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A Modernidade: Um Projecto Inacabado

(2ª Edição)

de Jürgen Habermas

editor: Nova Vega, junho de 2017
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O presente texto, decorrente do discurso que Jürgen Habermas proferiu em Setembro de 1980, na cidade de Francoforte, quando foi galardoado com o Prémio Theodor W. Adorno, é de uma importância fundamental porquanto, para além de ser um texto lapidar, foi ins-pirador de uma das suas principais e mais relevantes obras: O Discurso Filosófico da Modernidade. A sintonia de pensamento que nalguns aspectos o aproxima de Adorno, é por muitos encarada como um tributo à teo- ria crítica deste filósofo. Com efeito, a afirmação de Habermas de que as promessas da era do iluminismo ainda estão por cumprir, albergando um potencial no sentido de melhorar a condição humana apesar das patologias da modernidade, vai ao encontro da teoria negativa de Adorno. Num conceito partilhado, a modernidade não pode ser reduzida a uma lógica binária baseada na coincidência e na totalização, manifestando-se antes através de uma ambivalência não linear entre o universal e o particular. O que suscita a Habermas duas questões fulcrais: Será a Modernidade tão passé como afirmam os pós-modernos? Ou será a tão proclamada Pós-Modernidade, pelo seu lado, simplesmente phony?

A Modernidade: Um Projecto Inacabado

(2ª Edição)

de Jürgen Habermas

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726999850
Editor: Nova Vega
Data de Lançamento: junho de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 110 x 192 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 80
Tipo de produto: Livro
Coleção: Passagens
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Filosofia
EAN: 9789726999850
Jürgen Habermas

Filósofo, sociólogo, jornalista e professor universitário, Jürgen Habermas, nascido em Düsseldorf (Alemanha) em 1939 é um dos mais importantes pensadores da atualidade. Em tempos assistente de Adorno na Universidade de Frankfurt, e ocupante da cátedra de Horkheimer, é atualmente considerado o legítimo herdeiro destes seus mestres, em especial na valorização do papel da razão e da opinião pública - fonte comunicacional da razão - e no esboço de uma teoria comunicativa que aponta para a reconstrução da moralidade e da legitimação do direito.

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