Levinas Refém eBook

A assinatura ético-metafísica da experiência do cativeiro

de Fernanda Bernardo

Livro eBook
editor: Palimage
Levinas Refém ensaia a «tese» segundo a qual, discreto e tocante testemunho da experiência do cativeiro de Emmanuel Levinas (1940-1945) sob a Alemanha nazi, os Carnets de Captivité et autres Inédits (Grasset/IMEC), primeiro volume das Obras Completas do filósofo editado em 2009, «parecem configurar o lugar onde, no corpus levinasiano, emerge e explicitamente se formula, contra Heidegger e o todo da filosofia ocidental, a viragem ou a re-orientação de uma filosofia da evasão do ser (anunciada e proposta por Levinas com a marca da necessidade e da urgência nos ensaios de 1934, em Quelques Réflexions sur la Philosophie de l’Hitlérisme, e, e sobretudo, de 1935, em De l’Évasion) para uma filosofia de timbre ético-metafísico, como virá a ser aquela que, no tecido da ocidentalidade filosófica, singulariza o idioma filosófico de Emmanuel Levinas.», Levinas Refém, p. 100.

Levinas Refém

A assinatura ético-metafísica da experiência do cativeiro

de Fernanda Bernardo

ISBN: 9789897030963
Editor: Palimage
Idioma: Português
Páginas: 320
Tipo de produto: eBook
Formato: ePUB i
Coleção: Skiagraphia's
Classificação temática: eBooks em Português > Ciências Soc. e Humanas > Filosofia
EAN: 9789897030963
Fernanda Bernardo

Fernanda Bernardo é professora de filosofia contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - de longa data filosoficamente posicionada na Desconstrução e trabalhando na intersecção da filosofia com a literatura, a poética, as artes do visível, a ética e a política. Para além de tradutora de Jacques Derrida, de Emmanuel Levinas, de Maurice Blanchot e de Jean-Luc Nancy, é também autora de vários escritos, em revistas e obras colectivas nacionais e internacionais, "sobre" estes autores, de que se lembrarão aqui apenas os títulos dos do ano em curso: "Jean-Luc Nancy - peut-être du côté de l’anastasis"; "Les Carnets de Captivité - par-delà la mort, une ouverture sur le visage de Levinas. Entretien avec Alain David"; "A assinatura ético-metafísica da experiência do cativeiro de Emmanuel Levinas. Uma nova orientação para a filosofia - uma outra incondição para o humano"; "L'athéisme messianique de Derrida. "Penser et Agir à Contretemps" ou La portée hyper-politique de la Déconstruction"; "Moradas da Promessa. Demorança & Sobre-Vivência: Aporias da fidelidade infiel. Em torno do pensamento e da obra de Jacques Derrida"; "Penser le monde - Faire l'impossible: penser (et) agir à contretemps (La question de l'action dans la trace de Kant et de Heidegger contresignée par Derrida)" e "A "loucura" do perdão - um "impossível" da desconstrução derridiana"; "E. Levinas - J. Derrida: pensamentos da alteridade ab-soluta".
Membro do Comité Científico de Filosofia do SSHRC - CRSH (Canadá/2012), Fernanda Bernardo foi também a Representante de Coimbra-Cidade refúgio (2003-2006) no Réseau International des Villes Refuge afecto ao Parlement International des Écrivains (Strasbourg).

(ver mais)
Palimage
16,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
Palimage
16,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
eBook