10% OFF

O Enigma Claro da Matéria

Uma aproximação pós-humanista à poesia de Wislawa Szymborska

by Ricardo Gil Soeiro
Publisher: Abysmo, July of 2019 ‧
15,00€
10% OFF CARD
Elegendo como objecto de leitura as obras Paisagem com Grão de Areia (1998), Alguns gostam de poesia (2004) e Instante (2006), o presente ensaio de Ricardo Gil Soeiro visa examinar a poesia de Wislawa Szymborska (1923-2012) sob um ponto de vista pós humanista.

Partindo, numa primeira instância, de uma análise global do universo poético em que se ancora esta escrita, a presente reflexão procura demonstrar em que medida é possível vislumbrar na poética szymborskiana um posicionamento pós-humanista, revelando como as suas composições poéticas põem em cena o fim das fronteiras entre o humano e o resto, o não-humano.

Haverá vida para além de nós, numa pedra?

O Enigma Claro da Matéria

Uma aproximação pós-humanista à poesia de Wislawa Szymborska

by Ricardo Gil Soeiro

Property Description
ISBN: 9789898688859
Publisher: Abysmo
Release Date: July of 2019
Language: Portuguese
Dimensions: 104 x 210 x 13 mm
Cover: Softcover
Pages: 176
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Poetry
EAN: 9789898688859

ABOUT THE AUTHOR

Ricardo Gil Soeiro

Ricardo Gil Soeiro (1981) é poeta e ensaísta. Tem vários ensaios publicados, entre os quais Gramática da Esperança (2009), Poéticas da Incompletude (2017), Volúpia do Desastre (2019) e O Enigma Claro da Matéria (2019). Organizou o volume As Artes do Sentido e coeditou Paul Celan: Da Ética do Silêncio à Poética do Encontro (2014), Das Cinzas do Silêncio à Palavra do Fogo (2018) e O Nada virado do Avesso (2019). No domínio da poesia, publicou obras como Caligraphia do Espanto (2010), Labor Inquieto (2011), Da Vida das Marionetas (2012) ou Pirilampos (2022). Em 2012, veio a lume L’apprendista di enigmi, uma antologia poética traduzida para italiano. Com Iminência do Encontro foi galardoado com o Prémio PEN Clube Português – Primeira Obra 2010. Com o livro A Sabedoria da Incerteza foi finalista do Prémio PEN de Ensaio 2016. Com o livro Palimpsesto foi finalista do Prémio SPA 2017. Com A Rosa de Paracelso foi finalista do Grande Prémio de Literatura DST 2018. Em 2019, foi distinguido pelo Instituto Cultural Romeno com o título honorário Amicus Romaniae 2019. É professor de Estudos de Literatura, Arte e Cultura na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigador no Centro de Estudos Comparatistas da mesma instituição.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT