Ernestina
de José Rentes de Carvalho
Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
DATA PREVISTA DE ENTREGA
A Data Prevista de Entrega é uma previsão não vinculativa e que analisa vários fatores, tais como: a disponibilidade de stock do artigo, o tempo de trânsito para a morada de destino, o tempo de processamento, entre outros. A data prevista de entrega pode ser alvo de alterações e recálculos, nos seguintes cenários não exclusivos: caso o pagamento não seja efetuado de imediato; o cliente altere a sua encomenda; exista uma diferença na disponibilidade de um artigo; necessidade de um pagamento suplementar; entre outros. Pode consultar a data prevista de entrega da sua encomenda no último passo do checkout e confirmar a mesma nos detalhes da encomenda a partir da área de cliente.EM STOCK
Pelo menos uma unidade deste artigo encontra-se disponível no nosso armazém. Sujeito a confirmação após pagamento.PRÉ-LANÇAMENTO
A data apresentada corresponde à data de lançamento do artigo no mercado. As encomendas serão entregues na data de lançamento se registadas e pagas até 48h úteis antes dessa data e para moradas em Portugal Continental. Para encomendas registadas depois desse prazo ou para outros destinos, será indicada uma data prevista de entrega.DISPONÍVEL
Artigos que se encontram disponíveis nos fornecedores e que serão expedidos após receção do artigo no nosso armazém.Livro recomendado para a Formação de Adultos, como sugestão de leitura.
Ernestina é mais do que um romance autobiográfico ou um volume de memórias de famílias ficcionadas. É um fresco de Trás-os-Montes, dos anos 1930 aos anos 1950, uma obra que transcende o relato regionalista e que transpôs fronteiras, transformando-se num fenómeno editorial na Holanda.
Ernestina é também o nome da mãe do autor e da intrépida protagonista deste livro. Sobre ela J. Rentes de Carvalho disse: «Mãe de um só filho, a sua vida, que foi de uma tristeza, amargura e terrível solidão, dava um livro. Escrevi-lho eu. E a sua morte quebra o último elo carnal que me ligava à terra onde nasci. Felizmente são ainda muitos os laços que a ela me prendem.»
«A melhor obra de J. Rentes de Carvalho.»
International Herald Tribune
«Os holandeses renderam-se à música desta aguarela de gentes, costumes e tradições das paisagens da aldeia, da vida no Porto ou em Gaia.»
Rui Lagartinho, Público
«Ernestina é o romance autobiográfico de Rentes de Carvalho, a estrela portuguesa da Holanda. É a biografia de milhares e milhares de famílias portuguesas. Um livro terno, mas nunca lamechas. Um livro duro, mas que nunca corta a esperança. Um livro simples e obrigatório.»
Henrique Raposo, Expresso
«A elegância do estilo, a força da ironia, o poder de em poucas palavras delinear uma personagem - com essa perícia, J. Rentes de Carvalho empresta aos acontecimentos um carácter assustador e inesquecível.»
Vrij Nederland
«Graças ao empenho da Quetzal, abre-se agora um tempo em que Portugal pode começar a descobrir a obra de J. Rentes de Carvalho.»
Pública
«Não há muitos escritores que tão
destemidamente escolham a verdade como
padrão.»
Trow, Amesterdão
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 9789897221712 |
Editor: | Quetzal Editores |
Data de Lançamento: | julho de 2014 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 149 x 237 x 22 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 320 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Língua Comum |
Classificação temática: | Livros em Português > Literatura > Romance |
EAN: | 9789897221712 |
Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |
Um clássico injustamente (quase) desconhecido
Antunes Simões
Belo livro, de forte pendor autobiográfico. Um retrato de uma família, que oscila entre o interior transmontano e as paisagens fluviais e marítimas de Gaia e Porto. Um retrato do país que fomos, em meados do século passado, e que não podemos deixar cair no esquecimento. Destaco a linguagem límpida, clássica, aprimorada por toques de ironia e humor. Não será exagero colocá-lo na lista dos melhores romances da literatura portuguesa contemporânea. É muito injusto que Rentes de Carvalho não seja mais conhecido e reverenciado pela sua mestria.
Ernestina é, sem dúvida, um livro que merece ser lido.
