As Guerras do Fado
Debates e polémicas sobre a Canção Nacional
editor:
Editora Guerra & Paz, março de 2019
‧
ver detalhes do produto
15,50€
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
GANHE ATÉ 10€
VENDA O SEU LIVRO
SINOPSE
Visto como um instrumento de controlo cultural da ditadura, o fado integrou o mito dos três efes: Fátima, futebol e fado. Porém, a verdade é que Salazar não gostava de fado. E o compositor Fernando Lopes-Graça, militante comunista, era da mesma opinião: o fado era uma «canção bastarda».
Hoje é um género respeitado e aplaudido, reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade, mas muitos foram os ataques de que o fado foi alvo desde que surgiu. Eça de Queiroz considerou-o uma «comédia». O pedagogo António Arroio propôs a troca do fado pelo canto coral, e o médico Samuel Maia acusou-o de fazer mal ao fígado… Muita gente se indignou ao ouvir Amália cantar Camões, e, no pós-25 de Abril, o fado foi confundido com a ditadura que acabara de ser derrubada. Gandhi, entre muito outros.
Hoje é um género respeitado e aplaudido, reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade, mas muitos foram os ataques de que o fado foi alvo desde que surgiu. Eça de Queiroz considerou-o uma «comédia». O pedagogo António Arroio propôs a troca do fado pelo canto coral, e o médico Samuel Maia acusou-o de fazer mal ao fígado… Muita gente se indignou ao ouvir Amália cantar Camões, e, no pós-25 de Abril, o fado foi confundido com a ditadura que acabara de ser derrubada. Gandhi, entre muito outros.
DETALHES
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 9789897024627 |
Editor: | Editora Guerra & Paz |
Data de Lançamento: | março de 2019 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 149 x 230 x 17 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 208 |
Tipo de produto: | Livro |
Classificação temática: | Livros em Português > Arte > Música |
EAN: | 9789897024627 |
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU
-
Memória do Fado: 1920-1950 (Intérpretes Masculinos)Ganhe até 10€Tradisom40,00€
-
Cem Anos D'O FadoGanhe até 10€ACD Editores25,01€