10% de desconto

Blockchain e Regulação

Perspetivas de uma regulação de valores mobiliários sob a forma de criptoativos

de Andreea Babicean
Editor: Edições Almedina, março de 2024 ‧
20,90€
18,81€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
portes grátis
Este estudo incide sobre a utilização de tecnologia de registo distribuído (DLT), em particular a blockchain, na emissão, transmissão e guarda de valores mobiliários. A análise demonstra que a complexidade associada à classificação de criptoativos como valores mobiliários está relacionada com a fragmentação regulatória e as diferentes interpretações do conceito de valor mobiliário nos Estados-Membros da UE.

A legislação existente em matéria de serviços financeiros impõe restrições significativas à utilização de DLT, em particular ao registo de valores mobiliários em DLT e à consolidação dos serviços de negociação e pós-negociação numa única entidade.

Neste contexto, o Regulamento DLT assumirá um papel primordial no futuro da adoção generalizada de DLT no setor financeiro. Por fim, dada a importância da sustentabilidade ambiental, a análise também incidiu sobre a futura regulação dos criptoativos neste domínio.

Blockchain e Regulação

Perspetivas de uma regulação de valores mobiliários sob a forma de criptoativos

de Andreea Babicean

Propriedade Descrição
ISBN: 9789894017745
Editor: Edições Almedina
Data de Lançamento: março de 2024
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 230 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 128
Tipo de produto: Livro
Coleção: Obras Colectivas
Classificação Temática: Livros em Português > Direito > Direito Comercial
EAN: 9789894017745

SOBRE O AUTOR

Andreea Babicean

Na Sérvulo & Associados desde 2020, é associada no departamento de Financeiro e Governance, onde ingressou enquanto advogada estagiária. Pós-graduada em Artificial Intelligence in Legal Practice and Its Regulation da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Mestre em Direito com especialização em Ciências Jurídico-Económicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 2021.
Frequentou o XX Curso de Pós-Graduação em Direito Bancário, da Bolsa e dos Seguros no Instituto de Direito Bancário, da Bolsa e dos Seguros.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU