10% de desconto

De maneira que é claro...

de Mário de Carvalho

Livro eBook
editor: Porto Editora, setembro de 2021
Relances breves, aleatórios, reminiscências evocadas entre lacunas e ao correr da pena, mas que a memória quis preservar. A infância entre as ruas da Graça e da Penha de França, as férias em Alvalade, o Liceu Camões e o Gil Vicente, os amigos, os companheiros, o Cavaleiro Andante e o Sitting Bull, os pais, os primos, a consciência política e a surpresa da prisão do pai. A faculdade, os movimentos associativos, a Pide e o PCP, os encontros clandestinos, a prisão e o exílio. Espanha, França, Suécia, e Portugal à espera do 25 de Abril.
Memorabilia: «Factos ou coisas dignos de memória ou que se guardam como lembrança.» Memória hábil, a de Mário de Carvalho, que em fragmentos se nos dá por inteiro.

Que estupendo exercício da memória ágil, mais uma gema a acrescentar ao espantoso inventário literário de um dos nossos maiores escritores contemporâneos.

Mário Beja Santos

[…] o registo vivaz do escritor consegue conferir a qualquer episódio remoto que evoca no livro um colorido óbvio.

Sérgio Almeida, Jornal de Notícias

A escrita é a que já lhe conhecemos bem, cultivando discrição e ironia, rigor, clareza e, aqui mais do que nunca, espírito de síntese. Ou seja: ouve-se a voz de Mário de Carvalho. […] Sem organização cronológica, este volume é um puzzle desarrumado de peças. Uma vida, afinal.

Pedro Dias de Almeida, Visão

Mário de Carvalho vai escrevendo pequenos textos sobre momentos que fizeram a sua vida. Alguns deles são picantes, outros melancólicos, todos especiais.

Francisco José Viegas, Correio da Manhã

Há na ideia clássica do livro de memórias um peso de solenidade e espavento a que Mário de Carvalho, nestes 96 fragmentos, se quis furtar. Mais do que a narrativa da sua vida, oferece-nos relances de um real "multiforme" — épocas, objetos, pessoas e lugares, resgatados ao vórtice do esquecimento.

José Mário Silva, Expresso

De maneira que é claro...

de Mário de Carvalho

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-03479-3
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: setembro de 2021
Idioma: Português
Dimensões: 142 x 210 x 17 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 208
Tipo de produto: Livro
Coleção: Obras de Mário de Carvalho
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Crónicas
EAN: 978972003479311
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Mário de Carvalho

Mário de Carvalho nasceu em Lisboa em 1944. Licenciou-se em Direito e viu o serviço militar interrompido pela prisão. Desde muito cedo ligado aos meios da resistência contra o salazarismo, foi condenado a dois anos de cadeia, tendo de se exilar após cumprir a maior parte da pena. Depois da Revolução dos Cravos, em que se envolveu intensamente, exerceu advocacia em Lisboa. O seu primeiro livro, Contos da Sétima Esfera, causou surpresa pelo inesperado da abordagem ficcional e pela peculiar atmosfera, entre o maravilhoso e o fantástico.

Desde então, tem praticado diversos géneros literários – Romance, Novela, Conto, Ensaio, Crónica e Teatro –, percorrendo várias épocas e ambientes, sempre em edições sucessivas. Utiliza uma multiforme mudança de registos, que tanto pode moldar uma narrativa histórica como um romance de atualidade; um tema dolente e sombrio como uma sátira viva e certeira; uma escrita cadenciada e medida como a pulsão de uma prosa endiabrada e surpreendente.

Nas diversas modalidades de Romance, Conto, Crónica e Teatro, foram atribuídos a Mário de Carvalho os prémios literários mais prestigiados (designadamente os Grandes Prémios de Romance e Novela, Conto e Teatro da APE, o prémio do Pen Clube Português e o prémio internacional Pégaso de Literatura). Em 2020, foi distinguido com o Grande Prémio da Crónica e Dispersos Literários, da APE, pela obra O que Eu Ouvi na Barrica das Maçãs, e, em 2022, o seu De maneira que é claro... foi galardoado com o Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga, da APE. Os seus livros encontram-se traduzidos em várias línguas.

Obras como Os Alferes, A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho, Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde, O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel, A Liberdade de Pátio ou Epítome de Pecados e Tentações são a comprovação dessa extrema versatilidade.

(ver mais)
Erro Extremo II

Erro Extremo II

10%
Tinta da China
14,90€ 10% CARTÃO
O Mais Belo Fim do Mundo

O Mais Belo Fim do Mundo

10%
Quetzal Editores
18,80€ 10% CARTÃO
portes grátis