Teresa Coelho
Ernestina, de Rentes de Carvalho, leva-nos numa viagem autobiográfica desde o final do séc. XIX, onde começamos por conhecer os seus bisavós, até meados do século XX, e aos marcantes 15 anos do autor. A narrativa vai-nos revelando as frágeis condições sociais, culturais e económicas dentro daquele espaço de tempo, ainda mais difíceis no campo do que na cidade. O acesso aos cuidados de saúde era um luxo que não chegava a todos, o saber ler e escrever dependia em grande medida da vontade própria em aprender sozinho dado que a escola não era a todos acessível, e, na verdade, nem para todos importante. As relações familiares eram complicadas e a frustração muitas vezes transformada em violência. A tudo isto, a cultura da taberna não ajudava. Ainda assim, com trabalho e perseverança, e o muito querer quebrar do círculo, era possível melhorar de vida. Conseguimos também perceber que com o passar do tempo a humanidade e os afetos foram ganhando mais espaço. A escrita é simples, dura, crua, irónica e pouco dada à vitimização das personagens. Aliás, todas elas, para o bem e para o mal, têm um carácter forte e determinado. As descrições são muito bem feitas e facilmente conseguimos "ver" o ambiente envolvente, sentir os cheiros, o vento, o calor...
ERNESTINA
Rui Pinto
Quando se gosta de um livro acabado de ler, o leitor por norma pensa: adorei. É o que se passa comigo quando isso me acontece. No caso de ERNERSTINA, atrevo-me a substituir essa palavra por: devorei. Na verdade não se compreende como é que um escritor desta qualidade tenha estado escondido dos leitores portugueses durante tantos anos. Sem palavras a mais, com uma prosa excelente, Rentes de Carvalho fala-nos duma região portuguesa nos inícios do séc. XX, duma família, dos seus vizinhos e de parte da sua própria história de vida. Um livro que entrou nos meus favoritos e do qual aconselho vivamente a leitura.
Espanto
AS
Será que as pessoas não leram? Será questão que os leitores são tão citadinos que acham que é uma estória do sec. XIX? É hoje no nordeste. Ainda bem para o Rentes foi educado em Gaia. Coisa de sobrevivência a sério.
Um retrato de Portugal
Jorge Martins
Mais do que uma obra autobiográfica, esta narrativa realça o Portugal social, económico e cultural que as gerações contemporâneas parecem desconhecer. Rentes de Carvalho assume uma escrita assertiva, objetiva sem contemplações para idealismos românticos, em que as suas personagens retratam dramas reais.
Ernestina
JN
Com este livro autobiográfico, Rentes de Carvalho dá-nos não só um relato humano e comovente de uma vida idêntica a muitas outras daquela época como nos pinta um belíssimo fresco de Trás-os-Montes e das suas gentes. Recomendo vivamente.
Nordeste, Gaia, Estarreja
AS
A Ernestina é a minha vizinha doce e disponível, não a minha mãe cruel. O Nordeste continua a ser um tema que só Rentes de Carvalho tem coragem de expurgar. Li após “O Meças”. Essas realidades interiores impõe-se-me todos os dias na aldeia. Excelente descrição de Gaia e de todo o movimento. Surpresa quanto a Estarreja. Leiam.
Ernestina
NM
Com este livro autobiográfico, o autor dá a conhecer a vida e as histórias de tantas e tantas famílias do nosso Portugal do início do século XIX. Uma poesia nas palavras que escolhe apenas equiparada às paisagens que descobre e descreve em Vila Nova de Gaia e nas visitas à aldeia. cada página faz-nos sentir as mágoas e os êxtases desta família.
Ernestina
NM
Com este livro autobiográfico, o autor dá a conhecer a vida e as histórias de tantas e tantas famílias do nosso Portugal do início do século XIX. Uma poesia nas palavras que escolhe apenas equiparada às paisagens que descobre e descreve em Vila Nova de Gaia e nas visitas à aldeia. cada página faz-nos sentir as mágoas e os êxtases desta família.
Uma autobiografia e uma homenagem á família
leonilde dâmaso
Um livro que conta a historia da família de José Rentes de Carvalho de uma forma muito verdadeira e emotiva. Adorei e recomendo!