10% de desconto

A Educação de Eleanor

de Gail Honeyman

Livro eBook
editor: Porto Editora, maio de 2017
Costa Award para Primeiro Romance
Livro do Ano British Book Awards
Livro do Ano da Livraria W H Smith
Nomeado para Livro do Ano pela Goodreads


Eleanor Oliphant tem uma vida perfeitamente normal - ou assim quer acreditar. É uma mulher algo excêntrica e pouco dotada na arte da interação social, cuja vida solitária gira à volta de trabalho, vodca, refeições pré-cozinhadas e conversas telefónicas semanais com a mãe.

Porém, a rotina que tanto preza fica virada do avesso quando conhece Raymond - o técnico de informática do escritório onde trabalha, um homem trapalhão e com uma grande falta de maneiras - e ambos socorrem Sammy, um senhor de idade que perdeu os sentidos no meio da rua.

A amizade entre os três acaba por trazer mais pessoas à vida de Eleanor e alargar os seus horizontes. E, com a ajuda de Raymond, ela começa a enfrentar a verdade que manteve escondida de si própria, sobre a sua vida e o seu passado, num processo penoso mas que lhe permitirá, por fim, abrir o coração.

«Fiquei verdadeiramente entusiasmada por saber que "A Educação de Eleanor" é o Livro do Ano das livrarias W H Smith. Adorei lê-lo e sei que todas as pessoas que o leram também o adoraram. É um vencedor mais do que justo.»

Sue Scholes, responsável de ficção das Livrarias WH Smith

«Uma voz original e magnífica a descrever a solidão: solucei sem parar.»

Cathy Rentzenbrink

«Eleanor é uma mulher marcada por uma solidão profunda e pelas sombras de uma infância devastadora, que nem suporta recordar. Pouco a pouco, e demonstrando uma coragem extraordinária, Eleanor começa a despojar-se das várias camadas de torpor em que se protegera, permitindo que outras pessoas se aproximem dos seus sentimentos e abrindo caminho para uma vida de que ela considerava ser indigna. Engenhoso, bondoso e verdadeiramente tocante; adorei este livro.»

Paula McClain

«Eleanor é deliciosamente divertida e as suas observações puritanas sobre a vida quotidiana revestem-se de um humor travesso muito refinado. Os leitores sentir-se-ão atraídos pela história trágica desta mulher – que vai revelando aos poucos o seu passado e as razões que a tornaram afinal tão singular – e alegrar-se-ão por ver Eleanor a transformar o seu passado escuro num futuro bem mais brilhante.»

The Booklist

«Eleanor Oliphant é uma personagem literária deveras original: divertida, tocante e imprevisível.»

Jojo Moyes

«Uma análise incrível, literária e, não obstante, divertidíssima, sobre a solidão e o impacto que um pequeno gesto de bondade pode ter na vida de uma pessoa.»

Goodreads

«Um prazer absoluto! De rir às gargalhadas. E muito comovente.»

Daily Express

«Um livro que tem tanto de perspicaz e de sério quanto de divertido e de cativante.»

The Observer

De uma forma sensível, real dura e até com sentido de humor, somos levados a conhecer o lado dos que ficam após um acontecimento terrível. É uma visão diferente, que nos faz pensar sobre as marcas que as más ações dos outros nos podem deixar. Esta é uma leitura que toca e que dificilmente será esquecida.. Adorei “A Educação de Eleanor” e recomendo a todos os que gostam de personagens desafiantes e de histórias que chegam ao coração.

Blogue Uma Biblioteca em Construção

é muito mais do que a história de uma mulher que conhece um homem e que ajuda outro – ainda que de forma forçada. Este livro é uma história de salvação, de luta e da capacidade de autocrítica suficiente que permita percebermos quem somos, o que fazemos mal, o que queremos e, por fim, definir o que podemos mudar.

Blogue Folhas de Papel

"A Educação de Eleanor" é um daqueles livros especiais que nos aparecem de vez em quando e que nos fazem encarar a vida de forma diferente. Mais que uma história sobre uma mulher fragilizada e com capacidades sociais invulgares, esta é uma maravilhosa reflexão sobre a vida, em todo o seu encanto e complexidade, e sobre o poder que cada pequena boa ação pode gerar. Adorei e recomendo!

Blogue Dream Pages

Há ao longo de todo este livro, e em reflexo da vida da sua protagonista, uma dualidade complexa, assente num equilíbrio delicado. […] O contraste dificilmente podia ser maior e a delicadeza com que a autora equilibra estas duas facetas, proporcionando momentos de humor e de emoção, arrancando gargalhadas ou fazendo com que o coração se aperte um bocadinho, é um dos aspectos mais memoráveis nesta leitura.

