História do Português desde o Big Bang
de Marco Neves
Sobre
o LivroA História do Português Desde O Big Bang visita a mais remota história da língua, muito antes do latim: mostra a origem das línguas da Europa, como se desenvolveu o português na Península, quem deu nome à língua, o que aconteceu no Brasil e como o português se transformou noutras línguas, os crioulos, que revelam muito mais sobre a humanidade do que pensamos.
No final, o livro também imagina como será a língua daqui a 500 anos, quando Os Lusíadas fizerem mil anos. Que língua se falará então?
Este livro baseia-se em ciências como a física e a biologia para contar a história da nossa língua. Só compreenderemos a origem do português se compreendermos a origem da humanidade e só compreenderemos o funcionamento da língua se compreendermos o cérebro humano e o Universo em que se insere.
A História do Português desde o Big Bang tem uma visão original da humanidade, plasmada numa ideia, a do círculo da traduzibilidade. O filho de qualquer ser humano pode aprender qualquer língua humana — e não aprende nenhuma linguagem animal, por mais que tente. Tudo o que um ser humano diz ou escreve pode ser traduzido para todas as línguas da humanidade, por qualquer pessoa, independentemente da raça ou do sexo. No entanto, a humanidade nunca poderia falar uma só língua. Estamos condenados a traduzir. Também por isso, a ideia da intraduzibilidade é profundamente contrária à ideia de humanidade.
Um livro que muda a nossa visão da língua e do mundo.
Uma livro com uma abordagem original e bem conseguida sobre a origem da nossa língua. Oferece-nos uma perspetiva ampla não só sobre a nossa língua, como procura responder a perguntas que nos intrigam, como, por exemplo, "Quando foram inventadas as palavras?" e "Porque não falamos todos as mesmas línguas?". Recomendado.
Partindo de um ponto pouco comum para explicar a evolução das línguas, o Big Bang, milhões de anos antes de sequer haver humanos, este livro consegue fazer da originalidade força e sentido. E de facto faz sentido começar aí para melhor se perceber a aleatoriedade da evolução das línguas e a sua universalidade. Tudo pode ser traduzido em qualquer língua humana é a principal lição aqui. Um ensaio muito agradável de ler, acessível a qualquer leitor. Quem gostou de "Assim nasceu uma língua" de Fernando Venâncio vai amar esta "História do Português desde o Big Bang", leituras que se completam, sendo esta mais agradável e provavelmente a melhor para começar.