Diário Remendado 1971-1975

de Luiz Pacheco

editor: Dom Quixote, setembro de 2005
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Diário de 1971 a 1975, com referências ao meio intelectual da época. Um livro esperado há anos. Luiz Pacheco é uma das mais controversas personalidades da cultura portuguesa e uma das suas maiores figuras de culto.

"É conhecido e gosta de ser como libertino. Mas ele é mais libertário que libertino. Literato, escritor, editor, panfletário, personagem, Luiz Pacheco é genial, cruel, maldito e maldizente, crítico feroz, dono de um sarcasmo raro, pai de oito filhos, frutos de variados amores."
Diário de Notícias, DNA, 13/08/05

"É um diário sem paralelo na literatura portuguesa. [...] com 80 amos feitos [Luiz Pacheco continua] um homem vertical, que, a despeito da velhice e da decadência física, não é habitado pela menor amargura, antes mantém inalterável o seu proverbial humor mordaz e a sua constante auto-ironia."
Rodrigues da Silva, JL

"O Diário Remendado é um romance: o romance de uma vida vivida à beira da privação e da perdição. O seu protagonista é um tal Luiz Pacheco, um corpo pensante [...] É a narrativa fragmentária de cinco anos de sobrevivência de um corpo na sua máxima exposição, desde a reconstrução ficcionada dos sonhos até à encenação das suas múltiplas doenças, reais ou imaginadas, das estratégias mil vezes refeitas da publicação literária à evocação sem limites nem elipses das suas experiências sexuais [...]
António Mega Ferreira, Visão

Diário Remendado 1971-1975

de Luiz Pacheco

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722028615
Editor: Dom Quixote
Data de Lançamento: setembro de 2005
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 234 x 16 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 286
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
EAN: 9789722028615
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e E

O diário de luiz pacheco

ASilvestre

Luiz Pacheco apresenta uma súmula dos seus diários que se caracterizam por um honestidade, sinceridade e falta de pudor desarmante, mas também por uma linguagem expressiva, directa e cativante. Recomendável

e e e e E

A transparência de Luiz Pacheco

Joana

Este é o diário de um dos homens mais controversos da literatura e cultura portuguesa, como tal está repleto de episódios que ilustram a sua personalidade ousada. Ao longo das páginas percebemos as dificuldades económicas, o trabalho em torno da literatura, os devaneios eróticos, a hipocondria, a decadência. Todos os assuntos do dia a dia são abordados com ironia, humor e total transparência ( o que chega a ser constrangedor em alguns momentos) . É esta verdade limpa que torna este diário único, um reflexo do íntimo de Luiz Pacheco sem máscaras. Recomendo a quem queira mergulhar mais intimamente nesta figura marcante.

Luiz Pacheco

Escritor português, Luíz José Machado Gomes Guerreiro Pacheco nasceu a 7 de maio de 1925, em Lisboa. Oriundo de uma família de raízes alentejanas ligada às artes, frequentou o Liceu Camões, em Lisboa, e matriculou-se no curso de Filologia Românica, que não chegou a concluir.
Colaborou em várias publicações periódicas como Bloco, Seara Nova, Globo, Afinidades, Diário Popular, Diário Ilustrado. Foi inspetor dos espetáculos e acumulou a escrita com a tradução e com a atividade editorial, publicando em Contraponto, editora fundada por si em 1950, textos coletivos de autores surrealistas e neorealistas como Mário Cesariny, Natália Correia, Herberto Helder e Vergílio Ferreira, assim como a primeira tradução portuguesa de Sade.
O seu primeiro livro data de 1959 Carta-Sincera a José Gomes Ferreira, iniciando uma escrita de crítica inteligente, agressiva e irreverente, face aos costumes e nomes consagrados.
Assume-se como um agitador intelectual, ironizando e satirizando a vida literária e cultural do país. De salientar na sua produção os textos de circunstância e a encenação epistolar: Pacheco versus Cesariny e as coletâneas Crítica de Circunstância,Literatura Comestível e Textos de Guerrilha 1 e 2.
Figura representada por Benjamim Marques (cf. MARTINHO, Fernando J. B. - Tendências Dominantes da Poesia Portuguesa da Década de 50, Lisboa, 1996, p. 79) entre os autores e artistas abjecionistas (ao lado de Manuel de Lima, Mário de Cesariny, Raul Leal, José Manuel Simões, Hélder Macedo, João Rodrigues, Gonçalo Duarte, Escada, Cargaleiro, António José Forte, Manuel de Assunção, Virgílio Martinho e Saldanha Gama) do grupo reunido entre 1956 e 1959 no Café Gelo, grupo associado a uma segunda geração surrealista, definida pela perda do que o surrealismo tinha de aventura exaltante para revelar uma faceta autoirónica, trágica e iconoclasta, que rejeita não apenas a ordem social e moral "do establishement com que, num plano mais imediato, se defronta, mas todo e qualquer establishement, e que parece descrer de qualquer saída para o mal-estar insanável que é o seu" (id. ibi., p. 80).
Autor inclassificável, aproxima-se do abjecionismo e de uma manifestação tardia do libertinismo por um inconformismo radical, por uma recusa essencial face a tudo o que possa vir a converter-se em obstáculo (conceitos, bom senso, dogmas) diante da afirmação plena da liberdade existencial e artística, firmada num ato de escrita que equivale a um ato de revolta contínuo (cínico, agressivo, satírico) contra uma sociedade que receia enfrentar as zonas mais obscuras da sua condição.
A sua obra desenvolve-se em duas vertentes frequentemente confluentes: por um lado, a escrita panfletária, polémica e crítica (cf. Textos de Circunstância, Textos de Guerrilha I e II), e, por outro, uma ficção que tende com frequência para a autobiografia romanceada, na linha de um autor como Céline, onde confessa com desinibição as contingências de um eu ostensivamente pícaro, anti-herói sem dinheiro, incapaz de sustentar a família, boémio, sem teto certo, alcoólico, mendigo, em colisão frontal com os valores burgueses - concedendo apenas nas imagens da amada e do amor sensível materializado nos filhos momentos de rara exaltação da vitalidade -, e onde a desmistificação do eu encontra equivalente na desconstrução e experimentação linguística do próprio texto.
Bibliografia: Carta Sincera a José Gomes Ferreira, Lisboa, 1959; Comunidade, Porto, s/d; Crítica de Circunstância, Lisboa, 1966; Exéquias de Manuel Lima, o Careca: Manifesto, s/l, 1967; Textos Locais, s/l, 1967; O Libertino Passeia por Braga, A Idolátrica, o seu Esplendor, Porto, 1969; Exercícios de Estilo, Lisboa, 1971; Literatura Comestível, Lisboa, 1972; Pacheco versus Cesariny, Lisboa, 1974; Textos Malditos, Lisboa, 1977; Textos de Circunstância,, seguido de A PIDE Nunca Existiu, Amadora, 1977; Textos de Guerrilha, 1.a série, Lisboa, 1979; 2.a, 1981; Textos do Barro, Porto, 1985; O Caso das Criancinhas Desaparecidas, Lisboa, 1981; O Teodolito e a Velha Casa, Lisboa, 1985; Textos Sadinos, Setúbal, 1991; Memorando Mirabolando, Setúbal, 1995; Cartas na Mesa: 1966-1996, Lisboa, 1996; O Uivo do Coiote, Palmela, 1996; Torga: a Minha Homenagem, s/l, 1979
Luís Pacheco. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2008. [Consult. 2008-01-11].

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