WOOK LÊ Rui Reininho

A «WOOK LÊ» é uma rubrica na qual a WOOK convida personalidades de diferentes áreas a falar sobre os seis livros da sua vida.
Trata-se de uma ‘playlist literária’ de obras que, de alguma forma, marca(ra)m a vida dos entrevistados.
BIOGRAFIA
NOME: RUI REININHO
DATA E LOCAL DE NASCIMENTO: 1955, Porto
WOOK FAZ? Músico, vocalista dos GNR
CURIOSIDADE: «Quando estive para morrer atirei-me ao Ulisses do James Joyce e nunca acabei de lê-lo. Prometo fazê-lo quando acordar morto.»
Músico fulgente, leitor ávido, personalidade tantas vezes controversa – but, what you see is what you getRui Reininho foi o nosso mais recente interpelado. Brindou-nos com um arco de sugestões que vão desde as leituras infantojuvenis, ao teatro e à poesia. Afinal, os livros são como divãs. Ou não?
OS SEIS LIVROS DA SUA VIDA
AS AVENTURAS DO BARÃO DE MÜNCHHAUSEN
RUDOLF ERICH RASPE
«Com este delirante livrinho libertar-me-ia definitivamente do neo e realismo que pugnava pelo país. Um Cervantes alado...»
O ARRANCA CORAÇÕES
BORIS VIAN
«E quase todo Boris Vian, um dandy da escrita, músico, engenhoso, farsante, e que me deixou um epitáfio: ‘Je suis snob’.»
FICÇÕES
JORGE LUIS BORGES
«Tanta história e tantas histórias eruditas e populares, enfim, labirintos e veredas que se bifurcam nos nossos limitados cérebros.»
O TEATRO DA CRUELDADE
ANTONIN ARTAUD
«O Iivro da juventude impante, a Bíblia negra do anarquismo e utopia, uma estranha forma de vida onde crueldade é rigor: ‘La scène marche, le tableau s’arrange!’»
LES RUBBAIYATS
OMAR KHAYYAM
«A poesia pura antiquíssima só superada pelo Cântico dos Cânticos, o poeta de Shiraz, da árvore da vida e da Pérsia como os deuses de cabeceira, os sonhos.»
O MAPA E O TERRITÓRIO e/ou SUBMISSÃO
MICHEL HOUELLEBECQ
«O único contemporâneo de que me vale a pena ler tudo, me irritar, discordar, vomitar, soluçar e gargalhar. Sim, genial!»

Wook está a dar

Subscreva!