10% de desconto

Alegorizações

Quase nada na vida é apenas o que parece

de Jan Morris
editor: Tinta da China, junho de 2023
18,90€
17,01€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
PORTES GRÁTIS
O livro intencionalmente póstumo da grande escritora e viajante.

Publicado um ano depois da sua morte, aos 94 anos, Alegorizações é o derradeiro testemunho de Jan Morris, uma das maiores cronistas do século xx. Soldado, jornalista, historiadora, viajante, autora de 40 livros, Jan Morris teve uma vida extraordinária e presenciou muitos acontecimentos históricos, como a primeira escalada do Evereste ou a Revolução Cubana. Agora, em Alegorizações, livro publicado a título póstumo a seu pedido, a autora partilha os significados e as alegorias que foi identificando em momentos marcantes da sua vida.

Das viagens e das cidades que amou ao fascínio por grandes navios, da identidade aos espirros, das leituras ao conforto das botijas de água quente, da importância de uma boa ópera à importância de uma boa marmalade, Alegorizações é o registo da visão do mundo de Jan Morris, uma visão única, generosa e inquisitiva.

«Ao longo dos anos fui compondo este livro. Tendo em conta a minha vida peripatética, organizei-o em torno de um tema de viagens; e como era um livro em constante evolução, por assim dizer, ao qual iria acrescentar pormenores, artigos e reflexões para o resto da minha vida, sugeri aos meus editores que talvez fosse preferível publicá-lo a título póstumo. Por isso, embora esteja a escrever estas palavras num dia soalheiro de Primavera, no País de Gales, e veja cordeiros pela minha janela e a Elizabeth me esteja a chamar neste preciso momento para almoçar, quando me lerem já terei partido!»

Alegorizações

Quase nada na vida é apenas o que parece

de Jan Morris

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896717483
Editor: Tinta da China
Data de Lançamento: junho de 2023
Idioma: Português
Dimensões: 144 x 211 x 16 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 224
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
EAN: 9789896717483

SOBRE O AUTOR

Jan Morris

Jan Morris (1926-2020) nasceu em Clevedon, Inglaterra, filha de pai galês e de mãe inglesa, com o nome de James Humphrey Morris. Apesar da identidade masculina, percebeu «aos três, talvez quatro anos», que tinha nascido «no corpo errado», concluindo a transição para o sexo feminino em 1972. Estudou história em Oxford e aos 17 anos ingressou no Exército inglês. Depois de deixar a vida militar, dedicou-se ao jornalismo e integrou a redação do The Times. Publicou o primeiro livro, na sequência de uma visita aos EUA, em 1956. Daí em diante, escreveu dezenas de relatos de viagens, livros de história e ensaios, dois romances e uma coletânea de contos. Na Tinta-da-china, foram já publicados Veneza, Hav, Espanha, Manhattan ’45, Conundrum e Trieste. Passou os últimos anos da sua vida no País de Gales, na companhia de Elizabeth Tuckiness, com quem se tinha casado em 1949 e com quem teve cinco filhos. Em 2008, o The Times incluiu-a entre os 15 maiores escritores britânicos do pós-guerra e, em 2018, foi distinguida com o Prémio Edward Stanford, pelo seu contributo ímpar para a literatura de viagens.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU