Bartleby, o Escrivão Livro
de Herman Melville
Sobre
o Livro
Sinopse
Bartleby é um escrivão de Wall Street, empregado no escritório de um advogado e que se recusa a executar qualquer tipo de trabalho, permanecendo todo o dia com o olhar fixado na parede do prédio em frente ao do escritório. Quando os clientes da firma vêem as suas vidas afectadas pelo comportamento enervante e descabido de Bartleby, o director do escritório decide mudar toda a firma de prédio em vez de despedir Bartleby, que se demonstrou indisponível para abandonar a sua carreira. Mas Bartleby recusa-se igualmente a sair do edifício e acaba por ser preso por ocupação ilegal. O narrador, sentindo-se de certa forma responsável pelo cárcere de Bartleby, visita-o, mas apenas para o encontrar morto.
Excertos
«No segundo decénio do nosso século, Franz Kafka criou uma forma notável do género fantástico em cujas páginas inesquecíveis o inacreditável assenta mais no comportamento das personagens do que nos factos. Assim, em O Processo (Der Prozess) o protagonista vê-se julgado e executado por um tribunal destituído de qualquer autoridade, cujo rigor aceita sem o mínimo protesto. Melville, mais de meio século antes, cria o estranho caso de O Escrivão Bartleby, que não só age de forma contrária a toda a lógica, como constrange os outros a tornarem-se seus desalentados cúmplices.»
Jorge Luis Borges
Jorge Luis Borges
Opinião
dos leitoresDetalhes
do ProdutoBartleby, o Escrivão
ISBN: 9789722342414
Editor: Editorial Presença
Idioma:
Português
Dimensões: 119 x 223 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 88
Tipo de Produto: Livro
Coleção:
A Biblioteca de Babel
Classificação Temática:
Livros em Português
> Literatura
> Literatura Fantástica
Bartleby é uma personagem inesquecível. Aparenta viver num limbo, num mundo de vazio e de solidão. Mas desafia-nos a questionar a nossa vida e, em última análise, o sentido da existência humana ou o que dela fazemos. Um livro a que se deve voltar uma e outra vez.
um livro que nos confronta com as incongruências em que vivemos a nossa existência. uma personagem maior da história da literatura universal, num livro muito pequeno, mas pleno, que importa ler e reler.
O verdadeiro selo de qualidade é atribuído por Jorge Luís Borges, que incluiu esta obra na sua Biblioteca de Literatura Fantástica. Digo com toda a certeza que Bartleby é inesquecível e uma das grandes personagens da literatura universal. Uma daquelas que não abandonam ninguém que leia o livro. Um grande, grande pequeno livro de Melville.