50 Gurus da Gestão para o Século XXI
de Jorge Nascimento Rodrigues, Ruben Eiras, Catarina Nunes e Jaime Fidalgo Cardoso
As tendências contam. Não lhes vire as costas.
Em período de enorme turbulência, a atenção aos sinais e factos inesperados é fundamental.
O Futuro pode ser «lido» mais rapidamente, se estiver prevenido com a sensibilidade para entender as tendências. A voz destes 50 autores presta-lhe esse serviço de valor acrescentado.
[qual é a ideia?]
O principal convite desta colectânea é que o leitor olhe de um modo diferente para os temas do futuro, da geopolítica e da geoeconomia. Algumas das entrevistas são perturbantes – o ciclo geopolítico que vivemos entrou em transição e o futuro é altamente incerto em muitos aspectos, como comenta o principal especialista do tema, George Modelski. Podemos estar a atravessar um período de “Inverno” com inundações e frio de rachar na disputa mundial e no ciclo económico. A alta do petróleo e as guerras locais são apenas sinais. Sinais que muita gente continua a ignorar. A cegueira geoeconómica é ainda um mal, tão grande quanto foi a “exuberância irracional” dos tempos do final da bolha das «dot.com».
[a que ideias dar ouvidos?]
Primeiro do que tudo ao seu sexto sentido - a intuição dos sinais. E para educá-lo leia estes 50 especialistas que fazem do espírito atento a sua diferença.
[por onde começar?]
Pela Introdução, pois fazemos-lhe o «briefing» do que pode encontrar no miolo do livro. Depois, «pique» o autor que lhe aprouver, ou entre no tema que mais lhe agrada – tem cinco à sua escolha: FUTURO - GLOBALIZAÇÃO - INOVAÇÃO - CAPITAL HUMANO - MARKETING.
[como tirar dúvidas?]
É o dicionário mais completo em português, que lhe oferecemos nesta edição. Tem 100 CONCEITOS FUNDAMENTAIS para compreender tudo sobre o management.
Os 50 Gurus:
A. Michael Spence, Ahmed Bounfour, Ali Bakhtiari, Andre Gunder Frank, Ashutosh Sheshabalaya, Bengt-Ake Lundvall, Charles Handy, Charles Wyplosz, Colin Campbell, David Chapman, David Lewis, David Norton, David Vogel, Elliot Schrage, Elliott Masie, Eric Bonabeau, Fernando Trías de Bes, Frank-Jürgen Richter, Gary Hamel, Geoffrey Garrett, George Modelski, Hervé Sérieyx, Ira Matathia, Jack Schultz, James Boughton, Jeffrey Funk, José Santos, Kevin Roberts, Luc Soete, Marian Salzman, Martha Barletta, Michael Klare, Michael Walker, Michael Yudin, Mike Longhurst, Nicholas Carr, Peter Senge, Peter Williamson, Quy Huy, Richard Boyatzis, Richard D’Aveni, Richard Katz, Rob Schuyt, Robert Reich, Roger Martin, Sam Hill, Sean Meehan, Steve Hannaford, Steven Levitt, Uday Karmarkar, Yves Doz.
«Futuro, Globalização, Inovação, Capital Humano e Marketing constituem as cinco áreas abordadas nesta publicação, assinada por quatro conhecidos jornalistas portugueses, da área dos negócios e da gestão.
Sob a forma de entrevista, o tópico central da publicação é o futuro, desde a geopolítica à geoeconomia. Cinquenta autores, aos quais se poderia atribuir os epítetos de gurus, ou "trendsetters", porventura alguns deles não tão conhecidos ou propalados pela imprensa mas, nem por isso, menos relevantes para o exercício de reflexão sobre as actuais e futuras tendências da gestão das organizações.
O desafio - "a ideia" - dos autores é que "o leitor olhe de maneira diferente para os temas do futuro... a que ideias dar ouvidos? Primeiro que tudo ao seu sexto sentido", aconselham os autores, utilizando o que designam "pela intuição dos sinais". E é precisamente para fundamentar essa tentativa pessoal de percepção do futuro que se recomenda a leitura das contribuições dos reconhecidos especialistas em cada uma das áreas do management.
O livro termina com um glossário de 100 conceitos, num objectivo de actualizar passados e emergentes conceitos-chave que vão brotando à medida que a prática e a ciência da gestão se vão desenvolvendo e adquirindo importância relevante no exercício do governo das sociedades.»
Marketeer, Março 2006
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 9789896150167 |
Editor: | Edições Centro Atlântico |
Data de Lançamento: | novembro de 2005 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 170 x 234 x 36 mm |
Encadernação: | Capa dura |
Páginas: | 544 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Desafios |
Classificação temática: | Livros em Português > Gestão > Gestão e Organização |
EAN: | 9789896150167 |
Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |