10% de desconto

Avaliar para Aprender

Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário

de Leonor Santos, Jorge Pinto, Fernanda Rio, Filomena Leite Pinto, José Manuel Varandas, Otília Moreirinha, Paulo Dias, Sónia Dias e Teresa Bondoso

editor: Porto Editora, abril de 2010
A avaliação das aprendizagens é uma das áreas da competência profissional do professor. A forma como se pratica não é neutra e influencia de forma determinante a aprendizagem dos alunos. Muitos são os professores que procuram desenvolver práticas de avaliação formativa, muito embora haja ainda uma distância entre o que se deseja e o que se faz. Este afastamento é explicado pelas dificuldades que se colocam no terreno no desenvolvimento destas práticas.

A obra Avaliar para Aprender - Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário apresenta diversas práticas de avaliação formativa em sala de aula, através da discussão de aspetos teóricos e de relatos de práticas. Em particular, aborda-se o papel do erro no processo de aprendizagem, alguns procedimentos de práticas avaliativas do professor, como a definição e negociação de critérios de avaliação e o feedback, o uso de um instrumento, o portefólio, e ainda práticas avaliativas centradas no aluno, como a co-avaliação e a autoavaliação. Os relatos de práticas em sala de aula cobrem todos os níveis de escolaridade do ensino não superior, sendo, a partir do 2.º ciclo, respeitantes à aula de Matemática. O destaque dado a esta disciplina assume particular relevância visto Portugal estar, na atualidade, a viver uma reforma curricular no ensino básico.

Esta obra resulta do trabalho desenvolvido no Projeto AREIE (Avaliação Reguladora do Ensino e Aprendizagem). Trata-se de uma publicação com relevância e utilidade para públicos em contextos diversos: professores, formação de professores, investigadores e estudantes de pós-graduação.

As abordagens teóricas combinadas com as implicações resultantes dos relatos de sala de aula que se apresentam são um dos pontos fortes deste livro. Espera-se que esta obra possa contribuir para o desenvolvimento de práticas avaliativas intencionalmente pensadas para servir a aprendizagem, de forma esclarecida e determinada.

Avaliar para Aprender

Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário

de Leonor Santos, Jorge Pinto, Fernanda Rio, Filomena Leite Pinto, José Manuel Varandas, Otília Moreirinha, Paulo Dias, Sónia Dias e Teresa Bondoso

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-34326-0
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: abril de 2010
Idioma: Português
Dimensões: 167 x 244 x 9 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 112
Tipo de produto: Livro
Coleção: Educação, Teoria e Prática
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
EAN: 978972034326010
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável