As Empresas Públicas nos Tribunais Administrativos Livro
de Miguel Assis Raimundo
Sobre
o LivroContributo para a delimitação do âmbito da jurisdição administrativa face às entidades empresariais instrumentais da administração pública
Uma das questões colocadas pela utilização da figura da empresa pública, que hoje volta a assumir enorme relevância, é a da determinação da jurisdição competente para resolver os litígios relacionados com essas entidades.
Assim, a presente obra tenta contribuir para a clarificação da questão de saber quais os litígios envolvendo empresas públicas que devem ser julgados pelos tribunais administrativos. Para isso, são abordados os pontos de contacto entre a noção fundamental de relação jurídica administrativa e os momentos relevantes da "vida" das empresas públicas. Desta forma, procura-se a conciliação daqueles que são os valores em presença: a segurança jurídica na determinação do tribunal competente, e a conveniência em assegurar a existência de um tribunal especializado para garantir a efectiva concretização das vinculações jurídico-públicas a que toda a empresa pública está sujeita.
Parte I
O cruzamento dos critérios orgânicos e funcionai na noção de empresa pública
Parte II
O âmbito da jurisdição administrativa e as empresas públicas