Do Belo Musical

de Eduard Hanslick

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editor: Edições 70, março de 2015
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Esta obra de Eduard Hanslick, célebre e polémico crítico musical na Viena do século XIX, é um clássico da estética musical, mas também da estética em geral e da filosofia, além de um contributo valioso para uma nova percepção da arte dos sons.

Do Belo Musical

de Eduard Hanslick

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724416854
Editor: Edições 70
Data de Lançamento: março de 2015
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 233 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 122
Tipo de produto: Livro
Coleção: Convite à Música
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Música
EAN: 9789724416854
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De aprender a ouvir

alexandre dale

Geralmente todas as pessoas gostam de música, e todas, também, afirmam que nada percebem da mesma. Este livro, não sendo necessariamente fácil, não deixa de cumprir o que propõe: ajudar-nos a perceber. Porque os gostos, ao contrário do que diz o rifão popular, são do que mais se discute.

Eduard Hanslick

Eduard Hanslick (Praga, 11 de setembro de 1825 - 6 de agosto de 1904) foi considerado o mais influente crítico musical do século XIX.

Em suas memórias, Eduard citou que a história da música realmente começou com Mozart e culminou em Beethoven, Schumann e Brahms. Atualmente, ele é mais conhecido por seu apoio à música de Brahms e a rejeição ad música de Wagner, um episódio do século XIX conhecido pelo termo "Guerra dos Românticos". Em contrapartira, o crítico Richard Pohl representava compositores progressitas, que além de Wagner incluia Liszt. Eduard Hanslick defende a necessidade de uma revisão da estética da arte sonora. Faz-se necessário descobrir, através da razão, por que uma obra de arte agrada; isso se faz possível através de uma investigação da obra de arte e não apenas nas sensações do sujeito que a contempla e nos sentimentos nele suscitados. Deve-se investigar o objeto belo, e não o sujeito senciente. Em seu livro "Do belo musical - um contributo para a revisão da estética da arte dos sons", escrito em 1854, o autor defende que a peça sonora é criada majoritariamente na fantasia (imaginação) do artista e será interpretada também na imaginação do ouvinte. O núcleo da música, o belo musical, está na contemplação pura da forma e não nos sentimentos do compositor ou do ouvinte. Nesse processo, "diante do belo, a fantasia não é apenas um contemplar, mas um contemplar com entendimento." (HANSLICK, 2002, pág.16). Se a imaginação é a faculdade genuína de recepção do belo, não só para a música mas para todas as artes, o efeito do belo sobre o sentimento é secundário. Toda obra de arte se relacionará também com o nosso sentir, mas não em uma relação exclusiva. As definições e opiniões que supervalorizam os sentimentos tratam apenas de parte do processo de fruição artística.

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