Blogue As Leituras do Corvo

A Educação de Eleanor

de Gail Honeyman

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-04898-1
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: maio de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 235 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 328
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 978972004898113
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Triste...mas bom

Elisa

Eleonor é uma pessoa que tem uma rotina peculiar. Casa-trabalho sem desvios de espécie alguma, excetuando o habito de beber aos fins de semana. Com temas pesados no seu centro, temos alturas de gargalhar com a candura de Eleonor. É um livro que tanto nos dá vontade de rir como na passagem seguinte ficamos tristes. Recomendo.

e e e e e

Maravilhoso

Sandra C.

Eleanor Oliphant tem 30 anos, vive sozinha, trabalha num escrito´rio, cumpre todos os dias os seus horários e rotinas, na~o tem amigos e nem faz muita questa~o de se relacionar com os outros, para ale´m do estritamente necessa´rio. O que para a maioria das pessoas e´ “normal”, para ela e´ só estranho, questiona´vel e difi´cil de entender. Ao longo do livro acompanhamos uma evolução e mudança na relac¸a~o da personagem com os outros e com o mundo, desencadeadas por novas pessoas e eventos na sua vida, que alteram as suas rotinas e que a fazem ver as pequenas coisas de uma forma diferente...pessoas que “a tornam brilhante“. Acima de tudo Eleanor comec¸a a olhar para si e a acreditar nela pro´pria. Neste processo de reconstruc¸a~o, Eleanor tambe´m e´ levada ao seu passado sombrio, que vamos conhecendo e assim percebendo a sua personalidade ta~o peculiar e exce^ntrica. É difícil não nos apaixonarmos por Eleanor, sem dúvida, conquistou um lugar bem destacado nas minhas personagens favoritas de sempre, daquelas que nunca esquecerei e com quem, apesar de ficti´cia, criei uma ligac¸a~o que so´ leitores entendem. Que livro absolutamente maravilhoso!!É já um dos meus favoritos do ano e de sempre!! Uma escrita brilhante, que cativa o leitor, com algum miste´rio e com um humor inteligente. Hilariante e ao mesmo tempo emocionante, um misto entre o divertido e o triste que me levou do riso a`s la´grimas. Se ainda na~o o leram por favor na~o esperem mais, como e´ que eu na~o o li antes!!?? Tudo o que possa dizer sobre este livro nunca sera´ o suficiente, mas tenho mesmo de fazer referência a esta passagem do livro que fala do “velho e fiel amigo” de Eleaonor, o livro Jane Eyre (outra obra e personagem inesquecíveis para mim): ”Jane Eyre. Uma crianc¸a estranha e difícil de amar. Uma filha u´nica, solita´ria. Forc¸ada a lidar com tanto sofrimento em ta~o tenra idade - o rescaldo da morte, a ause^ncia de amor”

e e e e E

Diferente

Daniela M.

Através desta leitura conseguimos penetrar no mundo de Eleanor, uma jovem com imensas dificuldades de socialização e baixa auto-estima. Infelizmente não consegui estabelecer uma ligação com a personagem principal. Talvez por a mesma ter vários preconceitos e ideias pré concebidas, sendo perfeitamente normal devido ao seu background e à “educação” que recebeu. No entanto, não deixa de ser uma boa leitura, que nos permite refletir sobre diferentes aspectos da vida.

e e e e e

Eleanor, a personagem literária dos tempos modernos

Rita Carvalho Pereira

Dos melhores livros que li em 2020, cativante da primeira à última página. Eleanor entrou diretamente para o meu top de personagens literárias. Muito rica e densa, cheia de nuances e de uma sagacidade que faz qualquer um apaixonar-se pela Eleanor. A história prende o leitor também pelo suspense sobre o misterioso passado da protagonista, que vai sendo revelado aos poucos e com contornos aterradores. Impossível parar de ler!! É daqueles livros que deveria ser recomendado pelo PNL.

e e e e E

Fantástico!

Sónia

Para alguns, este poderá ser um livro melancólico uma vez que aborda temas sofridos como os maus tratos e a solidão. Para outros, como eu, representa a capacidade de ver o copo meio cheio e nunca meio vazio. Eleanor tem 30 anos, vive para o trabalho, para as palavras cruzadas e para a vodka. Refugiou-se no seu casulo depois de uma infância traumática. Sonha com a amor, idealiza-o e materializa-o num perfeito desconhecido para ela, porém um ídolo para muitas. Procura nesse amor "imaginário" aquilo que lhe foi furtado em criança. Até Sammy e Raymond aparecerem na sua vida. Até ela os deixar entrar na sua vida... Eleanor sofre de novo, por perceber que o que idealizou era fruto de carência mas, por outro lado, Eleanor renasce à conta de Raymond, a meu ver o típico desajeitado. E é neste renascimento que está implícita a beleza desta obra. Uma obra que corrobora a teoria de Darwin e que nos dá uma enorme dose de esperança. Escrita límpida, escorrida, com um toque de humor contrastado com muita ternura. Um livro que deveria ser de leitura obrigatória, principalmente para aqueles que, amiúde, se queixam de tudo e de nada. Não mereceu a minha cotação máxima meramente por um pequeno pormenor que a estória leva a crer como verdadeiro, mas anda lá muito perto.

e e e e e

Lindo!

