10% de desconto

A Construção do Estado e a Democratização do Poder em Cabo Verde

de David Hopffer Almada

editor: Livraria Pedro Cardoso, setembro de 2020
«Nesta época em que tudo parece instantâneo e os acontecimentos tendem a perder-se na voragem de um tempo acelerado, é imprescindível que aqueles que, de alguma forma, acompanharam a marcha dos povos deixem o seu testemunho comprometido, fixando os factos que hão-de inscrever-se no relato da História. David Hopffer Almada, que tem vindo a fazê-lo sob a forma de ensaio e de poesia, volta agora com A Construção do Estado e a Democratização do Poder em Cabo Verde. E aí, a partir da sua experiência cívica e política, rica e multifacetada, conduz o leitor, num testemunho marcado por observação e por convicções, ao reencontro com temas tão fundamentais como os da independência, do nascimento dos vários movimentos internos após Abril de 1974, da querela em torno do PAIGC, enfim, do combate político, sua ideologia, seus valores e suas contradições.
Sempre a partir de uma visão própria, fala-nos da produção legislativa em democracia e já em tempo de independência, e aborda todo o período relativo à institucionalização e consolidação do Estado. Do partido único ao pluralismo democrático, passando pela abertura económica, até à democratização do poder, numa linguagem direta e simples, Hopffer Almada desenha uma narrativa para a História, nela deixando vincada a sua impressão digital como homem, como cidadão, como político, não se escondendo perante os grandes desafios do seu tempo e do povo a que pertence.»

Dr. Laborinho Lúcio, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça Jubilado, Ex-Ministro da Justiça de Portugal

A Construção do Estado e a Democratização do Poder em Cabo Verde

de David Hopffer Almada

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898894335
Editor: Livraria Pedro Cardoso
Data de Lançamento: setembro de 2020
Idioma: Português
Dimensões: 159 x 235 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 204
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Política > Política Internacional
EAN: 9789898894335
David Hopffer Almada

David Hopffer Almada é natural de Santa Catarina, Ilha de Santiago, República de Cabo Verde. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, exerce, desde 1973, a profissão de Advogado, na Cidade da Praia. Foi Ministro de vários Governos, tendo tido responsabilidades, desde a Independência do País, nas áreas da Justiça, da Cultura, da Comunicação Social, dos Desportos e da Reforma Administrativa. Em 1991, após a mudança de Governo, regressou à sua atividade profissional, tendo, de imediato, reaberto o seu Escritório de Advocacia, onde continua exercendo até à presente data. Para além da paixão de Advocacia, David Hopffer Almada dedica-se à escrita, tendo publicado onze livros: «Canto a Cabo Verde» (Poesia); «Cabo- Verdianidade e Tropicalismo» (Ensaio); «A Questão Presidencial em Cabo Verde – Uma Questão de Regime» (ensaio); «Vivencias» (Poesia); «Pela Cultura e Pela Identidade – Em Defesa da Cabo-Verdianidade» (Coletânea de textos e intervenções sobre a Cultura e Identidade); «Cabo Verde – A Revisão Constitucional de 2010 e o Advento da nova República» (ensaio); «A Construção do Estado e a Democratização do Poder em Cabo Verde» (ensaio); «Cabo Verde e os Caminhos do Futuro» (Ensaio); «Cabo Verde de Esperança» (Coletânea Poética); «Papa por uma Noite» (Romance); «DITO & ESCRITO - Pela Democracia & Estado de Direito & Pela Cultura & Identidade Cabo-Verdianas» (Coletânea de textos e intervenções, em defesa da Democracia, do Estado de Direito, da Cultura e da Identidade cabo-verdianas). Tem também vários artigos e poemas publicados em Revistas e Jornais, e consta de diversas Coletâneas relativas à Literatura Cabo-Verdiana.

(ver mais)
Crítica da Razão Estatal

Crítica da Razão Estatal

10%
Livraria Pedro Cardoso
19,80€ 10% CARTÃO
portes grátis