10% de desconto

Difusão e Tradução das Obras de Mo Yan em Países Lusófonos: Análise das Palavras Culturais na Obra “Mudança”

de Zhihua Hu
Editor: LisbonPress, abril de 2022 ‧
14,00€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
As culturas variam entre países, daí resultam palavras com associações marcadamente culturais; estas palavras culturais, como elementos significativos e identitários da língua, refletem imagens enraizadas em diferentes culturas, assim, a sua tradução constitui muitas vezes uma tarefa difícil.

Como as palavras culturais estão, geralmente, ligadas às imagens de certa cultura, as estratégias tradutórias afetam muito a transmissão destas imagens noutra cultura: a Domesticação traz o texto para a cultura da língua-alvo e a Estrangeirização aproxima os leitores da cultura exótica da língua-fonte. Dado isso, para a mesma imagem cultural, ao adotarem-se diferentes posturas tradutórias, obtêm-se apreciações diferentes dos leitores. Sob a perspetiva comparatista, essas diferentes abordagens tradutórias podem comparar-se para discutir a sua adequação à obra em questão, considerando que é provável não existir uma melhor.

Neste trabalho, exploraremos a tradução das obras do Mo Yan em português e analisaremos as estratégias de Amilton Reis na tradução das palavras culturais da obra Mudança. As traduções serão analisadas com base nas estratégias de Domesticação e Estrangeirização de Venuti (1995); sob a perspetiva comparatista, procuraremos identificar estas abordagens na tradução, para responder à pergunta: Nesta obra, onde as palavras culturais têm um papel central à fruição, que postura tradutória foi preferida pelo tradutor?

Difusão e Tradução das Obras de Mo Yan em Países Lusófonos: Análise das Palavras Culturais na Obra “Mudança”

de Zhihua Hu

Propriedade Descrição
ISBN: 9789893735398
Editor: LisbonPress
Data de Lançamento: abril de 2022
Idioma: Português
Dimensões: 148 x 229 x 15 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 212
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789893735398

SOBRE O AUTOR

Zhihua Hu

Zhihua Hu é docente na Faculdade de Línguas e Culturas Ocidentais da Zhejiang International Studies University (China), pós-doutorado pela Universidade de Aveiro, doutorado em Tradução e Terminologia pela Universidade de Aveiro e a Universidade Nova de Lisboa.
Atualmente, a sua investigação centra-se em Estudos da Tradução, Literatura Comparada, Linguística Contrastiva, Comunicação Técnica e Estudos Terminológicos.

(ver mais)