20% de desconto

Crítica da Razão Estatal

O Estado Moderno em África nas Relações Internacionais e Ciência Política: O caso de Cabo Verde

de Odair Barros-Varela

editor: Livraria Pedro Cardoso
Este livro, apoiado em instrumentos analíticos das Relações Internacionais e da Ciência Política, e também secundada pela perspectiva dos Estudos Pós-coloniais, procede, primeiramente, a uma contextualização socio-histórica crítica da emergência do Estado moderno no locus de enunciação de Cabo Verde, ou seja, em África, incidindo na análise da visão hegemónica acerca do papel do que se pactuou chamar de «modernidade» na configuração estatal neste continente. Analisa-se, igualmente, mediante incursões analítico-normativas, a problemática da estatalidade em África, procurando lançar miradas sobre as heranças pré-coloniais, coloniais, o período após as independências e os desenvolvimentos contemporâneos, nomeadamente, no campo da Sociedade Internacional e das Éticas Internacionais, que contribuem para que, tal como em outras partes do globo, este continente tenha as principais características da sua estatalidade caldeadas na sua história tanto milenar como recente.

Este trabalho engloba, por fim, uma análise embrionária do caso cabo-verdiano. A escolha deste Estado prende-se fundamentalmente com facto de apresentar-se com a seguinte singularidade: por um lado, constatou-se que as características que encerra provam a inadequação da abordagem hegemónica na catalogação de determinados Estados como sendo «frágeis», «falhados» ou «colapsados». Por outro, demonstra-se que o seu percurso pós-colonial - considerado, por exemplo, pelas principais instituições internacionais como sendo de relativo sucesso em termos do que se convencionou chamar-se de governação - deve-se principalmente ao facto da solução estatal adoptada ter-se mostrado para a sua elite dirigente, tal como ocorreu em outros casos, como a melhor via a seguir, enquadrando-se na abordagem normativa inovadora que se propõe aqui para a análise desse tipo de casos.

Crítica da Razão Estatal

O Estado Moderno em África nas Relações Internacionais e Ciência Política: O caso de Cabo Verde

de Odair Barros-Varela

ISBN: 9789899987098
Editor: Livraria Pedro Cardoso
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 233 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 328
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Política > Política Internacional
EAN: 9789899987098
Odair Barros-Varela

Odair Bartolomeu Barros Lopes Varela é Professor Auxiliar na Universidade de Cabo Verde [Uni-CV], onde, atualmente, também desempenha as funções de Presidente da Comissão Executiva da Escola de Negócios e Governação (ENG). É Professor Convidado no Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais [ISCJS] e em outras Universidades nacionais e estrangeiras. É Licenciado em Relações Internacionais, Mestre e Doutor em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais (CES) e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC); Realizou um Pós-doutoramento em Ciência Política na Faculdade de Direito e Ciência Política da Université du Québec à Montreal (UQAM-Canadá). É investigador associado em diversos Centros de Pesquisa nacionais e internacionais e é Presidente do Centro de Produção e Promoção de Conhecimentos (CeProK), com sede em Cabo Verde. É vencedor do Prémio Fernão Mendes Pinto (edição 2013) atribuído pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), pela Tese de Doutoramento defendida na Universidade de Coimbra em 2012, trabalho que também recebeu, em 2013, uma Menção Honrosa no Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa. De entre as diversas publicações nacionais e internacionais destacam-se os livros As Relações Externas de Cabo Verde. (Re)leituras Contemporâneas (2014, coorganização e coautoria) e Mestiçagem Jurídica? O Estado e a Participação Local na Justiça em Cabo Verde. Uma Análise Pós-Colonial (2017).

(ver mais)
20%
20%
Livraria Pedro Cardoso
13,52€ 16,90€
portes grátis