10% de desconto

A Supervisão na Formação de Professores II

Da Organização à Pessoa

Livro 8

de Júlia Oliveira-Formosinho

editor: Porto Editora, maio de 2002
A Supervisão na Formação de Professores II
Da Organização à Pessoa

O conceito de supervisão tem estado, em Portugal, confinado à orientação da prática pedagógica na formação inicial de professores e educadores. O movimento da autonomia das escolas, com a sua consequente responsabilização, é, em si mesmo, reflexo de uma nova concepção do papel da escola na sociedade que tem traduções no âmbito da supervisão. O alargamento do âmbito da supervisão à formação contínua de professores e a reconceptualização das funções do supervisor como membro do corpo docente da escola poderão trazer uma mais-valia aos contextos de desenvolvimento profissional dos professores.
Mantendo como objecto essencial da actividade supervisiva a qualidade da formação dos professores e do ensino que estes praticam, a supervisão deve ser vista não simplesmente no contexto da sala de aula, mas no contexto mais abrangente da escola, como lugar e tempo de aprendizagem para todos (crianças e jovens, educadores e professores, auxiliares e funcionários) e como lugar e tempo de aprendizagem para si própria, como organização qualificante que, também ela, aprende e se desenvolve.

Isabel Alarcão

Colecção Infância

Alguns chamaram ao século XX o século da infância.
De facto, ele viu nascer investigação significativa sobre a criança. Assistiu também ao desenvolvimento da educação pré-escolar.
A Colecção Infância, lançada no final do século da criança, visa contribuir para a qualidade da educação de infância vista como a primeira etapa da educação básica.

A Supervisão na Formação de Professores II

Da Organização à Pessoa

de Júlia Oliveira-Formosinho

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-34458-8
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: maio de 2002
Idioma: Português
Dimensões: 174 x 253 x 19 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 224
Tipo de produto: Livro
Coleção: Infância
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Políticas Educacionais e Administração Escolar
EAN: 978972034458810
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Júlia Oliveira-Formosinho

Professora aposentada da Universidade do Minho e professora da Universidade Católica Portuguesa. Fundadora da Associação Criança onde dirige o Centro de Investigação. Membro da Direção da EECERA (European Early Childhood Research Association) onde é responsável pelos números monográficos da respetiva revista. Diretora da Coleção Infância da Porto Editora onde se publicaram até ao momento 18 volumes. Na sua colaboração internacional destacam-se as redes de pesquisa com o Brasil (Universidade de São Paulo), Espanha (Universidade de Santiago de Compostela) e Inglaterra (CREC, Birmingham). Entre a sua extensa publicação salienta-se a última Assessment and evaluation for transformation in Early Childhood, Routledge, 2016.

(ver mais)