Corpo e Imagem

(3ª Edição)

de José A. Bragança de Miranda

editor: Nova Vega, junho de 2017
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Este livro articula-se em torno das relações entre a imagem e o corpo. Partindo da ideia de que a imagem, num sentido lato, constituiu historicamente uma forma de protecção do corpo, analisam-se os modos como as tecnologias, primeiramente a fotografia e o cinema e depois as digitais, vieram perturbar essa relação, originando um duplo fenómeno: o descolamento das imagens que passam a circular livre e desencontradamente, e a sua hibridação com o imaginário teológico, estético e técnico. Surge assim uma nova plasticidade que está a pôr em crise a noção clássica de corpo, política e juridicamente decisiva. A segunda parte é dedicada ao diagnóstico desta crise, de cuja apreensão depende a possibilidade de uma resposta minimamente digna e humana.

Corpo e Imagem

(3ª Edição)

de José A. Bragança de Miranda

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726998952
Editor: Nova Vega
Data de Lançamento: junho de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 110 x 189 x 30 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 192
Tipo de produto: Livro
Coleção: Passagens
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789726998952
e e e e E

Corpo e imagem

Ricardo

Excelente livro sobre a relação entre o corpo e a sua figuração. Essencial para estudantes de arte ou filosofia mas também para quem quiser aprofundar os conhecimentos sobre o tema. Recomendo.

e e e e E

Copro

Ricardo Reis

Excelente análise às relações entre o corpo e a sua representação. Por vezes o discurso é complexo mas a qualidade da escrita torna a leitura informativa a prazerosa. Recomendo.

e e e e e

Interessante

Raquel Madeira

Um olhar sobre as tensões entre imagem e corpo, e os processos de reconfiguração entre uma e outra noção.Uma perspectiva que articula e cruza os aspectos históricos, técnicos, políticos e estéticos envolvidos na relação destes conceitos.

José A. Bragança de Miranda

José A. Bragança de Miranda é doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (1990) e agregado em Teoria da Cultura (2000) na mesma Universidade. Actualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas dessa Universidade, colaborando ainda como professor catedrático convidado na Universidade Lusófona.

É investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL), de que é director. Autor de numerosos ensaios nas mais diversas áreas da cultura contemporânea, das suas publicações destacam-se os seguintes livros: Analítica da Actualidade (Vega), Política e Modernidade (Colibri), Traços. Ensaios de Crítica da Cultura (Vega), Teoria da Cultura (Século XXI), Síntese (UL), Espaços, Queda Sem Fim (Vega), O Ardor da Arte (Caminho), Conversaciones con Jorge Molder (La Fabrica) e Envios. Uma Experimentação Filosófica na Internet (Vega).

(ver mais)