As Empresas Públicas nos Tribunais Administrativos

de Miguel Assis Raimundo

editor: Edições Almedina, novembro de 2007
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

Contributo para a delimitação do âmbito da jurisdição administrativa face às entidades empresariais instrumentais da administração pública

Uma das questões colocadas pela utilização da figura da empresa pública, que hoje volta a assumir enorme relevância, é a da determinação da jurisdição competente para resolver os litígios relacionados com essas entidades.
Assim, a presente obra tenta contribuir para a clarificação da questão de saber quais os litígios envolvendo empresas públicas que devem ser julgados pelos tribunais administrativos. Para isso, são abordados os pontos de contacto entre a noção fundamental de relação jurídica administrativa e os momentos relevantes da "vida" das empresas públicas. Desta forma, procura-se a conciliação daqueles que são os valores em presença: a segurança jurídica na determinação do tribunal competente, e a conveniência em assegurar a existência de um tribunal especializado para garantir a efectiva concretização das vinculações jurídico-públicas a que toda a empresa pública está sujeita.

Parte I
O cruzamento dos critérios orgânicos e funcionai na noção de empresa pública

Parte II
O âmbito da jurisdição administrativa e as empresas públicas

As Empresas Públicas nos Tribunais Administrativos

de Miguel Assis Raimundo

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724032436
Editor: Edições Almedina
Data de Lançamento: novembro de 2007
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 229 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 412
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Direito > Direito Administrativo
EAN: 9789724032436
Miguel Assis Raimundo

Docente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde 2006, sendo, atualmente, Professor Auxiliar (desde março de 2012), com atividade de docência, ao nível de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, nas disciplinas de Direito dos Contratos Públicos, Direito Administrativo, Contencioso Administrativo, Direito Constitucional e Direitos Fundamentais. Advogado e Jurisconsulto.

(ver mais)