10% de desconto

Nuclear

O debate sobre o novo modelo energético em Portugal

de Virgílio Azevedo e Jorge Nascimento Rodrigues

editor: Edições Centro Atlântico, novembro de 2006
VENDA O SEU LIVRO i

Com este livro, o Centro Atlântico pretende não só preencher uma lacuna na literatura não-especializada sobre as questões técnicas e económicas que a energia nuclear para fins pacíficos levanta, como sobre o esgotamento do modelo energético português.
O nuclear tem provocado, no nosso país, discussões públicas onde a emoção se sobrepõe, muitas vezes, à razão. Os problemas energéticos são transversais a toda a sociedade, influenciando profundamente o nosso modo de vida. As decisões que forem tomadas vão afectar as gerações vindouras. A única forma de permitir ao cidadão comum, interessado pelo tema, uma avaliação séria é expor os principais argumentos técnicos e económicos de uma forma objectiva e transparente, com espírito aberto a todas as soluções. O que esta edição faz, ouvindo os 10 principais protagonistas do debate em Portugal, a par de investigadores internacionais ligados ao estudo dos ciclos económicos e energéticos. Não há hoje dúvidas de que a energia e o ambiente vão estar no centro do novo modelo de desenvolvimento que Portugal precisa implementar para alcançar as economias avançadas da União Europeia. O livro pretende que, num fim-de-semana, o leitor possa fazer mais do que um "resumo" de prós e contras. Porque fica com pistas para investigar o contexto de tudo o que está em jogo.

Alguns já apelidaram este período de «a grande corrida do século XXI». Uma revolução energética como já não ocorria desde o princípio do século passado. As gerações que a vão viver têm, também, uma oportunidade única de deixar a sua impressão digital no futuro do Planeta.
Jorge Nascimento Rodrigues e Virgílio Azevedo pretendem deixar nas mãos do leitor uma reflexão independente.

Dividida em 10 capítulos, esta obra brilha por explicar, de forma simples, um tema profundo e de grande impacto económico, geopolítico, social e ambiental. Um olhar sobre o enqua ramento internacional e nacional da temática nuclear, a evolução da mesma, os riscos, as oportunidades, a necessidade de encontrar saídas para a actual crise energética (que o mundo em geral e Portugal em particular atravessam).
Expresso, 18 de Novembro de 2006


"(...) Reúne entrevistas, explicita sucintamente os prós e os contras da tecnologia, expõe o 'problema de fundo', o medo da radioactividade em caso de acidente e o problema da percentagem (10%) de resíduos perigosos que continuam activos durante milhares de anos. Fá-lo com alguma isenção jornalística, embora o pendor opinativo seja pela adopção, colocando Portugal no mapa do 'nuclear'."
Ruben P. Ferreira, Janeiro 2007

Nuclear

O debate sobre o novo modelo energético em Portugal

de Virgílio Azevedo e Jorge Nascimento Rodrigues

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896150341
Editor: Edições Centro Atlântico
Data de Lançamento: novembro de 2006
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 232 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 280
Tipo de produto: Livro
Coleção: Desafios
Classificação temática: Livros em Português > Economia, Finanças e Contabilidade > Economia Livros em Português > Engenharia > Engenharia Eletrotécnica Livros em Português > Política > Política em Geral
EAN: 9789896150341
Energias Sem-Fim

Energias Sem-Fim

10%
Edições Colibri
10,00€ 10% CARTÃO
Portugal na Queda da Europa

Portugal na Queda da Europa

10%
Temas e Debates
18,80€ 10% CARTÃO
portes grátis