10% de desconto

Educação em Portugues e Migrações

de Maria Helena Ançã

editor: Lidel, fevereiro de 2010
Este livro é composto por 10 artigos, reunidos em diferentes contextos migratórios, tendo como denominador comum a Língua Portuguesa (LP). Ao longo da obra, com excepção do primeiro texto, cujo enquadramento é transversal aos restantes dado não ser de ordem geográfica, vão-se especificando vários espaços migratórios: o português, o brasileiro, o cabo-verdiano e o francês.
Se, nalguns momentos, é a LP que emigra (contexto francês e contexto cabo-verdiano), noutros, imigram os sujeitos para dentro da LP, i.e., para os territórios nativos, numa situação de imersão (contextos português e brasileiro).
A incidência central deste livro diz respeito à problemática da Educação em Português. Sendo a LP objecto escolar, metalinguístico e comunicativo, ou seja, matéria de reflexão e veículo de transmissão de saberes, é também, objecto social, na medida em que permite aos sujeitos/aprendentes interagir com os outros e afirmar a sua identidade linguística e social, reforçando assim a sua postura crítica face ao mundo e face aos outros.

Educação em Portugues e Migrações

de Maria Helena Ançã

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727576135
Editor: Lidel
Data de Lançamento: fevereiro de 2010
Idioma: Português
Dimensões: 170 x 238 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 224
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Português Língua não Materna (PLNM)
EAN: 9789727576135
Maria Helena Ançã

Licenciada em Linguística (Filologia Românica), pela Faculdade de Letras de Lisboa (1976), tendo obtido o Diplôme d’Etudes Approfondies (Linguistique et Didactique des Langues Vivantes) pela Université des Langues et Lettres de Grenoble III/França, em 1981. Em 1991, obteve o grau de Doutor em Ciências da Educação/ /Didáctica do Português, pela Universidade de Aveiro, onde é, actualmente Professora Associada, com agregação, no Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa/Educação. É ainda investigadora do CIDTFF - Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores e Coordenadora Principal do LEIP - Laboratório de Investigação em Educação em Português (responsável pela Linha 2: PLNM). É autora de diversas publicações e apresenta regularmente a sua investigação em congressos nacionais e internacionais.

(ver mais)