Glam Bookgram

Engraçada e ao mesmo tempo comovente a forma de pensar e de agir de Eleanor. Esta história demonstra muito a importância da saúde mental e como o nosso passado pode afetar a pessoa que somos hoje. Fiquei rendida a esta história que queria tanto saber como acabava mas ao mesmo tempo não queria parar de ler.

e e e e e

A Educação de Eleanor

Viagens no Sofá - As Leituras da Rita

Aos olhos de Eleanor a sua vida é perfeitamente normal, mesmo com toda a sua excentricidade, rotinas e escassas competências sociais. O seu dia-a-dia gira em torno do trabalho e o seu tempo livre resume-se a refeições pré-cozinhadas, vodca e conversas telefónicas com a mãe. Tudo isto até ao dia em que conhece Raymond, um colega de trabalho, e inesperadamente ambos socorrem Sammy, um idoso desconhecido que se sentiu mal na rua. Esta boa acção acaba por influenciar a sua vida, fazê-la enfrentar o seu passado e, inesperadamente, reavaliar as suas prioridades. Estamos perante mais um caso de um livro que me tinha “passado ao lado”, apesar de ter ouvido boas opiniões. Acabei por adquiri-lo após me ter sido vivamente recomendado por uma amiga. Há livros que ficam na estante até que “nos chamam” (penso que todos nós já passámos por isso). Foi o que aconteceu com “A educação de Eleanor” (uma vez mais com a garantia de quem me conhece, que seria uma ótima leitura para o momento). Não é muito fácil falar sobre este livro e sobre tudo o que ele me fez sentir, nem é muito fácil falar sobre Eleanor sem dizer mais do que devo. Já há algum tempo que não “conhecia” um personagem que me conquistasse da forma como Eleanor conquistou. Socialmente inadaptada, esta mulher não perde tempo com ninharias nem futilidades. A sua vida gira em torno da rotina e é essa rotina que a ajuda a manter a sua estabilidade. Gostei muito da forma como a autora conseguiu criar um enredo tão rico a nível de emoções. Dei por mim várias vezes a rir com determinadas situações, enquanto em simultâneo sentia o coração apertado. Creio que Eleanor é uma personagem com quem é muito fácil se identificar. Eu, pessoalmente, identifiquei-me com ela em vários aspectos. A meu ver “A educação de Eleanor”é um livro que não conseguirá deixar ninguém indiferente, quer seja pelo humor, quer seja pela profundidade. Considerei este livro uma espécie de “Tratado de Emoções Humanas”, se me é permitido assim classificá-lo. Todos os personagens que me foram apresentados trouxeram algo de novo à vida de Eleanor e ajudaram-na a “enfrentar a verdade sobre a sua vida e sobre o seu passado” (Cf. Sinopse). Para mim Eleanor pareceu-me uma Pessoa Real. Penso que só esta afirmação resume tudo o que este livro me fez sentir. Será um livro a reler algum dia. Recomendo sem reservas! Lido em Agosto de 2020

e e e e e

Cativante

Maria Almeida

Dificilmente não ficaremos agarrados a este livro. Uma roleta russa de emoções. Para rir e chorar ao mesmo tempo.

e e e e e

Um livro sobre a fragilidade humana

livrista.blogspot.com

Não quero aqui contar toda a história, acredito que o livro merece a leitura de todos nós. Todos que temos vidas normais, com amigos e família e cujas adversidades atravessamos como aprendizagem, e todos a quem a vida, ou o espírito não deu nada disso e vivem com dificuldade de adaptação, com falta de amor, com visões distorcidas. Eleanor tinha uma maneira de viver que a protegia da dor, de mais dor, mas eliminava tudo o resto. É um livro a ler. Sempre a ler. Eleanor Oliphant são muitas pessoas que passam por nós na rua!

e e e e E

A Educação de Eleanor

Rita Santos

O que dizer desta Eleanor? Sem dúvida uma personagem muito bem construída e pela qual sentimos uma empatia enorme, do início ao fim. Um livro cheio de emoções e que acaba com qualquer coração mole!

e e e e e

Excelente

Anabela Neves

Tinha grandes expectativas e foram superadas! Um livro excelente, uma história original e um estilo de escrita maravilhoso! Infelizmente a Wook não lhe deu o devido destaque ¿, esta "pérola" foi-me recomendada num grupo sobre livros (inglês) e só soube que tinha sido editado em Portugal após pesquisar pelo nome da autora! Um dos melhores livros que li este ano!

e e e e E

Fenomenais as observações da Eleanor

Mário Moreno

Mantêm bem o mistério no ar e os comentários da protagonista Eleanor sobre as rotinas e o quotidiano da maioria dos comuns mortais são de um humor extraordinário, super recomendação de leitura

e e e e e

Fascinante

C. Pereira

Um livro fantástico que consegue ter o balanço perfeito entre o triste e o divertido. Um livro que é inesquecível!

e e e e e

Recomendo

MMatos

Vale a pena ler! Parece um young adult no princípio, leve e engraçado, mas que tem uma história forte psicologicamente falando, e que consegue juntar mistério ao enredo. Viciante!

e e e e e

Fabuloso

Josiana Leal

Acabadinho de ler e .. fascinada com o enredo. Super interessante, leitura agradável, cativante... Riquíssimo no que diz respeito à psicologia... Top!

e e e e e

Amei

InêsF.

Amei este livro. Grande estreia da autora Gail Honeyman. A personagem principal - Eleanor - é uma delícia. E o final é arrebatador, nada previsível. Não consegui parar de ler. Achei fantástico.

e e e e e

Fantástico

Afbm

O livro que mais gostei de ler este ano! A Eleanor é deliciosa e a história da vida dela é cativante. A escrita é tão fluida que o livro lê-se em menos de nada. Recomendo vivamente!

e e e e e

Soberbo

Tânia Melo

Adorei este livro, principalmente a personagem principal que possui um sentido de humor fantástico. Muito bem escrito e com uma evolução muito criativa. Este livro fez-me rir e chorar em algumas parte, tal é a intensidade da história desta personagem. Maravilhoso.

e e e e E

Interessante

Maggie

Um livro interessante, principalmente do ponto de vista da psicologia.

e e e e e

Surpreendente.

Flávia

Um livro excecionalmente bem escrito! Além de tudo o que lhe possa ser associado, acho que essencialmente nos remete para a realidade paralela em que muitas pessoas vivem/sobrevivem. Às vezes basta termos um pouco de atenção a quem nos rodeia, quem sabe não mudamos a vida dessa pessoa.

e e e e E

CATIVANTE

PP

Livro muito interessante. Com um sentido de humor muito proprio mas tambem com momentos intrigantes, desenrola muito bem o novelo da vida.

e e e e e

Eleanor Oliphant, brutalmente honesta, adorei!!!!

Liliana, autora de Um Blog entre Bibliotecas

(...)...o que não falta neste livro é desenvolvimento e cenas a acontecer, entre as muito dramáticas e as tremendamente hilariantes, desde cenas para nos chocar e emocionar a cenas de nos fazer chorar a rir, e eu ri-me tanto, mas tanto com este leitura, e também reflecti imenso, fiquei completamente agarrada, amei!...(...)

e e e e e

Imperdível

Ana

Um livro que não conseguimos parar de ler. Entusiasmante da primeira à última página, desperta em nós todo um rol de emoções.

e e e e e

Fabuloso

Sofia

"Eleanor Oliphant is completely fine" é absolutamente brilhante. Uma autêntica montanha russa de emoções, por vezes ri à gargalhada com os momentos engraçados noutras partes deixou-me à beira das lágrimas de tão triste que é a história de Eleanor. É daqueles livros que depois de ler dificilmente nos esqueceremos dele!

Gail Honeyman

Gail Honeyman vive e trabalha em Glasgow.
A Educação de Eleanor, o primeiro livro da autora, foi um dos livros mais destacados na feira do livro de Frankfurt de 2015, tendo direitos de tradução cedidos para 26 países.

(ver mais)
Eleanor Oliphant Is Completely Fine

Eleanor Oliphant Is Completely Fine

10%
HARPER COLLINS
15,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
Eleanor Oliphant Está Perfectamente

Eleanor Oliphant Está Perfectamente

10%
ROCA BOLSILLO
11,16€ 10% CARTÃO
A Beleza das Coisas Frágeis

A Beleza das Coisas Frágeis

10%
Quetzal Editores
18,80€ 10% CARTÃO
portes grátis
O Prodígio

O Prodígio

10%
Porto Editora
17,75€ 10% CARTÃO
portes grátis