10% de desconto

As Gémeas de Auschwitz

Uma história real inesquecível

de Eva Mozes Kor e Lisa Rojany Buccieri

Livro eBook
editor: Alma dos Livros, setembro de 2019
Uma história notável de fé, sobrevivência e coragem.
«Se eu tivesse morrido, Mengele teria dado uma injeção letal à minha irmã para fazer uma autópsia dupla. Só me lembro de repetir para mim mesma: tenho de sobreviver, tenho de sobreviver.»
Eva Mozes Kor

As portas do vagão abriram-se pela primeira vez em muitos dias e a luz do dia brilhou sobre nós.
Agarrei bem a mão da minha irmã gémea quando nos empurraram para a plataforma.

- Auschwitz? É Auschwitz? Que sítio é este?
- Estamos na Alemanha - foi a resposta.

Na verdade, estávamos na Polónia, mas os Alemães tinham invadido a Polónia. Era na Polónia alemã que se situavam todos os campos de extermínio.
Os cães rosnavam e ladravam. As pessoas do vagão começaram a chorar, a berrar, a gritar todas ao mesmo tempo; todos procuravam os seus familiares à medida que eram afastados uns dos outros. Separavam homens de mulheres, filhos de pais.

Um guarda que ia a passar a correr parou bruscamente à nossa frente. Olhou para Miriam e para mim nas nossas roupas a condizer: «Gémeas! Gémeas!», exclamou. Sem dizer uma palavra, agarrou em nós e separou-nos da nossa mãe. Miriam e eu gritámos e chorámos, suplicámos, as nossas vozes perdidas entre o caos, o barulho e o desespero, tentando chegar à nossa mãe, que, por sua vez, tentava seguir-nos, de braços estendidos, com outro guarda a retê-la.

Miriam e eu tínhamos sido escolhidas. De repente, estávamos sozinhas. Tínhamos apenas dez anos. E nunca mais voltámos a ver nem o nosso pai nem a nossa mãe.

As Gémeas de Auschwitz

Uma história real inesquecível

de Eva Mozes Kor e Lisa Rojany Buccieri

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898907868
Editor: Alma dos Livros
Data de Lançamento: setembro de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 234 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 184
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
EAN: 9789898907868
e e e e e

Uma história real e cruel

Margarida P.

Só sei que a escrita foi tão viciante que li o livro em 3h… uma história real e cruel que conta a vida de Eva, uma das muitas gémeas de Auschwitz… Uma escrita incrível que nos faz querer ler mais e mais até acabar o livro. O testemunho de uma mulher forte, determinada e muito corajosa que nunca desistiu…

e e e e e

Uma mensagem espectacular

_o_mundo_da_leitura

Este livro é um pouco "pesado", principalmente porque fala sobre duas meninas de apenas 10 anos que se viram obrigadas a separar-se dos pais e serem submetidas a imensas experiências.... mas a escrita é muito simples fazendo com que percebamos tudo o que é descrito. Admiro muito a força de vontade e coragem que Eva e Miriam tiveram para sobreviver a tudo pelo que passaram, e a todas as experiências que Mendele as submeteu. Custa-me saber pelo que todas as pessoas foram obrigadas a passar naqueles campos de concentração…mas custa-me ainda mais saber que crianças tão pequenas, tiveram de passar por aquilo tudo. Gostava bastante ter a capacidade de perdoar, tal como, Eva conseguiu perdoar aqueles que tão mal lhe fizeram. Este livro é dedicado a todos os jovens, com uma mensagem muito bonita...

e e e e E

Arrepiante

Carla

Uma história arrepiante contada em primeira mão por quem passou pelas atrocidades de Auschwitz.

e e e e e

Que nunca se esqueça o que aconteceu...

Blogger Liliana Carvalho

Adorei esta leitura e sinto-me honrada por a história de vida de Eva e da irmã Miriam e através da sua partilha a história de vida de tantos outros agora fazerem parte de mim. Dou é por mim cada vez mais chocada não com os descumunais actos de crueldade, como enfiarem milhares de pessoas em câmaras de gás ou em carruagens de gado em comboios - que choca, chocará sempre - mas o que mais me arrepia ultimamente são as pequenas coisas, pequenos desabafos de quem viveu em primeira mão aqueles tempos, aquela perseguição, pequenos actos de crueldade, o cruel que as crianças conseguem ser umas com para as outras, o influenciável que as pessoas são, o horrível relato da propaganda antissemita nazi, castigos como ajoelhar crianças em cima de grãos de milho seco, atirar água para o chão no meio de pessoas a morrer de sede... as pequenas formas de como a dignidade humana sucumbe, por vezes quase sem nos darmos conta... isso é o que me choca mais, ultimamente... Este livro lê-se de uma forma muito íntima e fraterna, como se a autora estivesse a falar connosco directamente, contando-nos as suas memórias, como se de uma conversa se tratasse, lembrou-me as conversas que costumo ter com a minha avó, especialmente aquando o uso das expressões - naquele tempo não havia isto e aquilo que vocês têm agora... - A Eva é uma mulher cá das minhas, cheia de garra, coragem e teimosia. Esta é uma leitura íntima e acessível, perfeitamente indicada para quase todas as idades, até mesmo as crianças que já começaram a ler Anne Frank esta é uma leitura perfeitamente adequada, ou para quem queria ler sobre o tema, mas sem ser uma leitura demasiado pesada, esta é a leitura ideal, é um relato carregado de memórias, sentimentos e emoções que não deixa esquecer o que aconteceu, para que não se torne a repetir...

e e e e e

Muito bom! Recomendo!

Sandra Cavaleiro | Leituras descomplicadas

"As gémeas de Auschwitz" traz-nos o relato de duas sobrevientes deste campo e das experiências médicas de Josef Mengele. Um livro direccionado a um público mais jovem mas que recomendo a todos a leitura. É o tipo de relato de vida que todos deveríamos ler para que estes acontecimentos não se repitam. Muito bom este livro!

e e e e E

Fácil leitura

SP

Livro escrito na primeira pessoa por uma das gemeas que foram levadas para Auschwitz e onde foram alvo de experiências que ainda hoje são desconhecidas. Eva Mozes, falecida no ano passado, deixa nos o seu ponto de vista de como foi viver esta parte horrível da história, como foi sufocante tomar conta de si e da sua irmã gemea para que sobrevivessem. Para quem já leu outros livros escritos por sobreviventes, como eu, noto que este livro não vem acrescentar nada de novo à informação que já tinha, no entanto, parece me um bom livro para quem se está a iniciar no tema. Com letra grande, poucas páginas e ilustrado com fotografias da época, torna-se de fácil leitura.

e e e e e

Mais uma história que marca

SAV

Li numa tarde. A leitura flui. É simples e despretensiosa. E triste. Porque sabemos que esta é só uma história no meio de tantas outras de igual dor, sacrifício e sofrimento. Todos os livros sobre Auschwitz deviam ser obrigatórios, porque são os verdadeiros livros da História.

e e e e E

Livro leitura Obrigatória

Ana Costa

Livro fantástico, temos a prespectiva de Eva , de tudo que lhe aconteceu. Leitura fácil e escrita simples. Livro que todos deveriam ler.

e e e E E

Tépido

As Leituras da Ana (Ana Vieira)

Esta leitura não me emocionou ou chocou como outros livros que retratam o tema do Holocausto e do sofrimento dos Judeus (como, por exemplo o livro “O Rapaz que Seguiu o Pai para Auschwitz”, de Jeremy Dronfield). Ainda que esta seja uma história verídica, contada pela voz de Eva (uma gémea que esteve com a sua irmã Miriam e outras pessoas na caserna reservada a gémeos para experiências laboratoriais com o Dr. Josef Mengele, onde muitas das quais faleceram vítimas desses mesmos experimentos), a verdade é que esta narrativa não conseguiu produzir em mim os mesmos sentimentos de indignação, repúdio ou nojo e raiva/ódio como o que outros livros deste género me fizeram sentir. É uma leitura que se lê com rapidez, por diversos motivos (a letra grande; as poucas páginas, ainda floreadas com imagens de fotografias da família das gémeas cuja história é aqui retratada e a escrita simples das autoras). Um livro que se lê com algum entusiasmo, mas não passa disso mesmo. Creio que é um livro que não vai deixar memória ou um impacto para futuramente comparar positivamente com outras leituras deste segmento. Se pretendem uma leitura simples, rápida, sem grandes desenvolvimentos históricos ou impactante… leiam e desfrutem!

e e e e e

De leitura obrigatória

Cris Lopes

Um livro que recomendo vivamente, a escrita é simples e rápida de ler. Fiquei com muita curiosidade em saber mais sobre a vida da Eva e sobre o tema. Estas coisas não se podem esquecer, tem que existir mais livros sobre Auschwitz.

e e e e e

Arrepiante!

Sandra Almeida

Uma história horrenda mas real, que relata na primeira pessoas as monstruosidades que, neste caso, os gémeos, viveram em Auschwitz. Leitura imperdível.

e e e e e

O conhecimento.

Albertina RAMOS

Estou a gostar, este livro vem de encontro ao conhecimento geral sobre o tema do Nazismo.

e e e e e

Inesquecível

Sandra Lemos

Um retrato de uma época que eterniza de uma forma atroz a história mundial, num período em que, apesar do terror, se soube amar e respeitar o próximo.

e e e E E

Mais um testemunho para não esquecer

Rita Oliveira

Desde que tenho gémeas que agarro tudo o que tenha gémeos pelo meio, e este livro tem a vantagem de abordar o Holocausto, tema que sempre me interessou bastante. Já sabia que o doutor Mengele tinha uma fixação por gémeos, com os quais podia fazer experiências sempre com diferentes variáveis disponíveis, mas não sabia em concreto que tipo de coisas fazia, e que quando um gémeo morria o outro deixava de ter préstimo. Mas, à parte uma pequena percentagem do livro que aborda estas experiências, é mais uma história de sobrevivência, neste caso em concreto de uma criança de 10 anos que se reveza para sobreviver e manter viva e motivada a sua irmâ gémea. Eva Mozes Kor dedicou o resto da vida a divulgar a sua história, fundando inclusive a CANDLES (Children of Auschwitz Nazi Deadly Lab Experiments Survivors) e um museu do Holocausto em Indiana, EUA. Resumindo, é mais uma história interessante mas que não acrescenta muito de novo ao que já sabia sobre Auschwitz. Mas bom para quem está a começar a entrar no tema.

e e e e e

Muito bom

Liliana Antonio

Uma ótima leitura

e e e e e

Maravilhoso

Fátima Cardoso

Livro muito bom e que se lê de uma vez só!

e e e e E

Mais um livro para refletir

Msanfins

Uma leitura fácil mas que nos faz refletir sobre este triste momento histórico.

e e e e e

Opinião

Ana Cabral

Adoro o Livro, estou a adorar Ler, recomendo, conta como os Judeus sofreram com o Holocausto e a História magnífica de como as Gémeas foram separadas das suas Famílias. Um Livro que vale a pena Ler e Reler e maravilhoso

e e e e E

As Gémeas de Auschwitz

Paula Pinto

Emocionante.

e e e e e

O drama do dia a dia em Auschwitz

A.Pais

A realidade de uma história sobrevivência, numa realidade inimaginável.

e e e e E

Gêmeas de auschwitz

Rosa Silva

Muito bom.

e e e e e

Oferta

Lina Alves

A pessoa a quem ofereci adorou

e e e e e

Uma lição da vida

Francisco Morgado

Mais uma história única que decorreu na 2a Guerra Mundial e nos deixa tudo menos indiferentes. A resiliência e a persistência de não se desistir perante a adversidade e mais importante - perante a nossa família. Uma história incrível e não só - tão incrível foi o que aconteceu depois dela.

A Rapariga Esquecida

A Rapariga Esquecida

10%
Vogais
19,45€ 10% CARTÃO
portes grátis
Clara - A Menina Que Sobreviveu ao Holocausto

Clara - A Menina Que Sobreviveu ao Holocausto

10%
Edições Asa
16,90€ 10% CARTÃO
portes grátis