20% de desconto

Contra mim

de valter hugo mãe
Livro eBook
editor: Porto Editora, outubro de 2020
18,85€
15,08€
20% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
RECOMENDADO PELO PLANO NACIONAL DE LEITURA
«Estamos sempre à procura das nossas grandes crianças. Essas que começámos por ser e que se tornam paulatinamente inacessíveis, como irreais e até proibidas. Crianças que caducaram, partiram, tantas por ofensa, tantas apenas por esquecimento.»

Na vida de alguns escritores tudo parece conspirar para a inevitabilidade da escrita. Cada detalhe, por mais errático ou disfarçado de desimportante, já é a construção do fascínio pelo texto, algo que se confunde com a sobrevivência, com toda a dificuldade e alegria.
Valter Hugo Mãe, num "ano introspectivo", como diz, regressa com a história da sua própria infância e a magia profunda de crescer fazendo das palavras alimento, companhia, lugar, espera ou bocados de Deus.
Este livro é uma criança às páginas. Um escritor em menino.
RealGabPortleitura Mayumi Ishikawa_640.png

Que autores portugueses se lê no Brasil?

Conhecemos bem os artistas brasileiros que fazem sucesso por cá. Das telenovelas baseadas em livros de Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles, Érico Veríssimo ou Nélson Rodrigues, aos músicos escritores, como Chico Buarque ou Caetano Veloso, passando pelas novas vozes da ficção brasileira, como Itamar Vieira Júnior, Jeferson Tenório, Aline Bei, Mariana Salomão Carrara ou Raphael Montes e terminando em escritores brasileiros que até vivem por cá, como Rafael Gallo ou Tatiana Salem Levy, a literatura brasileira, felizmente, salta à vista nas prateleiras das livrarias portuguesas.
Mas será que o inverso também acontece? Serão os nossos irmãos tropicais recetivos à literatura portuguesa contemporânea? Aproveitando uma recente viagem ao Brasil, fizemos essa pergunta a vários amigos de lá. Alguns, escritores, já contávamos que nos respondessem que sim, mas outros, menos chegados às letras, surpreenderam com os nomes que conheciam. Embora o fluxo artístico, como aliás há muito acontece, não se dê no mesmo volume entre cá e lá, a verdade é que também não é tão desigual quanto se crê. Nas livrarias brasileiras (e que livrarias!) a estante dos tugas não se limita a Pessoa e Saramago.
VALTER HUGO MÃE Valter Hugo Mãe é o escritor que mais nos referiram quando falámos de literatura portuguesa. O Filho de Mil Homens, A Desumanização, As Doenças do Brasil… até aos livros ilustrados e a Contra Mim, de perfil autobiográfico, são alguns dos muitos títulos mencionados. O autor vai ao Brasil com frequência e enche salas com leitores que conhecem bem a sua obra. Nas livrarias, os seus romances estão em destaque, muitas vezes próximos de grandes autores nacionais. Sendo um dos grandes preferidos também cá em casa, ficámos muito felizes com este reconhecimento. Valter Hugo Mãe tem aquele dom de tornar as narrativas expansíveis a vários momentos e espaços, fá-lo com grande mestria e talvez por isso seja tão querido naquele país. COMPRO NA WOOK! » AFONSO CRUZ Afonso Cruz é outro dos grandes destaques portugueses nas livrarias brasileiras. Muitos nos referiram o final de Para Onde Vão os Guarda-Chuvas como um dos momentos mais tensos e brilhantes que viveram ao ler um livro. Afinal, como bons sentimentais que somos, portugueses e brasileiros só se poderiam emocionar em conjunto com aquela história. Mas também Vamos Comprar Um Poeta faz o seu caminho pela Tropicália, bem como Nem todas as baleias voam e O Vício dos Livros, uma novidade que víamos várias vezes por lá. COMPRO NA WOOK! » JOSÉ LUÍS PEIXOTO Também José Luís Peixoto tem um cantinho no coração dos brasileiros. Um dos nossos autores preferidos, por isso estávamos sempre de olho a ver se o víamos surgir numa estante ou numa conversa. E a verdade é que sim, o autor de Morreste-me é muito lido e reconhecido no Brasil, país onde vai várias vezes nas suas viagens pelo mundo. Quem já esteve com ele em alguma feira literária ou apresentação, fala-nos sempre de uma pessoa amável, que escuta e que está sempre disposto a conversar sobre livros. Confirmamos! Que bom ver tantas das suas obras por lá publicadas, nomeadamente Almoço de Domingo e Galveias. COMPRO NA WOOK! » DULCE MARIA CARDOSO Dulce Maria Cardoso e o seu O Retorno habita em muitas livrarias, bem como a Ecologia de Joana Bértholo. O Verão Selvagem dos Teus Olhos, de Ana Teresa Pereira e Baiôa Sem Data para Morrer, de Rui Couceiro, ambos livros que muito nos agradam, também por lá andavam. COMPRO NA WOOK! » Gonçalo M. Tavares Finalmente (ou talvez devêssemos ter referido em primeiro lugar), Gonçalo M. Tavares mora num lugar especial do coração dos brasileiros. Com vários livros publicados no país, não é de estranhar que um dos autores portugueses mais publicados no estrangeiro faça o seu caminho também no país com mais falantes de língua portuguesa no mundo. E foi mesmo um livro de Gonçalo M. Tavares que sugerimos a quem nos pediu uma recomendação de letras lusas: Aprender a Rezar na Era da Técnica, uma das melhores leituras dos últimos anos. COMPRO NA WOOK! »

Contra mim

de valter hugo mãe

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-03365-9
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: outubro de 2020
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 235 x 27 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 288
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 978972003365914
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

Valter Hugo Mãe não desilude

Ana

Como apreciadora da escrita de Valter Hugo Mãe, tinha bastante curiosidade em ler esta obra. Nela, temos uma versão mais autobiográfica do autor. Uma excelente forma para conhecer melhor o homem que está por trás de tantos livros maravilhosos!

Muito bom

Maria

Um dos livros bonitos que já li. Cada capítulo está repleto de reflexões que nos fazem olhar para a vida de forma diferente.

Margo

Paulo Fernandes

Até aonde a doença nos pode levar um livro com o qual se imagina o fim a cada momento e no final cai-se num precipício. Dá que pensar

Excelente livro

David

Valter Hugo Mãe não volta a desiludir. As memórias que me são trazidas através da leitura do livro, é difícil de descrever. Recomendo vivamente este livro.

Recordações

ana

Esta obra é talvez a mais pessoal de Valter Hugo Mãe. Aqui percebemos como é que o autor começou a ter interesse pelo mundo das palavras, da construção de frases, textos...um retrato da sua infância e adolescência que faz o leitor voltar atrás no tempo, no seu tempo também...

Imprescindível

Ana

Livro auto-biográfico, ou baseado em acontecimentos da vida do escritor, que nos mostra um pouco mais da personalidade do escritor. Absolutamente imprescindível para todos os leitores habituais de Valter Hugo Mãe e uma obra essencial para todos os que se aventuram pela primeira vez na obra do escrito.

Surpreendente

Alexandrina Andrade

Descobrir Walter Hugo Mãe e a sua escrita tem sido para mim uma verdadeira surpresa. Confesso que estava um pouco reticente quanto à sua escrita. Foi após uma entrevista sua a um canal televisivo que decidi aventurar me na sua escrita. E que bom que tem sido. Parabéns.

Contra Mim

Gonçalo M.

Este livro, com uma escrita leve e simples, traz-nos histórias da vida do autor, desde a sua infância. Remete-nos para locais como Paços de Ferreira e Caxinas que, embora sendo meios pequenos, têm muita vida e histórias. As histórias que me captaram mais a atenção foram: a do santinho, que me fez soltar umas gargalhadas; e a da relação com o Brasil, que já conhecia pela sua célebre leitura na FLIP, que é precedida de todo um contexto que não tínhamos anteriormente. Recomendo!

Bom livro

Ab

Um livro com histórias intimistas de Valter Hugo mãe. Uma auto reflexão sobre as palavras. Gostei.

eu

ana

mais uma excelente narrativa da procura onterior da criança que ha em cada um denos

Contra Mim

João José Fernandes Simões

Já tinha saudades da ternura da tua escrita. Estava órfão do teu afecto. Tal como me senti depois de ler tudo do Saramago, onde a ternura também se escreve, de outra forma e assim também. Só li meia dúzia de páginas e não consigo parar. Vou ler este teu tesouro de um fôlego.

SOBRE O AUTOR

valter hugo mãe

Valter Hugo Mãe é um dos mais destacados autores portugueses da actualidade. A sua obra está traduzida em variadíssimas línguas, merecendo um prestigiado acolhimento em muitos países.
Autor das obras: Educação da tristeza, Deus na escuridão, As doenças do Brasil, Contra mim (Grande Prémio de Romance e Novela - Associação Portuguesa de Escritores); Homens imprudentemente poéticos; A Desumanização; O filho de mil homens; a máquina de fazer espanhóis (Prémio Oceanos); o apocalipse dos trabalhadores; o remorso de baltazar serapião (Prémio Literário José Saramago) e o nosso reino. Escreveu alguns livros para todas as idades, entre os quais: Contos de cães e maus lobos, O paraíso são os outros, As mais belas coisas do mundo, Serei sempre o teu abrigo e A minha mãe é a minha filha. A sua poesia encontra-se reunida no volume publicação da mortalidade. Publica a crónica Autobiografia Imaginária, no Jornal de Letras, e Cidadania Impura, na Notícias Magazine. Com excepção da poesia, que tem chancela Assírio & Alvim, toda a sua obra está publicada pela Porto Editora.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU