A Farsa De Inês Pereira eBook

Adaptação De Alexandre Azevedo

de Gil Vicente

editor: Primavera Editorial, abril de 2017
Esta engraçada farsa foi representada ao muito alto e mui poderoso rei D. João II, no seu Convento de Tomar, na era do Senhor de 1523. Aos que duvidavam da autoria das peças que pelo paço eram encenadas, teve o autor de prová-la. E deram a ele o seguinte mote: Mais quero um asno que me carregue que um cavalo que me derrube.As adaptações de Alexandre Azevedo mantém a medida velha e as rimas, mas proporcionam um melhor entendimento da leitura das obras de Gil Vicente, facilitando a leitura nos dias atuais.

A Farsa De Inês Pereira

Adaptação De Alexandre Azevedo

de Gil Vicente

ISBN: 9788555780394
Editor: Primavera Editorial
Ano: 2017
Idioma: Português do Brasil
Páginas: 120
Tipo de produto: eBook
Formato: ePUB i
Classificação temática: eBooks em Português > Arte > Artes de Palco
EAN: 9788555780394
Gil Vicente

Gil Vicente é a figura maior do teatro português e ocupa um lugar fundacional na dramaturgia do sistema interliterário da Península Ibérica, onde ombreia com nomes tão importantes como Juan del Encina ou Lucas Fernández. São muitas as incógnitas referentes à sua biografia. Nasceu provavelmente por volta de 1465, tendo vindo a falecer em data próxima a 1536, ao que tudo indica na cidade de Évora. A atividade dramatúrgica de Gil Vicente foi desenvolvida no âmbito da corte portuguesa, abrangendo os reinados de D. Manuel I e D. João III. Deixou-nos, por conseguinte, uma produção teatral permeada por modelos mentais em trânsito para a modernidade, uma obra empenhada na renovação das formas dramáticas medievais de cunho popular, religioso e cortesão. A Copilaçam de 1562, organizada pelos filhos Luís e Paula Vicente, constitui a primeira edição da obra completa de Gil Vicente, reunindo nela os diferentes géneros que cultivou, tanto de carácter devoto (milagres, mistérios ou moralidades), como de índole profana (comédias, farsas ou tragicomédias). De 1502, data da representação do Monólogo do Vaqueiro ou Auto da Visitação, até 1536, ano da Floresta de Enganos, o dramaturgo português averbou 44 peças, das quais 15 são em língua portuguesa, 11 em castelhano e as restantes 18 em ambos os idiomas.

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