindo a desenvolver-se de forma estável.

Em termos do ensino desta língua pelas universidades portuguesas, constata-se que os cursos correspondentes já abrangem três níveis do ensino superior (licenciatura, mestrado e doutoramento) e há também cursos não conferentes de grau (nos Institutos Confúcio destas universidades).

Conforme as descrições das saídas profissionais destes cursos, entende-se que a carreira de tradução constitui, geralmente, uma das mais recomendadas para o emprego dos formados. Considerando isso, é do interesse deste trabalho perceber como se reflete, nas estruturações curriculares destes cursos, o desenvolvimento das competências necessárias para os graduados se destacarem como tradutores profissionais.

Concretamente, iremos adotar as considerações de Nord (2006: 155, 161) em relação às cinco competências dos tradutores (a competência de transferência, a competência linguística, a competência cultural, a competência da temática e a competência de pesquisa) para realizar o nosso estudo, analisando questões existentes e apresentando sugestões correspondentes.

Dado o papel importante dos manuais de tradução na formação de tradutores, iremos também dedicar uma secção deste trabalho à análise dos três manuais de tradução entre português e chinês, igualmente, com base nas ponderações de Nord quanto às cinco competências dos tradutores, com o objetivo de perceber como se evidencia o reforço destas competências na estruturação e conteúdos destes manuais.

Estudo sobre o Ensino de Tradução Chinês-Português nas Universidades Portuguesas

de Zhihua Hu

Propriedade Descrição
ISBN: 9789893782750
Editor: LisbonPress
Data de Lançamento: julho de 2024
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 238 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 182
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Português Língua não Materna (PLNM)
EAN: 9789893782750

SOBRE O AUTOR

Zhihua Hu

Zhihua Hu é docente na Faculdade de Línguas e Culturas Ocidentais da Zhejiang International Studies University (China), pós-doutorado pela Universidade de Aveiro, doutorado em Tradução e Terminologia pela Universidade de Aveiro e a Universidade Nova de Lisboa.
Atualmente, a sua investigação centra-se em Estudos da Tradução, Literatura Comparada, Linguística Contrastiva, Comunicação Técnica e Estudos Terminológicos.

(ver mais)

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU