10% de desconto

Espinosa em 90 Minutos

de Paul Strathern
editor: INQUERITO, abril de 2000
7,50€
10% DE DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
VENDA O SEU LIVRO
«Obra forjada no inferno por um judeu renegado e pelo diabo»; «A hipótese mais monstruosa possível de imaginar»; «Uma hipótese hedionda». Estes alguns dos veredictos emitidos por contemporâneos e críticos da posteridade próxima acerca da obra de Espinosa.

Filho de judeus portugueses refugiados na Holanda, em fuga à Inquisição ibérica, Espinosa cedo rompeu com a ortodoxia religiosa do seu meio, sentindo que as suas necessidades espirituais se tinham desenvolvido para além das de uma tribo de nómadas asiáticos pré-históricos. Após alguns confrontos atribulados, acabou banido de forma ostensiva da comunidade judaica, numa grandiosa cerimónia de excomunhão, o que, se pouco o afectava psicologicamente, deixava-o numa posição social e económica pouco invejável. Obrigado a ganhar a vida de forma dura e vivendo em quartos alugados, tornou-se polidor de lentes e coleccionador de aranhas.

Dotado de grande inteligência e intuição, defensor de uma liberdade política utópica, construiu um sistema metafísico de uma extraordinária beleza e brilho, cuja maior espectacularidade advém do facto de não derivar nem da realidade nem da experiência. nele mostra-nos, numa exposição matematicamente ordenada, uma Natureza impregnada por um Deus impessoal, ideia que tanto chocou a mentalidade da sua época.

Espinosa em 90 Minutos

de Paul Strathern

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726703518
Editor: INQUERITO
Data de Lançamento: abril de 2000
Idioma: Português
Dimensões: 120 x 201 x 4 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 62
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Filosofia
EAN: 5603121280181
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

Inspirador!

Inês Campos

Este livrinho permite uma abordagem rápida e clara do pensamento de Espinosa. Resume a sua vida de forma acessível, fornecendo uma biografia do filósofo e ainda um conjunto de factos que contextualizam a sua vida. Ideal para quem quer ter um primeiro contacto com o filósofo e as suas ideias sobre Deus, a natureza, a alegria e a liberdade.

SOBRE O AUTOR

Paul Strathern

Paul Strathern, nascido em 1940 em Londres, foi professor de Filosofia e Matemática e é autor de numerosos livros sobre ciência, história, filosofia e literatura, entre os quais duas coleções, Philosophers in 90 Minutes e The Big Idea: Scientists Who Changed the World, bem como do bestseller The Medici: Godfathers of the Renaissance. Recebeu o prémio Somerset Maugham pelo seu romance A Season in Abyssinia.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU