10% de desconto

Assim Nasceu uma Língua

Sobre as origens do português (6ª Edição)

de Fernando Venâncio

editor: Editora Guerra & Paz, novembro de 2019
Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho 2020
RECOMENDADO PELO PLANO NACIONAL DE LEITURA i
Fernando Venâncio conta-nos a história da língua portuguesa com paixão, elegância e um fino humor. Com rigor e precisão de paleontólogo, Fernando Venâncio começa no primeiro gemido da nossa língua, que remonta há séculos, tão distantes que Portugal ainda nem existia, passando pelos primeiros escritos, até à fala contemporânea que ainda hoje conserva registos, em estado fóssil, dessa movimentação primordial. Máquina do tempo que nos permite recuar à época em que o idioma se formou, Assim Nasceu Uma Língua faz-nos peregrinos numa caminhada que toca a língua galega ou o português brasileiro, evidenciando as profundas derivas que deram forma ao nosso idioma, a que Fernando Venâncio chama «um idioma em circuito aberto».

«Um livro absolutamente fascinante.»
Ricardo Araújo Pereira (humorista e autor) – Governo Sombra

«Temos um magnífico livro para ler: Assim Nasceu uma Língua, de Fernando Venâncio. É um ensaio que transporta em cada linha o entusiasmo que o autor tem pelo estudo da história da nossa língua, que sabe explicar clara e concisamente o que é confuso, que avança hipóteses histórico-linguísticas ainda pouco conhecidas do grande público e que não se furta à polémica, dando gosto de ler mesmo quando não se concorda necessariamente com tudo.»
Rui Tavares (historiador) – Público

«Fernando Venâncio é um linguista português de muitos saberes. Além de ser um homem culto e sábio – virtudes que nem sempre vêm juntas – tem esse raro don de saber contar o que sabe, que é o talento de converter o conhecimento num bem social e compartilhá-lo. Conta o nascimento do português com precisão, ligeireza e um certo humor que ajuda a desdramatizar assuntos que podiam ser, de outra forma, inutilmente polémicos».
Xosé Cermeño (escritor) - El Correo Gallego

«O relato de uma permanente inquietação: assim nos é apresentado o livro Assim Nasceu Uma Língua, de Fernando Venâncio, sobre as origens do português. E essa inquietação levou-o a concluir, aos 74 anos, uma obra a que nenhum linguista ainda se abalançara, embora pudesse tê-lo feito.»
Nuno Pacheco (jornalista) – Ípsilon, Público

«Um livro bem documentado que faz subir o moral».
Manuel Veiga Taboada (jornalista e escritor) – «Nós Diário» de Santiago de Compostela

«Se a ideia era observar as palavras, a missão foi cumprida a preceito. Sem nunca se tornar fastidioso ou aborrecido, este livro propõe de facto uma abordagem lexical muito abrangente.»
José Mário Silva (crítico literário e poeta) – Expresso

«Do princípio ao fim, o estilo pode surpreender, porque o tema era, até há poucos anos, dos mais sisudos, pelo menos, para quem o vê de fora dos círculos académicos; mas não decepciona quem já conhece este autor e procura uma abordagem irónica e não raro provocatória.»
Carlos Rocha (linguista) – Ciberdúvidas

«Um livro fascinante, culto, complexo, mas, ao mesmo tempo didático, acessível a qualquer falante do português. A obra, cheia de exemplos e curiosidades, não teme polémicas nem humor.»
Joana Emídio Marques (critica literária e autora) – Observador

Assim Nasceu uma Língua

Sobre as origens do português (6ª Edição)

de Fernando Venâncio

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897025105
Editor: Editora Guerra & Paz
Data de Lançamento: novembro de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 151 x 228 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 312
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Linguística e Filologia
EAN: 9789897025105
e e e e e

Também para leigos

lili

Muito bom, muito agradável de ler e muito fácil de compreender por qualquer leitor, mesmo leigo na matéria, agrada-me pelo conhecimento histórico que adquiri.

e e e e e

Leitura indispensável para todos os falantes da língua Portuguesa

C.L.

Ensaio de linguística sobre a língua portuguesa, em contra-corrente. Sobre a ideia das identidades nacionais Portuguesa e Galega, no longo desenrolar da História e contemporâneas. De leitura cadenciada nos primeiros capítulos, perde-se um pouco em redundância para o final, talvez hábitos de quem é professor e sabe que a repetição ajuda na memorização. Mas sempre com muito humor e muito bem fundamentada.

e e e e e

Super interessante

Vilma Rua

Sem duvida que a Língua portuguesa é muito complexa e rica. Este livro desvenda a origem e também a adaptação aos lugares e gentes.

e e e e e

Escavar as origens.

