As Voltas do Passado

A Guerra Colonial e as Lutas de Libertação

de Miguel Cardina e Bruno Sena Martins

editor: Tinta da China, junho de 2018
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Guerra Colonial e lutas de libertação: as memórias que não se podem perder.
Mais de 40 anos passados, o que sabemos de facto sobre a Guerra Colonial e as lutas de libertação? Que memórias guardamos, além dos relatos veiculados pelas versões oficiais? O que se terá perdido entre o amplo silenciamento de algumas vertentes do conflito? E que perspectivas nunca chegámos a considerar sobre o que se passou nos territórios bélicos de Angola, de Moçambique e da Guiné? Neste livro, cerca de 40 autores recuperam este passado recente, colocando lado a lado memórias difíceis e memórias heróicas, memórias «fortes» e memórias «fracas», as memórias da antiga metrópole e as memórias das antigas colónias. Assim se encontra um outro modo de contar Portugal e as diferentes nações africanas emergentes do colonialismo.

«A Guerra Colonial tem sido vista maioritariamente como um evento longo, único e relativamente homogéneo, iniciado em 1961 e terminado na sequência do 25 de Abril de 1974. […] Convocar as histórias que se cruzaram e as memórias que sobreviveram às várias latitudes da guerra é também uma forma de não obliterar os muitos tempos da violência colonial enquanto elemento constituinte da secular empresa ultramarina de Portugal, como bem nos lembram as impressionantes cifras do tráfico atlântico de escravizados.» —Miguel Cardina e Bruno Sena Martins, Introdução

As Voltas do Passado

A Guerra Colonial e as Lutas de Libertação

de Miguel Cardina e Bruno Sena Martins

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896714406
Editor: Tinta da China
Data de Lançamento: junho de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 139 x 208 x 23 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 360
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789896714406
e e e e e

Memórias complexas

Francisco Pereira

Excelente trabalho de recolha, não esgotando porém de forma alguma o tema, é antes um grande contributo para um aceitar do nosso passado recente que está por fazer, muitos dos que foram à guerra continuam a não ter paz. Indispensável.

e e e E E

PASSADO QUE NÃO PASSA

Luis Jorge

Uma excelente ideia de fazer uma recolha de memórias com tudo o que há de defeituoso, esquecido. alterado, aldrabado, real. É um ainda possível de quem vive e não esquece e quer dizer aos outros. Foi o que ficou . E tudo isto não foi há tanto tempo assim... Mais um livro possível e de interesse para as nossas pequenas histórias, bem ou mal contadas. Memórias?

Adeus, Até ao Teu Regresso

Adeus, Até ao Teu Regresso

10%
Livros Horizonte
13,12€ 10% CARTÃO
O Outro Lado da Guerra Colonial

O Outro Lado da Guerra Colonial

10%
A Esfera dos Livros
17,00€ 10% CARTÃO
portes grátis