A Obsessão da Portugalidade

de Onésimo Teotónio Almeida
Livro eBook
editor: Quetzal Editores, fevereiro de 2017
18,80€
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Enquanto meio mundo se consome na busca de uma identidade - deficitária, perdida, indefinida -, Portugal tem demasiada identidade, e cuida-a com excessivos desvelos sentimentais e saudosistas. Uma manifestação superficial disso será, por exemplo, a paroxística paixão recente pelo fado e seus novos intérpretes, que brotam do chão a cada hora que passa. Onésimo vai mais fundo e, no tom (certo) que lhe é próprio, com a clareza que a distância lhe permite, e a sua mistura habitual de humor e erudição, analisa e disseca os nossos meandros identitários.

A Obsessão da Portugalidade

de Onésimo Teotónio Almeida

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897223440
Editor: Quetzal Editores
Data de Lançamento: fevereiro de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 237 x 31 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 336
Tipo de produto: Livro
Coleção: Língua Comum
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789897223440
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

o que é isso, a portugalidade?

Artur Manso

Este é mais um ensaio, ou um conjunto de ensaios, centrado no que é ser português, que ao contrário do que o título sugere, nunca foi uma obsessão. Como aqui fica bem demonstrado, mesmo que não seja intenção do autor, um interesse pelo Ser de Portugal e dos Portugueses, ao longo da história, pouco interessou às massas, tendo apenas "entretido" em épocas específicas um reduzido número de intelectuais. Fica mais uma vez demonstrado que a pergunta pelo Ser é a mais importante questão da Filosofia e como Portugal sempre foi avesso ao pensamento de matriz filosófica, tais questões nunca preocuparam os portugueses, a não ser em número residual.

Questões de identidade

Gabriela Silva, pesquisadora e professora de literatura portuguesa.

Onésimo Teotonio de Almeida é um intelectual com uma trajetória rica em pesquisas e ideias sobre o pensamento português. Suas construções ensaísticas versam sobre temas variados, relacionados à cultura e a literatura portuguesa. Seu último livro de ensaios discute a questão da portugalidade, focalizando no aspecto da identidade, elemento fulcral para que se entenda a literatura e o pensamento português. Recorre a aspectos temáticos como a saudade, lusofonia e históricos. É um livro essencial para estudiosos de literatura, é um livro essencial para pensadores que desejam conhecer sobre a identidade portuguesa.

SOBRE O AUTOR

Onésimo Teotónio Almeida

Onésimo Teotónio Almeida nasceu nos Açores (São Miguel), em 1946, e reside desde 1972 nos Estados Unidos. Doutorou-se em Filosofia na Universidade de Brown (Providence, Rhode Island) e aí foi catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, lecionando também no Wayland Collegium for Liberal Learning e no Renaissance and Early Modern Studies Program da mesma universidade durante meio século. A Brown concedeu-lhe uma cátedra honorária, a Royce Family Professorship in Teaching Excellence. É doutor honoris causa pela Universidade de Aveiro e pela Universidade Lusófona. Foi orador oficial do 10 de Junho de 2018. Divide-se entre a escrita livre (crónica, conto, teatro, prosemas) e o ensaio, que ocupa o lugar central. Na Quetzal publicou Despenteando Parágrafos, A Obsessão da Portugalidade, O Século dos Prodígios e Diálogos Lusitanos.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU