10% de desconto

De Lisboa a La Lys

O corpo expedicionário Português na Primeira Guerra Mundial

de Filipe Ribeiro de Meneses
Livro eBook
Editor: Dom Quixote, março de 2018 ‧
21,90€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
portes grátis
Venda o seu livro
9 de abril de 1918 foi um dos dias mais mortíferos na história militar de Portugal. Numa só manhã, perto de 400 portugueses morreram, muitos mais foram feridos e o número de prisioneiros rondou os 6600.

O Corpo Expedicionário Português (CEP), símbolo máximo do esforço de guerra nacional durante a Primeira Guerra Mundial, desapareceu dos campos de batalha franceses enquanto unidade organizada.

A jovem República apostara forte na constituição do CEP e seu envio para a Frente Ocidental, e perdera.

Neste volume Filipe Ribeiro de Meneses regressa ao tema da participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial, propondo uma nova interpretação das causas e das consequências do desastre sofrido em La Lys.

De Lisboa a La Lys

O corpo expedicionário Português na Primeira Guerra Mundial

de Filipe Ribeiro de Meneses

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722064569
Editor: Dom Quixote
Data de Lançamento: março de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 157 x 240 x 19 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 344
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789722064569

História - memória de um Povo / Nação .

Puto dos Dembos 1969

Recomendo vivamente. O meu bisavô materno (minhoto) regressou "gaseado" desta aventura da républica (o érre pequeno não é lapso) - um Povo lançado na Guerra e depois abandonado pela républica... Gerações mais tarde o meu Pai, milicano no Ultramar, veria a História repetida . Complementar esta leitura com a de Jaime Nogueira Pinto "Nobre Povo" . Já nessa altura a Europa não escarnecia do Povo Portugês mas dos seus "Oficiais"... elucidativo..

Outra visão

Francisco Pereira

Livro muito interessante que se socorre de fontes britânicas, para dar uma nova visão sobre o conflito que tanto marcou Portugal. Essencial ler.

Excelente

Miguel da Costa

Muito bem escrito e extremamente elucidativo. Versa acerca de um período "mal-amado" da nossa história e como tal torna-se essencial. Recomendo sem reservas.

SOBRE O AUTOR

Filipe Ribeiro de Meneses

Filipe Ribeiro de Meneses (Lisboa, 1969) doutorou-se no Trinity College Dublin e leciona no Departamento de História da National University of Ireland, Maynooth. É o autor de, entre outras obras, União Sagrada e Sidonismo: Portugal em Guerra, 1916- 1918 (2000), Franco and the Spanish Civil War (2001) e Afonso Costa (2010). Vive atualmente em Dublin com a sua mulher e dois filhos.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU