Antes da Queda Livro
de Noah Hawley; Tradução: Marta Mendonça
Sobre
o LivroPara chegar à verdade é preciso um herói.
Numa noite nebulosa de verão, onze pessoas partem de Martha's Vineyard a bordo de um jato privado rumo a Nova Iorque. Dezasseis minutos após a descolagem, o avião mergulha no oceano. Há apenas dois sobreviventes: Scott Burroughs, um pintor desconhecido e fracassado, e um menino de quatro anos, agora o único membro de uma poderosa família do ramo das telecomunicações.
Ao longo de capítulos que alternam entre o rescaldo da tragédia e as histórias de vida de cada um dos passageiros e membros da tripulação, vai-se aprofundando o mistério em torno do acidente. Estranhas coincidências acabam por apontar para uma conspiração.
A riqueza e o poder de alguns dos passageiros geram as teorias mais variadas sobre a queda da aeronave. Será que tantas pessoas influentes morreram por mero acaso? Ou terá sido por vingança?
Enquanto Scott se confronta com os efeitos da inevitável exposição mediática subsequente à tragédia, as autoridades tentam apurar a verdade sobre o acidente.
Um thriller apaixonante, de leitura compulsiva, que nos leva a refletir sobre a natureza humana, o destino e os laços intrincados que nos unem uns aos outros.
New York Times
«Um thriller brilhante, intenso e inteligente.»
Evening Standard
«Um livro com uma escrita notável e profundamente estimulante.»
The Guardian
«Sagaz e envolvente - catártico¿ um romance sobre o fosso entre perceção e verdade, e as pessoas que caem dentro dele.»
Wall Street Journal
«A prosa sublime de Noah Hawley brilha a cada página deste thriller literário de excelente qualidade e sem nunca perder a consistência.»
Daily Mail
Livro de leitura viciante e com um final nada óbvio. Gostei muito.
Estava com algumas expectativas em relação ao livro por ter estado nomeado para tantos prémios. Não digo que tenha sido mau, antes pelo contrário, foi bom e de uma maneira geral faz-nos pensar. No entanto ficou aquém das expectativas criadas. É fácil de ler e de perceber. Estive sempre a imaginar um final diferente ao longo do livro e se calhar fiquei um pouco desapontada quando cheguei ao fim.
Uma boa história de suspense, que se lê cada página com vontade de passar para a próxima. O tema atrai porque é actual e vai de encontro ao que pode acontecer a quem anda de avião, além disso a sobrevivência numa situação idêntica é sempre a esperança que nunca desaparece.