José Alberto Figueiredo

Trabalho de investigacao profundo e exaustivo mais apropriado para estudo de interessados em filologia ou estudiosos desta área a nivel superior.

e e e e e

"Assi naceu ua lingua"

Joaquim Silva

Coloquei este livro entre os melhores sobre nós os portugueses. Nasceu na antiga Galicia e chegou aos confins do mundo. Já repararam que o nosso substantivo "luar" não tem correspondência noutras línguas? Em espanhol diz-se "luz de luna"; em catalão, "llum de la lluna", em francês, "claire de lune", em inglês, "moonlight",… e por aí fora. Porquê? O livro explica-o bem.

e e e e E

história de Portugal noutra perspectiva

jose abel aguiar

interessante leitura, que nos permite ter uma visão diferente sobre a história de Portugal, pelo prisma da evolução linguística. Cito Fernando Pessoa: "Não tenho sentimento nenhum político ou social. Tenho, porém, num sentido, um alto sentimento patriótico. Minha pátria é a língua portuguesa"

e e e e e

Identidade

alexandre dale

Mesmo que a pátria já não seja o que era, embora sendo ainda a língua de alguém, mesmo que a frase pessoana chegue a soar a blague, a verdade é que a língua existe, é praticada milhões de vezes a cada segundo, e é acima de tudo ela que garante algum sentido identitário ao povo que habita esse território chamado Portugal, e outros pelo mundo fora. Dado que é como um organismo vivo, tem a sua história inscrita no tempo: nasceu, cresceu, vive e talvez um dia morra. Este livro conta essa história, de uma maneira entusiasmada, inteligente, cuidada e feliz. É um livro com o qual sabe bem conviver. Deviam oferecer um a cada português.

e e e e e

Importa saber

Maria Teresa Meireles

Assistimos aqui ao trabalho de parto e ao nascimento de uma língua que, infelizmente, encontramos a maioria das vezes amputada, cansada, mal-amada e sem brilho - uma língua exaurida e usada apenas superficialmente (ou de forma rudimentar e tacanha). Reconheçamos a originalidade da Língua Portuguesa; conheçamos as suas metamorfoses e orgulhemo-nos de a falar condignamente!

e e e e e

A nossa bela língua

Francisco Pereira

Este livro é uma extraordinária viagem ao passado da nossa língua. Escrito de forma fluída e atraente torna-se de fácil leitura para leigos e desafiante para entendidos na temática. Leitura obrigatória para quem gosta do Português.

e e E E E

Um livro sobre a lígua

Leitor do Comboio

São quinze capítulos, distribuídos por quatro partes (I: Antes do Português; II: Portugal Constrói uma Língua; III: O Galego e o Português; IV: Sós e Acompanhados), ao longo de 311 páginas para dizer que antes da fundação de Portugal já havia unidade linguística no Noroeste peninsular, que português e galego não são a mesma língua e que a relatinização do português não passou de uma castelhanização. Todos estes aspectos teriam merecido uma análise comparativa com o que se passou noutras geografias e cronologias (reconhecendo, por exemplo, o facto de os helenismos do português nos chegam via latim), mas o livro é mais a relação do português com o espanhol e o galego do que propriamente «Sobre as origens do português», anunciado no subtítulo. Segundo o próprio autor, a investigação exposta não é original, pois baseia-se nos trabalhos desenvolvidos, por exemplo e sobretudo, por Ivo Castro e por Esperança Cardeira (professores de história do Português da Faculdade de Letras de Lisboa). No entanto, Fernando Venâncio não deixa de lamentar em diversos momentos da obra a falta de estudos sobre a história do português, reclamando a originalidade da sua proposta, que de verdadeiramente original tem o recurso a bases de dados que permitem datar (com muitas suposições e mais dúvidas que certezas) a entrada das palavras na língua portuguesa escrita. Livros de ensaios em primeira pessoa já vimos outros lugares, mas é de saudar a forma clara com que o autor lida com a temática, embora, no meio de alguma ironia (que a contracapa intitula de «fino humor»), o leitor fique por vezes sem saber se o autor está a falar a sério ou a brincar, e isso é muito perigoso num texto que deveria ter uma leitura inequívoca. A obra (com pouquíssimas gralhas) tem revisão de uma lexicóloga, Ana de Castro Salgado, mas poderiam ter sido evitadas construções como «haveremos de» (p. 69) ou «indivíduos haverão sempre de conseguir» (p. 241). Não segue o acordo ortográfico (de que o Venâncio é opositor). Uma rica e adequada bibliografia surge nas páginas 293-309.

e e e e e

Boa leitura

Pedro Miguel Prada Belchior

Fernando Venâncio conta a história da origem do Português. Desfaz mitos nacionalistas, tanto lusos como galegos, sem papos na língua. Excelentemente documentado. Fácil leitura, mesmo para leigos. Recomendado a 100%

Fernando Venâncio

Fernando Venâncio (Mértola, 1944) inaugurou a sua carreira linguística aos dois anos de idade, quando passou do aconchego alentejano para a capital, extasiando-se com os modos de exprimir-se dos lisboetas. Aos dez anos, novo êxtase o esperava, agora em Braga, essa herdeira do território criador do idioma, e orgulhosa disso até à intolerância. Em 1970, quando Portugal se tinha tornado um fascinante mapa de falares, sotaques e soluções gramaticais, vai instalar-se num mundo inteiramente outro, o de língua neerlandesa. Aí se forma, em Amesterdão, em Linguística Geral, iniciando também a docência universitária em língua e cultura portuguesas: primeiro em Nimega, depois em Utreque, finalmente, e de novo, na capital holandesa. Nunca deixaram de inquietá-lo as formas e as estruturas da sua língua materna, e também os processos históricos na origem delas. Assim Nasceu Uma Língua é o relato, aqui e ali pormenorizado, dessa permanente inquietação.

(ver mais)
História do Português desde o Big Bang

História do Português desde o Big Bang

10%
Editora Guerra & Paz
14,00€ 10% CARTÃO
O Cânone

O Cânone

10%
Tinta da China
29,90€ 10% CARTÃO
portes grátis